sábado, 17 de dezembro de 2011

"DENTRO DE MIM MORA UM ANJO"



A música “Dentro de Mim Mora um Anjo”,  composição do professor universitário, Carlos Alberto de Brito, nascido em Uberaba-MG, em 13 de março de 1944 e falecido no Rio de Janeiro em dezembro de 1987, aos 43 anos, conhecido nacionalmente apenas por “Cacaso”, define completamente a vida de hoje, que me permite ser vivida. A letra fala sobre “meu lado de dentro”, raivoso, revoltado e chato, mas que também “arrasta suas medalhas” e sendo “meu próprio prisioneiro”. Mas nada fala sobre meu lado de fora!

“Quem me vê assim” freneticamente escrevendo, sem “as unhas pintadas”, “passando horas à fio” à frente   da tela de um computador, “montado em meu cavalo” de inspiração que grita, protesta e não cala, “que sangra de espora” o coração, “não sabe nada de mim”. Esse é apenas “meu lado de dentro”. Há meu lado de fora, também!

 “Dentro de mim mora um anjo”, que não “tem a boca pintada”,  “as unhas pintadas”, que “não tem asas pintadas”, escrevendo crônicas, “não sabe nada de mim”. “Dentro de mim mora um anjo”, que acredita no futuro de um Brasil e vive por vontade absoluta de DEUS, mas que “sufoca o amor” para dar aos outros em forma de crônicas, poesias, livros científicos...

A revolta que sinto é apenas em “meu lado de dentro”, “montado em (...) cavalo”, correndo rápido rumo à morte, duas infecções hospitalares incuráveis adquiridas durante os cinco anos de longas internações,  “sangrando” pelas injustiças sociais, à falta de políticas públicas, às mortes nas filas de hospitais, à insensibilidade médica na prestação de socorro emergencial a quem que precise e o busque, mesmo que não tenha convênio privado, à total inexistência de segurança pública, “que arrasta suas medalhas”, comendas, diplomas de mérito pelas ruas... “que me prendeu” aos laços de um passado maravilhoso “mas que é meu prisioneiro” cheio de lembranças agradáveis que vivi.

Concluo a crônica utilizando-me mais uma vez, da belíssima composição de Cacaso: “quem me vê assim...” (escrevendo), “não sabe nada de mim”. Mas “dentro de mim mora um anjo”!

3 comentários:

  1. LINDA CRÔNICA CARLOS. DENTRO DE NÓS EXISTE UM ANJO, AINDA QUE NÃO QUE NÃO PERCEBAM! EXISTE O ANJO DO AMOR... DA SENSIBILIDADE... DA VIDA! É MUITO PROFUNDA ESSA CRÔNICA E NOS OBRIGA APENSAR SOBRE SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO!

    ResponderExcluir
  2. Gostei imensamente desse seu texto, Carlos!
    Ah! que facilidade de expressão...
    Gostei da forma de encarar a nossa passagem por esse mundo e do otimismo e da alegria que sente em escrever e estar nos presenteando!
    Beleza, meu querido irmão!
    Adelaide

    ResponderExcluir
  3. Amelia Dutra Rocha Lindo !!

    ResponderExcluir