quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DEU NO JORNAL "FOLHA DE SÃO PAULO"



                     O jornal “Folha de São Paulo” em seu caderno C4 – Cotidiano, de quarta-feira, dia 16 de fevereiro de 2010 publicou notícia sobre a Medida Provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff,  autorizando a contratação de professores, sem concurso público, para o preenchimento das vagas nas Escolas Técnicas que serão criadas por ela!
                    Critiquei o desemprego dos jovens e disse que as Escolas Técnicas são uma das soluções do problema, executando cursos técnicos profissionalizantes ao estilo que existiam entre a década de 70 e o final da década de 80, seguindo ao modelo proposto na França, na época da Revolução.
                   Mas aceitar pura e simplesmente a publicação de uma Medida Provisória  autorizando a contratação de professores que entrarão pela “janela”, isso é outra coisa que beira à imoralidade! Estão decretando o fim de nosso sistema educacional!
                   Como era bom no passado os professores se identificarem como “mestres em educação” e serem valorizados pelo que sabiam e repassavam aos seus alunos! Hoje, não desmerecendo uns poucos, hoje se sentem até envergonhados em se identificarem como “mestres em educação”. Sem contar as agressões e humilhações que alguns professores têm que passar, pela incompetência total de nosso sistema educacional.  Professores incompetentes geram alunos despreparados! Alunos despreparados, com raras exceções, serão futuros dirigentes incompetentes e ladrões do erário público porque não receberam uma qualificação adequada.
                   De uma canetada só a presidente Dilma Rousseff rasgou e jogou no lixo a nossa Constituição, onde é determinado que qualquer acesso ao serviço público só se dará via concurso público!
                   É uma pena que se aja assim em um assunto tão sério quando o é o da educação!
                   Viva o período da Ditadura! Se ela por um lado reprimia as manifestações, por outro primava pela educação pública! E oferecia cursos técnicos profissionalizantes em Escolas Públicas. Não estou pedindo para o período negro da Ditadura retorne, ah, isso não! Só estou querendo que tratem a educação mais a sério! Que invistam em Escolas Técnicas, que contratem professores por concurso público como tem que ser e não fiquem varrendo para de baixo do tapete um assunto tão sério como é o da Educação.
                   Contratar sem concurso público pode ser uma porta escancarada para a entrada de qualquer desqualificado para ministrar aulas! Matérias fundamentais como física, química, matemática e biologia precisam ter laboratórios para o processo ensino-aprendizagem e a prática. Outros cursos técnicos também precisam! Precisamos tratar a educação mais a sério! Se não, me desculpem a expressão, vai virar uma esculhambação geral, além de virar um ralo para o apadrinhamento político! Respeitem a educação e os professores!
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário