quinta-feira, 16 de julho de 2015

E DE REPENTE...!


Estou em delírio criativo e, de repente, me peguei a imaginar em coisas bobas e sem qualquer sentido como, por exemplo qual seria, hoje, a atual face de Cristo! Talvez não o reconheça quando o ver na vida eterna que viverei ao seu lado, mas Ele saberá como receber-me, afinal, sou filho D'Ele! Meu delírio foi tão grande que cheguei a pensar que, como ocorre no Brasil com as maquiagens estatísticas e pedaladas contábeis, se isso também poderia existir também no céu em que viverei minha vida eterna! Loucura? Não! Realidade!! Mas não deveria ser assim! 

Já estou descrente do poder da sociedade civil para mudar os rumos da política. Contudo, continuo acreditando na separação Bíblica - o “joio do trigo”-  e na existência de bons políticos e em partidos sérios e não fisiologistas, mesmo que sejam poucos! Acredito que como parte uma sociedade do ter apodreceu e que a política seja um reflexo ou um espelho sociedade apodrecida sem amadurecer, ainda existam políticos que pensam no ser e podem efetuar a mudança. Contudo, como uma parte da sociedade apodreceu no pé antes de amadurecer, alguns políticos também apodreceram e apodrecerão mais ainda quando assumirem seus mandatos ou cargos de Secretários. Mesmo com exceções, essa é regra. Por isso não acredito em mudanças sociais, além das que já foram feitas nos anos do Partido dos Trabalhadores

É por isso que não acredito em mudança, mas tenho esperança que os poucos políticos ainda honestos, venham a mudar a sociedade porque o PT é só um partido no Poder, mas todos os que estão no poder, fazem tudo para se manter no mesmo lugar e sem sair. O PT é só um partido formado por homens e, como disse, existem bons e maus políticos, como existem bons e maus homens em toda a sociedade! Deixemos de falar de questões políticas e voltar a pensar em coisas bobas e sem importância para poucos, felizmente! A maioria da sociedade ainda é crente nos ensinamentos de Deus e que Cristo veio à terra para cumpri-los e deixar seu legado, mesmo não tendo criado qualquer religião ou uma religião única. Devido a isso, existem muitas crenças diferentes, a partir do protestantismo de Martin Lutero, que se rebelou contra a venda de indulgências e perdões papais em troca de dinheiro. Hoje, infelizmente, muitos vendem até terras e casas na eternidade, em troca de dinheiro.

Esse meu lapso de memória, de poder não reconhecer Cristo quando o vê-lo sentado à direita de Deus, já me é normal desde 2006, quando passei a ser submetido a seguidas cirurgias no cérebro para tratar de um empiema cerebral e, nas palavras da infectologista Dra. Silvana Lima, passei a viver com duas bactérias hospitalares “vagabundas”  (borrélia e serrátia).e incuráveis para a medina no cérebro e tomando cinco remédios por dia para combatê-las. Mas, são tão “vagabundas” que tomo remédios há 11 anos para viver uma hipocrisia, fingindo que as combato com remédios as bactérias e elas me permitem dormir e acordar todos os dias, porque Cristo me manter vivo. Mas será que o reconhecerei, quando encontrá-lo frente a frente, cara a cara? Acho que não porque hoje tenho dificuldades de juntar nome a pessoa e isso me transformou em um bobo!

De tanto ver Cristo em pinturas feitas a partir doa séculos XIV e mais intensamente no XV, com cabelos longos, barba desalinhada igual à minha, será que reconhecerei. E vai que Cristo tenha sido convencido por alguns dos cabeleireiros que já se foram antes de mim, o convenceram a mudar seu aspecto desalinhado, mas meigo, meio hippie, mas cheio de amor. Será que Ele mudou de fisionomia? Se mudou, acho que não o reconhecerei porque hoje esqueço at a fisionomia de amigos com quem acabo de falar, perguntando à esposa “quem era aquela pessoa que falava comigo com tanta intimidade e respeito”. Ela me responde: “sei lá, é amigo teu e não meu, como posso saber quem era ele. Mas deve te conhecer há muito tempo”.

Depois que subiu aos céus e ficou sentado à mão direita de Deus Pai, Cristo pode ter mudado de feições, de olhos, cortado o cabelo ou pode não ter sido nada de como os pintores medievais decidiram retratá-lo, porque nunca o viram de perto! Alias, pintor, escritor, poeta, músico, letrista sempre possuíram mente fértil e escrevem, pintam e compõem o que querem e como querem. E se inventaram uma fisionomia para Cristo? Não sei, mas fico preocupado: e se Ele tiver aceito o convite de algum barbeiro ou cabeleireiro para mudar sua fisionomia meiga e serena? Não sei!

Contudo, trabalhos de cientistas forenses de reconstrução facial recriaram a imagem que teria Cristo durante sua passagem pela terra fazendo milagres e pregando bondades em parábolas. Confesso que fiquei surpreso e atônito: Cristo era completamente diferente da fisionomia que eu estava acostumado a ver em desenhos: tinha traços morenos, não usava barba longa, não  olhos negros, sobrancelhas grossas, não se parecendo nada com o que meus olhos se acostumado a ver, mas igual  a todas as pessoas de sua terra de nascimento. Quanto à barba e os cabelos longos, tenho dúvidas se as usaria mesmo. Ou talvez, já os tenha cortado. Quanto aos outros detalhes, aceito a nova fisionomia de Cristo e de tão acostumado a vê-lo em desenhos como uma figura meiga que era realmente, mas sem cabelos e barba cumpridos, talvez terei dificuldades em reconhecê-lo.

Será que os discípulos serão iguais aos que os pintores medievais os retrataram? Tenho dúvidas, como tenho dúvidas que a sociedade brasileira possa melhorar porque  ao contrário de Cristo, os homens sociais apodreceram e, os políticos do Brasil são formados pelas podridões que sobraram. Felizmente, alguns políticos e partidos ainda se salvam nesse mar de podridão.

14 comentários:

  1. Gosto muito de le o que o senho escreve quando todo mundo da minha casa vao dormir gosto muito do silencio da madrugada para le e refleti e poriso que moro em sitio faleu amigo

    ResponderExcluir
  2. Edivan Farias (Portal Amazônia)16 de julho de 2015 às 15:54

    O Senhor Jesus é nossa fortaleza!

    ResponderExcluir
  3. Faz bem deixar o pensamento fervilhar...Olha o resultado aí! abraços!

    ResponderExcluir
  4. Deus e nossa força fortaleza socorro bem presente no dia bom e no dia mal pq p anjo do Senhor acampa ao nosso redor..amemm

    ResponderExcluir
  5. Deus e nossa força fortaleza socorro bem presente no dia bom e no dia mal pq p anjo do Senhor acampa ao nosso redor..amemm

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente adorei esse texto! Parabéns Carlos Costa

    ResponderExcluir
  7. Sol Wanderley Cardoso Duda16 de julho de 2015 às 17:59

    hooo ki coisa linda

    ResponderExcluir
  8. Guimarães Guimarães16 de julho de 2015 às 18:00

    Boa noite lindíssima

    ResponderExcluir
  9. Luiz Castro/deputado16 de julho de 2015 às 18:15

    Carlos, esta cada vez mais difícil continuar na atividade política. Não é tanto uma dificuldade material, pois aos trancos e barrancos, com ajuda de amigos sinceros como vc e cidadãos conscientes que ainda apoiam minha linha de ação independente e por causas coletivas tenho obtido vitórias eleitorais ....A dificuldade é psicológica, espiritual ...Parece que o sistema está podre...Eu me sinto meio que isolado na minha forma de ser...Desculpe o desabafo

    ResponderExcluir
  10. ��Boa noite Carlos Costa, interessante este esta mensagem de colocar pra fora aquilo que pensa...����

    ResponderExcluir
  11. Idalina Veloso Barros17 de julho de 2015 às 15:19

    Para mim Cristo não tem rosto. É energia e luz. :) Tudo o resto é arte? Boa noite de Portugal.

    ResponderExcluir
  12. Só os loucos têm juízo! Bom demais! Valeu, carlos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Max Carphentier (Escritor)22 de julho de 2015 às 12:18

    Prezado Carlos, que a face do Cristo seja para ti aquela que corresponde ao amor do teu coração. Que possas vê-lo tão belo quanto desejares. Amém. Max.

    ResponderExcluir