sábado, 12 de fevereiro de 2011

CENAS DA FEIRA DA BANANA III

                               - Escolhe uma banana aí bem bonita como se fosse para a tua amante; porque, para tua mulher, qualquer coisa podre ela aceita e ainda agradece sorrindo. Com a minha Joana isso não é assim... Ela é muito exigente!
                        Confesso que já escutara outras frases com o mesmo sentido,  do tipo  “manda aquela cerveja bem gelada que você guardou no frise para sua amante”; “manda aquela que você gelou para sua amante”, instintivamente, olhei para onde vinha a voz e identifiquei o deputado estadual Sinésio Campos como o autor da frase. Ele tomava uma sopa de verdura em uma das várias bancas que funcionam no interior da Feira da Banana!  Até convidou-me para acompanhá-lo na iguaria!
                        Como não sou bobo nem nada, aceitei. Mas pedi que a minha sopa viesse com mais verdura e legumes e pouca gordura. Fui atendido. Puxei a cadeira e começamos a conversar. Disse-lhe que já tinha publicado nos meus blogs duas crônicas de fatos inusitados ocorridos no local. Ele pediu-me detalhes. Disse-lhe que a primeira tinha sido um fato ocorrido dentro do banheiro masculino e o segundo fato tinha se registrado com vendedores de banana.
                        Mas confessei-lhe que essa expressão me era nova e pedi-lhe autorização para publicá-la. Devidamente autorizado pelo deputado, a estou registrando.
                        O deputado estadual Sinésio Campos, originário da cidade paraense de Santarém, veio para o Amazonas com seu pai. Começou a militar em movimentos sociais e posteriormente foi eleito vereador. Continuou na política e se elegeu mais quatro vezes como deputado estadual e hoje é líder do Governo Omar Aziz e já foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Redação, por onde passam todos os projetos de lei elaborados pelos deputados. Hoje, presidente a Comissão de Mineração.
                        Mas voltemos ao início de minha crônica.
                        O deputado Sinésio Campos é um político muito popular e se relaciona bem com todos os feirantes; vez por outra eu o encontro em feiras e mercados municipais.
                        Ele estava adquirindo um cacho de banana pacovão   para sua esposa, que logo em seguida lhe telefonou para saber onde ele estava. Foi atendida por minha esposa, sua advogada, e que trabalha com ele há muitos anos.
                        Joana não reconheceu a voz de quem falava com ela; mas como é comum esse tipo de brincadeira feita pelo deputado ela nem ligou para isso e minha esposa se identificou e contou onde o deputado se encontrava: na feira da banana, tomando uma sopa!
                        Terminou tudo bem!
                        Depois ele pediu uma melancia e usou a mesma frase.
                        O feirante que o atendia, entre um cumprimento e outro do parlamentar, terminou soltando:
                        - Eu conheço esse cara desde que ele veio para o Amazonas. Sabia que ele já comeu muito rabo de jacaré no Estado do Pará?
                        O deputado, brincalhão como ele é, só fez sorrir, cumprimentou os feirantes e continuou o que mais gosta de fazer: conversar e se inteirar sobre as atividades dos feirantes.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário