quinta-feira, 23 de maio de 2013

O GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS ESTÁ DE PARABÉNS!

(CENTRO DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS)



O Governo do Amazonas está de parabéns pela decisão de construir um Centro de Tratamentos para Dependentes Químicos, com previsão para ser concluído ainda neste ano de 2013.


Mas não tenho motivos ou sentimentos pessoais para com a pessoa do governador Omar Aziz, nascido de uma família árabe e italiana, nem no sentido de elogiá-lo, muito menos de criticá-lo porque passei a conhecê-lo já como presidente da Câmara Municipal de Manaus, no início de sua carreira política, depois deputado estadual e vice-prefeito de Alfredo Nascimento, indicado para ser Secretário Municipal de Obras; em seguida vice-governador de Eduardo Braga, quando assumiu a Secretaria de Estado da Segurança Pública e depois se elegeu governador do Amazonas, com o legado deixado pelo ex-governador Eduardo Braga, que se elegeu para o senado.


Em todas as etapas da carreira política de Omar Aziz, o acompanhei de longe, inclusive nas diversas vezes em que mudou de partido, fez passeata como líder estudantil contra o governador Amazonino Mendes, carregando um caixão como se fosse um enterro simbólico do governador.  Tempos depois, se elegeu governador e decidiu investir no social, ladeado pela primeira dama do Estado, Nejimi Aziz.


Mas o mundo gira e se movimenta de forma estranha, ao ponto de no município de Simão Dias, em Sergipe, a Câmara Municipal ter se posicionado contraria a fiscalização “rigorosa” da Polícia Militar para fazer cumprir a Resolução do Contran que determina o uso obrigatório de capacetes por motociclistas na cidade. Em Simão Dias, há mais motociclistas andando sem capacetes na cabeça do que aviões voando no céu da cidade! Na Suécia, jovens imigrantes foram às ruas e protestar de forma violenta tocando fogo em carros, causando depredações e arruaças contra o desemprego de 16% entre os migrantes, devido a crise econômica na Europa, muito parecido com o que fazia o então vereador e hoje governador do Amazonas, Omar Aziz, quando protestava contra aumento de passagem de ônibus.


Mas o mundo mudou; o Amazonas, também. A história é outra, mas o anúncio do Governo do Estado de construir o Centro para Tratamento de Dependentes Químicos no Amazonas, investindo 10 milhões de reais para a obra no Km 53 da estrada que liga a capital Manaus ao município de Itacoatiara, a mais de 200 Km da capital,  coincidentemente ou não, ocorreu quando a Rede Globo, assumindo uma postura socialmente responsável, decidiu mostrar como o vício do crack atinge a todas as classes econômicas da sociedade, indo de índios à trabalhadores do campo, passando também pelos garimpos que buscam encontrar pedras preciosas para serem trocadas por pedras de crack! Mas, como disse no início, não tenho motivos, razões ou preferências para gostar do governador Omar Aziz, mas devo aplaudir a iniciativa do Secretário de Saúde Wilson Alecrim, na pessoa do governador, Omar Aziz. Separo muito bem a pessoa física do administrador que está até agora fazendo uma administração séria na condução do Estado em que resido.


Segundo informações, o Centro de Tratamento para Dependentes Químicos terá capacidade para a internação de 120 pessoas, mas pelo período médio de 90 dias, apenas, tempo que considero socialmente insuficiente para resolver o problema dos jovens adolescentes que se drogam pelas ruas e becos escuros do Brasil. Mas já é um começo! Depois se pode ir ajustando à sua real necessidade! Ou não? Será que receber 120 pessoas será suficiente para atender à grande quantidade de pessoas envolvidas com drogas no Amazonas? Acho pouco, mas já é um bom início!


Com relação à construção desse Centro, um grande avanço na política de saúde pública no Amazonas, pois assegurará oportunidade de reabilitação e reinserção social a pessoas que não tem condições financeiras de manter tratamento particular de seus familiares contra um vício terrível que destrói não só o dependente, mas também toda a família.


Mesmo com essa notícia importante para o Governo às famílias de todas as classes, cabe-me, como assistente social, fazer algumas perguntas que não foram respondidas:

1.   Haverá concurso e contratação de mais assistentes sociais para compor esse centro ou  apenas haverá deslocamento dos profissionais que exercem essa função no Estado, ganhando muito mal?

2.   Com a aprovação pelo Congresso Nacional da internação compulsória do paciente só com um parecer clínico de um médico, haverá no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos estrutura suficiente para recebê-los, mesmo contrariado seu desejo de continuar usando crack?

Mesmo que isso não exista, admito que só a Construção do Centro de Internação já terá sido um grande avanço social e, aliás, devo reconhecer também que a Dama do Estado, Nejimi Aziz, vem realizando um excelente trabalho social, tanto na capital como no interior do Estado. Dou minha mão à palmatória: é um grande avanço social do Governo Omar Aziz!





Um comentário:

  1. Muito interessante!Oxalá o projeto não fique pelo caminho e que seja um êxito.Aqui lhe deixo meu abraço português.

    ResponderExcluir