terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SANTA MARIA (RS) ROGAI PELAS ALMAS DOS JOVENS!




Santa Maria, município no Rio Grande do Sul, palco de uma das maiores tragédias anunciadas da nossa história, rogai pelas almas de todos os mais de duzentos mortos em um incêndio na boate KISS – na maioria jovens estudantes, cheios de sonhos e projetos.  Estes seguirão para seus túmulos com as suas consciências limpas, tranquilas, serenas porque cumpriram seu dever nesse plano de Deus,  mas seus caixões também estarão cobertos de ganância, ignorância, estupidez, falta de bom senso e irresponsabilidade das autoridades públicas de segurança em todas suas esferas, que permitiram uma casa de show funcionasse com alvará vencido, extintores que não funcionaram quando exigidos para ocasião e a ganância financeira de seus quatro sócios, dois deles já detidos e com os bens confiscados pela Justiça, para garantir futuros pedidos de indenizações cíveis! 

Muitas desculpas esfarrapadas serão buscadas e dadas para esse absurdo, muitas autoridades se justificarão tentando justificar o injustificável, mas uma pergunta ficará sem resposta: por que, no Brasil, tudo é feito depois das grandes tragédias? Por que, nada é providenciado antes? Por que todos os tipos de fiscalizações, inclusive as das Lei Seca só ocorrem enquanto a mídia fala e depois para tudo, começando novo ciclo de desculpas? Esse é o Brasil da corrupção, dos desmandos e das tragédias! E assim, caminhamos...!

Casas de shows existem e funcionam em todo o Brasil, com Alvará Municipal muitas vezes, sem qualquer condição. A falta de porta de emergência de saída sinalizada é entre toda a pior delas. Essas casas de “espetáculos de horrores” funcionam, existem, recebem alvarás municipais, mas muitos desses Alvarás são concedidos por debaixo de sujeira financeira, muitas vezes, usando o conhecido e difundido “jeitinho brasileiro” de “molhar a mão” de autoridades publicas que, junto com os proprietários e os artistas que se apresentavam, também devem responder, mesmo que indiretamente, por essa tragédia. É inconcebível o que ocorrreu!

Em sendo verdade que os seguranças da casa de dança trancaram as portas da saída para que os freqüentadores não deixassem o local, sem antes pagar a consumação, fica caracterizado um crime. Se também for confirmado que um membro da banda usou um sinalizador dentro de uma casa de espetáculo, o que teria sido a origem do incêndio, a situação também é muito grave, como a confirmação já feita de que o local funcionava sem alvará licenciado pela Prefeitura de Santa Maria, fica configurada a total omissão do poder público em sua tarefa de fiscalizar e informatizar todo esse processo, sendo possível, em plena era da informática, saber quem está com a licença de funcionamento ou não. Mas parece que as autoridades públicas só passam a se preocupar com isso, depois que as tragédias anunciadas ocorrem! Uma pena que seja assim!

O coronel Moisés Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros na   cidade, felizmente deu uma resposta de logística rápida para atender às vítimas e parentes de forma eficiente e eficaz e produzindo resultados concretos. O comandante garantiu que a partir do momento do acionamento dos bombeiros, estes chegaram rapidamente ao local. Infelizmente, já havia constatado óbito por intoxicação, o que foi terrível para ele e para todos os brasileiros que assistem atônicos pelas redes de TV, as notícias da tragédia. Apesar disso, controlaram o sinistro rapidamente e conseguiram salvar muitas pessoas, graças a Deus! O comandante está de parabéns pela sua atitude e nada mais se poderia esperar de uma pessoa que é treinada para salvar vidas.

Certamente a maior parte das vítimas do incêndio morreu tentando se salvar e, isso, foi um crime grave! Agora, restam algumas questões intrigantes: quem autorizou a realização da festa? Houve vistoria no local para saber se a área era segura? O Alvará estava ou não vencido? Funcionavam ou não os extintores?

Muitas outras perguntas ainda serão feitas e outras muitas respostas ainda serão dadas, mas o certo mesmo é que em cada caixão que baixar à cova, um pouco de ganância financeira será sepultada junto. Que sirva de lição a todos os prefeitos e outras autoridades públicas da área de segurança de cidades grandes, pequenas ou médias: não deixem que se repita outra tragédia desse porte porque não haverá Santa Maria suficiente para ouvir nossas orações!




3 comentários:

  1. na minha opiniao isso foi uma fatalidade,pq nao e de hj que existe em todo mundo boates , shows,showa pirotecnicos e etc... claro que e dor que esse povo tasentindo alias que todos nos estamos sentindo,eles de la muito mais e obviopq cada abitante dessa cidade tem um amigo um parente que morreu ,meu namorado e de porto alegre entao ele me dar informaçoes de la,ele e da policia de porto alegre ele falou que e desolador e ninguem pode imaginar a dor que aquele povo esta sentindo ele disse que so de olhar a cidade morta parece uma cidade abandonada pra onde olha tem gente chorando ele mesmo tem primo que morreu no incendio filho do amigo dele,ele disse que desolador falou a mim que nao sabe nem onde doi parece doer o corpo todo so de se por no lugar dos amigos que perderam seus filhos,ele trab deste o dia do incendio incansavelmente,esse e o relato dele,fico aqui com o coraçao na mao tentando imaginar o tamanho da dordesse povo. OBG POETAPOR VC TER FEITO ESSA CRONICA SOBRE ESSE TRISTE E LAMENTAVEL EPISODIO E QUE DEUS CONFORTE O CORAÇÃO DESSAS FAMILIAS!....

    ResponderExcluir
  2. Essa cronica mostra a realidade do nosso pais.

    M.Hirschi
    CH

    ResponderExcluir
  3. Não dá para dizer que foi uma fatalidade. Os bombeiros erraram ao autorizar o funcionamento do estabelecimento... o músico errou ao acender o sinalizador, o proprietário errou... O problema é que aqui no Brasil tudo funciona na base do "jeitinho", inclusive a justiça!

    ResponderExcluir