segunda-feira, 11 de março de 2013

JURAMENTO DE HIPÓCRATES DEVE GANHAR NOVA VERSÃO!



       (minha solidariedade e meus respeitos à classe médica)

Hipócrates (wikipédia: Hipócrates de Quíos (ca. 470 a.C. — ca. 410 a.C.)  foi um matemático geômetra, nascido na ilha de Quíos (Khiós), no arquipélago de Dodecaneso, Grécia) deve ter se remexido no túmulo no qual repousava tranquilo  ao saber que uma de suas pupilas, a médica Thauane Nunes Ferreira, do Samu- Serviço Móvel de Urgência, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, fora presa pela guarda municipal porque, inocente ou conscientemente, fazia parte de um esquema para fraudar dinheiro público dos contribuintes, desrespeitando o juramento e anda usando dedos de silicone de colegas médicos e muitos enfermeiros. Presa em flagrante na hora que colocava os dedos de silicone no relógio eletrônico “passando pelo leitor ótico da máquina os moldes”.  Devido a esse fato isolado envolvendo uma médica, o julgamento de Hipócrates deverá merecer uma versão mais atualizada para se enquadrar ao Brasil, o país ilha, com corrupção por todos os lados, como se fosse água de oceano que espalha fácil e sem controle!

Para que serve o juramento de Hipócrates, considerado o pai da Medicina porque as palavras “eu juro exercer a arte de curar, mostrar-me-ei fiel sempre os preceitos da honestidade, da caridade e da ciência” foram simplesmente ignoradas por todos os que participavam desse vergonhoso esquema de fraude, em prejuízo direto à saúde pública dos contribuintes.  Como ocorreu o depois da Declaração de Genebra, que modificou o juramento para atualizá-lo de novo à realidade mundial, eu proponho um novo juramento,  devido a corrupção no Brasil, que não escolhe pessoas, profissionais e nem políticos, parecendo até que virou uma epidemia para a qual não existe cura.

Para que serviu o juramento de Hipócrates, descumprido integralmente pela médica? Delatou o esquema, depois de uma denúncia anônima confirmada pela guarda municipal.  Os dedos de silicone de seus colegas as digitais foram mostrados pelas redes de TVs. A médica, dizendo-se ameaçada de demissão (não deveria ser concursada), acusou também o coordenador do Samu da cidade, Jorge Cury, médico, que envolvia 11 médicos e 20 enfermeiros de ser o mentor de todo o esquema e embolsar o dinheiro.

Deve ter tremido no túmulo o pai da medicina mundial, Hipócrates, considerado, por muitos, uma das figuras mais importantes da história da saúde, superando os filósofos Sócrates, Aristóteles e o próprio faraó Imhotep do Egito antigo. Depois da mudança ocorrida em 1948, com a Declaração de Genebra, novo juramento poderia ser esse, só como sugestão:

“prometo que, se poder e tiver chance, mostrar-me-ei sempre atento para usar dedos com digitais de meus colegas irresponsáveis e que faltam ao trabalho, tendo oportunidade, roubar o máximo que eu tiver condições. Prometo também que  não cumprirei minha arte de curar e me servirei de segredos e meus olhos ficarão sempre abertos e minhas mãos sempre atentas com minha língua sempre afiada para não manter segredos  que a mim forem revelados e registrados nos prontuários dos pacientes. Também prometo que me servirei de minha profissão para corromper os costumes, subverter a ordem natural e favorecer aos meus colegas ao crime, não tendo boa reputação entre meus pacientes e infringindo todas as leis que poder em nome de meu interesse pessoal, para me dar bem e os que  roubam dinheiro público junto comigo!”.


2 comentários:

  1. Olá, Carlos

    Como sempre tenho dito, este é o país do carnaval, futebol e turismo sexual. Muito bom o seu texto.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Que País é esse? É o País da impunidade e da corrupção. Aonde quem tem o poder aquisitivo maior, tem vantagens no poder judiciário, para ganhar a causa pleiteada. E, detém algumas regalias, devido a esse poder aquisitivo.
    Eu lhe parabenizo, não só por esta matéria, mas por todas que você envia pelo facebook.
    Você nos deixa,a todo instante informados, de todos os fatos acontecidos no País e no Mundo.

    Abraço e muita Luz.

    ResponderExcluir