segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FOTO CONSTRANGEDORA FEITA POR "PINDUCÃO"!


Era o mês de março. Comemorava-se o primeiro ano de aniversário do Governo José Lindoso. Lindoso governou o Amazonas, de 15 de março de 1979 a 15 de maio de 1982, sendo substituído pelo governador Gilberto Mestrinho, em disputa acirrada contra seu adversário político, o então deputado estadual Josué Filho, que disputou indicado pela antiga Arena – Aliança Renovadora Nacional.

Lindoso decidira mostrar as realizações de todas suas secretarias em um evento público na Praça Francisco Pereira da Silva, em homenagem do deputado federal e criador do projeto que gerou a Zona Franca de Manaus, dez anos antes de sua implantação pelo Governo Militar, em 1969.

Quase todo o seu secretariado presente, mas faltava chegar quem mais era esperado pelo governador José Lindoso: o seu Secretário de Justiça, deputado federal Mário Haddad, que lhe traria um convênio com o Ministério da Justiça para o início das obras da Penitenciária Anísio Jobim.

O excelente profissional João “Pinduca” Rodrigues, o “Pinducão” foi designado para fazer a cobertura fotográfica das atividades na “Bola da Suframa”, como ficou conhecida popularmente a Praça Francisco Pereira da Silva. Eu redigiria o texto. Nessa época, o jornal A NOTÍCIA mantinha uma briga política com o governador Lindoso, herdada, talvez,  do ex-governador João Walter de Andrade, ou porque fosse dirigida por um ex-deputado federal do MDB – Movimento Democrático Brasileiro. Lindoso, excelente era advogado, professor na Faculdade de Direito, além de fino, educado, gentil, mas tinha o hábito de andar na ponta dos pés como se fosse uma bailarina e isso não lhe pegava bem para A NOTÍCIA!

Nervoso com a demora de seu secretário de Justiça, o governador, que tinha a mania de sempre carregar uma pasta preta em baixo do braço e era de estatura mediana, começou a ler um por um os vários painéis em tamanhos imensos estrategicamente distribuídos na Praça, informando os resultados positivos alcançados em seu primeiro ano de Governo por cada uma de suas ainda poucas secretarias, o que o obrigava, em alguns momentos a ficar na ponta dos pés porque usava óculos de grau e parecia que tinha dificuldades para ler letras pequenas.

O Jornal A NOTÍCIA, sobre o qual diziam que se que se “espremesse sairia sangue” tinha nos jornalistas o fantástico profissional Gabriel Andrade, editor geral, muito preocupado com sua esposa e no excelente e competente jornalista Bianor Garcia, suas linhas de frente.  Gabriel direcionaca o jornal e Bianor Garcia produzia as manchetes escandalosas, mas sem informações adicionais, remetendo-as as páginas internas da edição, só para ter uma maior vendagem. E sempre isso dava certo!


Mário Haddad finalmente chegara à Praça e, ao lado do governador, sempre falando baixinho em seu ouvido, passou a acompanhá-lo em algumas leituras. “Pinducão”, sempre atento, fotografava tudo. Em determinado momento, Haddad se posiciona por trás do governador Lindoso e lhe dá um abraço, passando sua mão pelo seu ombro. O governador, nesse exato instante, estava de ponta de pé, forçando a vista para ler um dos painéis e  o sempre atento João Rodrigues, o “Pinduca”, executa seu trabalho, tirando a foto que foi publicada na primeira página de A NOTÍCIA,  com a manchete “MÁRIO, CADÊ O CONVÊNIO?!”, em letras garrafais na primeira página.

A foto de João Rodrigues, o “Pinduca”, pelo inusitado do momento, mereceu muitas interpretações, mas chamou muito a atenção dos leitores, pois passava uma dupla e até tripla interpretação do que realmente se passara.

Os leitores de A NOTÍCIA passaram a achar, pela pergunta da manchete, que Mário Haddad estivesse fazendo algo errado com o governador Lindoso porque ele saiu foi fotografado de olhos arregalados com a boca aberta e a mão de Mário Haddad parecendo estar sendo dirigida a outro rumo, que vocês sabem qual deve ter sido! Foi muito divertido ver a reação dos leitores pela foto constrangedora para um governador de Estado!

Um comentário: