segunda-feira, 29 de agosto de 2011

JAPÃO, UM BELO EXEMPLO DE HONESTIDADE!



Mesmo depois das tragédias que quase varreram do mapa várias cidades do Japão devido a um  Tsunami,  o 7º maior dos terremotos já corridos no mundo, depois das explicações e busca de causas e estratégias capazes de amenizar esse terrível acontecimento, o Governo da Província de Fukushima, devolveu o equivalente ao valor de 180 milhões de reais à Cruz Vermelha Mundial, doado às famílias que perderam suas casas em um dos maiores terremotos registrados em março de 2010, pois o valor foi superestimado ao número de casas e à destruições causados.
O Tsunami causado pelo terremoto de 8,9 na escala que mede esses tremores, pareceu até cena do filme 2012 como se fosse resultado de efeitos especiais catastróficos com terror, pânico e desespero, nos mostrou o exemplo proporcionado pelo Governo da Província de Fukushima, que só merece ser aplaudido de pé pelo mundo inteiro, porque o Governo da “terra do sol nascente” mostrou ao mundo um dos maiores exemplos de honestidade que se teve notícia nos últimos anos.
O governo tomou decisão de devolver o dinheiro porque recalculou o número de vítimas e concluiu que era menor do que se pensava, e por isso vai o devolveu. Sem contar com o excepcional capacidade de superação do povo jáponês.
Se isso fosse em um certo país da América do Sul, os governantes e administradores públicos de norte a sul – com raríssimas exceções - teriam inventado vítimas, mais casas a serem “construídas” e embolsariam o que sobraria.  Alguém tem  alguma dúvida? Eu não tenho!
Segundo o site de buscas wikipédia, o Jápão é um país insular da Ásia Ocidental, localizado no Oceano Pacífico, formado por 6.852 ilhas, com montanhas e muitos vulcões, como o Monte Fuji. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de haitantes.
Apesar de tudo isso, a terra do “Sol Nascente” de milenar cultura, mandou devolver o dinheiro que recebeu a maior da Cruz Vermelha  para a reconstrução de suas cidades. Se isso fosse no Brasil, jamais devolveriam o dinheiro. O teriam embolsado e ninguém ia ficar sabendo. Parabéns ao povo japonês pelo Governo honesto que tem, como pela capacidade e o exemplo de superação!
 Os governantes japoneses, em quaisquer níveis, quando são pegos mesmo em pequenas corrupções, chegam até a se matar pela vergonha a que serão expostos publicamente. No país da América do Sul a que me refiro, os corruptos se vangloriam do feito, abrem seus sigilos fiscais e telefônicos e posam de honestos, recorrem até a última instância possível e impossível na esperança de postergar sua já provada culpabilidade, mesmo que sejam mais sujos que “pau de galinheiro”.

2 comentários:

  1. Oi Carlos,

    Sou fã da cultura e do povo Japonês pelos belos exemplos de civilidade que eles sempre mostram ao mundo.

    Este exemplo da limpeza dos estádios é só mais um deles.

    ResponderExcluir
  2. Bela cronica,amigo.Abraços de além-Mar.

    ResponderExcluir