quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MANAUS MODERNA REVITALIZADA PARA CONTINUAR IGUAL


O município de Manaus anunciou o início das obras de revitalização da área da Manaus Moderna, com um prazo de seis meses para ser concluída, mas tudo pode permanecer igual se o Porto de Barcos Regionais não for trasferido para outro local.

A revitalização da área da Manaus Moderna, anunciada para ser concluída em 6 meses, tem lindo projeto, mas, na prática, continuará igual se o porto de barcos regionais não for transferido para outro local como pretendia o projeto do ex-prefeito Manoel Ribeiro: recuperaria o mercado Adolpho Lisboa e o transformaria em museu, colocaria calçadas toda a área da Rua Miranda Leão, em frente ao mercado municipal e construiria novo porto de barcos regionais na área da Ceasa. Com isso, os barcos regionais vindos dos municípios atracariam no novo porto e barcos velozes, com ar-condicionado, trariam os passageiros até o centro de Manaus. 

Eles entrariam nos famosos “manequinhos”, micro-ônibus que foram adquiridos pelos empresários do sistema de transporte coletivo e chegaram a circular pelas ruas da cidade. Em reunião prévia, todos tinham aceito participar do projeto do prefeito, adquirindo barcos velozes, com ar-condicionado, cobrando o preço de uma passagem de ônibus. Esse seria o fim das filas duplas e triplas de caminhões, por pura necessidade de descarregar mercadorias aos barcos regionais, naquela área.

Sem retirar o porto de barcos regionais, o problema no tráfego de veículos na área da Manaus Moderna não mudará e continuarão faltando estacionamentos identificados para idosos, portadores de necessidades especiais e cadeirantes, como determinam as Resoluções 303/304, do Contran. O projeto está perfeito, bonito e se propõe a resolver a questão do tráfego no local e eu desejo que o Município de Manaus consiga fazê-lo, mas não acredito! 

As resoluções 303/304 padronizam as sinalizações vertical e horizontal e só poderão ser utilizadas na identificação das vagas. Só poderá fazer uso exclusivo dessas vagas, os veículos que portarem documento obrigatório para identificar que estão transportando pessoas idosas, portadoras de deficiência ou com deficiência ou dificuldade de locomoção. 

A Manaustrans, em Manaus, expede o documento e ele é válido em todo o território nacional, mas, hoje, não existe nenhuma vaga demarcada na área da Manaus Moderna e, se o porto permanecer no mesmo local, os barcos permanecerão recebendo mercadorias e a balburdia no trânsito, no início, pode até melhorar, mas depois voltará a ser tudo era antes, principalmente porque a fiscalização dará uma recuada e não conseguirá resolver o problema na área. Espero estar errado!  


Um comentário:

  1. Em uma democracia,é o povo que manda,estando certo ou errado.Perguntarm do povo na Linda Manaus.E ate hoje nehum,governo fez isso e o povo tambem,nao sabe disso.Nossa,comunicaçao ainda é confundida.Nos cumprimos,como cidadoes e queremos que nossos representantes nos ajudem de ve uma cidade sem violencia,limpa e que temos deveres e obrigaçoes.Mais nada nisso é visto,nao temos mais respeitos dos nossos politicos e representantes.Nem precisei,sair de Manaus,para ver,situaçoes de calamidade.Onde esta,nosso governador? onde estao nossos prefeitos?que nao assumem a responsabilidade de ve a cidade,pelo menos limpa,que eles mesmo moram nessa cidade e onde esta nosso governador,que nao sabe opor,que esses prefeitos deveriam esta nas sua cidades,limpando e conservando e encinando o povo a ser cincero e nada mais,como eles

    ResponderExcluir