segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

“O CONGRESSO NÃO É OBRIGADO A OUVIR O POVO" (Rodrigo Maia)


(Crônica escrita no dia 13 de dezembro de 2017 e reescrita no dia 14 de janeiro de 2019, especialmente para a reeleição do presidente da Câmara).


"O CONGRESSO NÃO TEM QUÊ OUVIR O POVO" (Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, em campanha para a reeleição).

Depois de ler essa estranha, estúpida, estapafúrdia e talvez impensada declaração que circulou pela rede social de zap, me pergunto: se não serve para ouvir o povo.  Se serve para ouvir o povo, serviria para quê, então? O povo seria apenas um “cartório”? Qual seria a função do mais caro Congresso do mundo, com mais de 500 parlamentares que ainda usa a imunidade extra cargo para fazer conchavos explícitos e votar em bloco, fechar questão?

Em plena campanha para a reeleição e dizendo-se o ferrenho defensor da Reforma da Previdência Social – que segundo o Sindicato dos Auditores Fiscais não precisaria ser refirmada, Rodrigo Maia é o pior que temos na política do Brasil. Mas fechou questão com o partido PSL, do presidente Jair Bolsonaro, tem tudo para ser reeleito,  embora[User1]  tenha candidatos mais preparados que ele, porque “o congresso não é para ouvir o povo”


Seria só para usar os paletós e praticar corrupção sem consultar o povo? Tem alguma coisa errada nessa infeliz declaração de Rodrigo Maia. Não seria obrigado a ouvir o povo, é verdade, mas para filtrar a vontade do povo, deveria servir e fiscalizar o que diz, promete em campanha, todo político, não cumprido quase nada depois de eleito. O povo não seriava só de vaso sanitário e para caber tanta podridão? Ainda bem que suas excelências corruptas não devem ouvir o que o povo pede, transparência, ética e moral política que todo homem público deveria ter, mas infelizmente poucos possuem isso!

Como disse Lima Barreto, "o Brasil tem povo, apenas público. O povo luta por seus direitos, o público só assiste de camarote" ou como disse o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, "nós, os cidadãos, somos os legítimos senhores do Congresso e dos tribunais, não para derrubar a Constituição, mas para derrubar os homens que a pervertem a Constituição". 

Para o que serve o Congresso Nacional existe, se não for para ouvir e filtrar os legítimos clamores do povo? Seria só para ser transformado em moeda de troca, como disse o general Mourão e por isso perdeu seu cargo no Exército? Ele não errou em nada. Ê isso mesmo! O parlamento do Brasil está atolado de corrupção. Ela nem acaba e nem fica pouca. Quanto mais se investiga na "Lava Jato" mais fede! Brasília parece uma ilha da fantasia, como diz o médico dermatologista Simão Arão Pecher ou seria apenas uma ilha, cercada de corrupção por todos os lados? Para transformar o Congresso Nacional em um circo, só falta mesmo cobri-lo com lona e enchê-lo com mais Everardo, o "Tiririca", o único deputado federal eleito por SÓ, o único que assume que veio do circo!

A frase completa do deputado Rodrigo Maia, foi "o Congresso não é obrigado a ouvir o povo. Isto aqui não é como um cartório, onde a gente carimba o que o povo está pedindo”. Ainda bem que, não seja um Cartório, mas era igual, como se fosse. Cobrava por tudo! O Cartório pelo menos é mais útil e honesto do que era o Congresso que espero que melhora na atual legislatura, que assumiu com ares de moralização, no Governo de Jair Bolsonaro! Serve ao menos para contrariar a Lei 83.936, (Lei da Desburocratização), ainda em vigor e fazendo muita falta na inútil burocracia do Estado, criada por Maz Weber Entendo que o Congresso se não sirva para ouvir o povo e que também não seja um "cartório, onde a gente carimba o que o povo está pedindo", mas também não serve para abrigar deputados federais que prometem uma coisa nos Estados de origem, mas agem como querem depois de eleitos! 

Com que cara os deputados retornarão aos Estados para pedir votos em suas bases depois de votar na re3releição de Rodrigo Maia? Só se for com rosto coberto por armadura ou cheios de "óleo de peroba"! 

Então para que serviria, afinal, o novo Congresso Nacional da Era Bolsonaro? 

3 comentários:

  1. Rodrigo Maia me dá nojo.

    ResponderExcluir
  2. A politica brasileira é como uma latrina, cheira mal e tudo o que lá existe só serve para o lixo urbano. Apenas mudou o nome do comando, mas os lixentos são os mesmos. Tudo isso é falta absoluta de cultura dos eleitores em geral. Sendo assim será mais 4 anos de atrocidades aos trabalhadores e ao servidor publico. DUCCI

    ResponderExcluir
  3. Ora, em tese, os parlamentares são os representantes do povo e em razão disso deveriam atender aos interesses do povo. Porém, vejamos alguns pontos importantes, segundo meu ponto de vista: quem elegeu os parlamentares da bancada da bala? O povo. Quem elegeu os parlamentares da bancada da motosserra? O povo. Quem elegeu os deputados da bancada dos banqueiros? O povo. Quem elegeu os parlamentares de todas as bancadas que só estão interessadas em seus próprios negócios? O povo. Ora, o povo, o povo, sempre o povo. Quando é que o povo vai aprender que não deve eleger bancadas? Quando é que o povo vai perceber que as bancadas não estão nem aí para o povo?

    ResponderExcluir