quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

RUI BARBOSA ERROU: HÁ DIFERENÇAS ENTRE EUA E O BRASIL!

As instituições brasileiras, (...), são de todo o ponto idênticas às
dos Estados Unidos”. (Rui Barbosa -1849-1923) in  Augusto iZimmermann, em seu trabalho: “RUI BARBOSA, O “ÁGUIA DE HAIA”: UM BREVE ESTUDO EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE SUA PARTICIPAÇÃO NA SEGUNDACONFERÊNCIA DE PAZ DE HAIA” (internet)


Ah, não são mais, meu caro Rui Barbosa .Os Estados Unidos mudaram muito e não há foro privilegiado para políticos corruptos. Lá, todos são iguais perante a Lei, e é a mesma Lei que o meu baiano “porreta” sempre defendeu.  Lá, os políticos são julgados pela mesma Justiça que julga as pessoas comuns: muitos políticos encontram-se presos por corrupção. Outros estão sendo julgados e muitos estão presos ou respondendo a processos. Não há também imunidade para políticos corruptos mesmo que eleitos, mas comprovadamente corruptos!

A Polícia Federal americana investiga e, havendo provas, todos são condenados pela justiça e cumprem penas integrais na cadéia pública, viu meu caro Rui Barbosa, meu “Águia de Haia”. Eles não precisam se esconder atrás de um mandato parlamentar para continuarem roubando e sendo defendidos pelos advogados e recebendo o beneplácito da Justiça através de recursos intermináveis!

Saiba de uma coisa, meu caro Rui, a lista de políticos corruptos presos  nos Estados Unidos não é curta: o atual govenador de Ilinois foi condenado  por  tentar vender a vaga de Barack Obama, no Senado. O ex-governador do mesmo Estado, na cadeia há dois anos, cumpre sentença por corrupção de seis anos e meio de prisão.  O presidente do Senado do Estado de New York, Joseph Bruno, foi  preso e condenado por receber  milhões de dólares em propinas de empresários.  

Percebeu as diferenças entre as instituições brasileiras e americanas, meu caro Rui Barbosa? Não são pequenas! Lá, tudo termina em cadeia. Cá, tudo termina em pizzas!

O Deputado Federal de um Estado americano,  James Traficante saiu da cadeia este ano depois de cumprir sete anos de prisão por corrupção. A atual prefeita de Baltimore, Sheila Dicksan foi condenada por roubar verbas públicas. Na California, um deputado federal cumpre pena de 8 anos de prisão por receber presentes milionários de construtoras.  Percebeu as diferenças, meu caro intelectual brilhantíssimo?

Três presidentes de Assembléias do Estado de Baltimore estão presos  por corrupção. Casos de políticos acusados de corrupção são apurados e eles ficam presos nos Estados Unidos e a nenhum detentor de cargo público existe imunidade. Depois de condenados, todos perdem o mandato e cumprem suas penas. Notou essa outra diferença entre as instituições públicas do Brasil e dos Estados Unidos, Rui?

O Jurista, Jenes Jacobes estudioso de casos de corrupção americana, se surpreendeu ao saber que no Brasil existe imunidade parlamentar para políticos que praticam corrupção e garante que é essencial o julgamento e a prisão dos corruptos no Brasil. A Constituição americana não dá esse tipo de imunidade parlamentar para casos de corrupção ou simples recebimento de presentes milionários de construtoras já é motivo de perda de mandato.


Rui Barbosa, sinto ter que contraiá-lo, mas faz  tempo que as instituições públicas brasileiras não são mais idênticas as dos Estados Unidos!

Um comentário:

  1. O Brasil nunca foi nem parecido com o Estados Unidos ,mas infelizmente existem e existiram sempre brasileiros que se envergonham do Brasil e veem os EUA com olhos deslumbrados. Era o caso de Rui Barbosa , que tinha fascinação pelo regime de governo Americano, e ingenuamente achava que poderia copia-lo. A começar pela bandeira , vergonhosa copia da americana que ele queira que fosse a nossa. Pois bem, ele tanto fez que conseguiu transformar o Brasil, mas não nos EUA e sim em mais uma republica sul americana de bananas.

    ResponderExcluir