quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SERIA RISÍVIL SE NÃO FOSSE VERDADE!


(polícia cumpre mandados de busca e apreensão dentro da prisão)


Seria risível se não fosse verdade: Policiais Civis da Equipe da Divisão de Entorpecentes da Delegacia Regional de Itabaiana tiveram que cumprir sete mandados de busca e apreensão dentro da prisão! Durante o cumprimento das investigações na prisão, em uma revista pessoal, os policiais apreenderam cerca de 60 capsulas de cocaína com um preso. Ele havia sido preso pela primeira vez por roubo e estava respondendo a um outro processo em liberdade, mas traficando dentro da prisão e comandando uma rede de outros bandidos fora da cadeia, a que dava ordens pelo celular e foram presos na mesma operação. Como se explica uma coisa dessas? Não se explica e não se justifica! Nas está virando rotina a polícia cumprir mandados de prisão dentro de prisões e sempre recolhe drogas, celulares, carregadores, metralhadoras, armas caseiras feitas pelos próprios presos.

Enquanto isso, o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo,  em palestra na AMB, acusa síndicos de comprarem até capachos superfaturados. O Ministro e outros Ministros envolvidos com o problema, deveriam solicitar providências e exigir que as operadoras de telefonia celular desenvolvessem bloqueadores de sinais que só atingissem os locais onde fossem instalados e não prejudicassem moradores que vivem no entorno das Penitenciárias. Tecnologia para isso já existe, mas falta vontade política para resolver o problema. Sobram, porém, desculpas e culpas em quem não as tem. 

Os presidiários, protegidos pelas grades por já se terem sido condenados, usam e abusam de ligações para qualquer número móvel promovendo extorsão, aplicando golpes, determinando quem deve viver ou morrer, repassando ordens para queima de ônibus e definindo as linhas onde isso deve ocorrer e em que horários, enfim. Os pesos estão mais seguros do que as pessoas livres e isso precisa acabar de uma vez! Fazem uso do celular, melhor do que os contribuintes vítimas dos golpes que aplicam e tendo que aturar péssimos serviços das operadoras, falta de sinal, ligações que quase sempre não são completadas. Como pode? 

Será que como o Ministro fez, invertendo os papéis, as operadoras estão também fazendo o mesmo: privilegiando bandidos em detrimento dos usuários comuns! Já é demais isso também! Recordo que até o ex-vice-presidente da República do Governo Lula, empresário José Alencar fora vítima de tentativa de falso sequestro de uma de suas filhas, tudo operado de dentro de uma prisão.  Houve protesto na época, perplexidade, mas nada foi feito até hoje.Até quando a sociedade vai ter que aguentar essa situação dos presos se sentirem mais livres do que as pessoas da sociedade? 

Já era tempo de se unirem os Ministérios das Comunicações, Justiça e outros tratam do mesmo problema como CF/OAB, defensores públicos, procuradores da república etc., com as empresas telefônicas que tem serviços concedidos pelo Governo Federal, para resolver esse grave problema. Seria mais produtivo do que Ministro da Justiça acusar os síndicos de serem corruptos, como se a corrupção fosse normal e anormal seriam os síndicos honestos. Generalizar tudo, é a mais completa inversão de valores éticos, morais e de papéis que já tomei conhecimento. Enquanto essa ridícula declaração é feita perante juízes, os prisioneiros, por se estarem cumprimento penas, se sentem muito à vontade para nomear e exonerar diretores de prisões, mandar e desmandar dentro das cadeias de segurança máximo, mínima ou nenhuma. Hoje, a sociedade está se sentindo mais presa e os presos estão mais soltos e livres para continuar cometendo seus crimes de dentro das cadeias. Os presos, estão mais livres que eles próprios supunham estar! Isso é ridículo e humilhante para toda a sociedade!

Devido a tudo isso, no passado, Rui Barbosa, político que defendeu arduamente a abolição da escravatura no Brasil, doente e sem poder comparecer à solenidade, escreveu famoso discurso  “Oração aos Moços”, lido por Reinaldo Porchart para jovens formandos da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Essa até hoje é considerada uma das mais brilhantes reflexões produzidas pelo jurista, sobre o papel do magistrado e a missão do advogado, fazendo um balanço de sua vida como advogado, jornalista e política e se apresentando como exemplo para as novas gerações que estavam se formando naquele momento. Rui Barbosa disse que “de tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto”.

Ainda não sinto vergonha de ter sido honesto, vendo triunfarem nulidades e imbecilidade e prosperar e crescer as injustiças sociais...Como se não bastasse, aguentar acusações de desonestidade de um Ministro que deveria zelar pela justiça e não agigantar-se nas mãos dos maus e garantir do alto de sua sabedoria, que até “síndico compra capacho superfaturado”. 

Ah, isso, não porque vossa excelência generalizou e não aceito generalizações!

4 comentários:

  1. como ,explicar coisas assim,jamais vou conseguir explicar e jamais vou conseguir entender.No melhor vou para os alpes pegar um bronze,e quem vai entender,pegar bronze nao é na prai?Pois é so precisamos,entender é isso que o povo quer democracia,tao tai é o povo que manda.
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Pois é, moço! É tão fácil dizer que erramos porque todo mundo erra, não é? Espalhar sujeira pra todo lado é lema nos dias atuais. Se esse rouba porque ninguém fala daquele que roubou também. É a justificativa sem justificativa.Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O sistema prisional tem que cumprir seu papel direito - caso contrário perde o sentido: nem submeter os presos a condições desumanas, nem ser marionete na mão deles. Urge que se faça algo. Gosto de suas argumentações, sempre claras. Abraços, Carlos.

    ResponderExcluir