sábado, 4 de julho de 2015

PT AVANÇA SOCIALMENTE E AFUNDA NA LAMA DA CORRUPÇÃO!


Os partidos políticos são formados por uma parcela de homens socialmente responsáveis que se inserem na política com um propósito nobre e altruísta, mas acabam por reconhecer que nem a sociedade e nem os partidos políticos são tão sérios assim. Sem uma profunda mudança nas leis, com a volta de antigos costumes morais e éticos, não podemos exigir ou querer que a política partidária mude! Impossível? Nem tanto, mas hoje, ingressar em um partido político é igual a querer se dar bem, conseguindo mandato eletivo gastando milhões em campanhas. Bons e sérios e honestos políticos que existiam no passado e os poucos que ainda existem e resistem na política, terminam por abandoná-la porque as eleições estão ficando cada vez mais caras e imorais e quem não participa de esquemas sorrateiros, mesmo com bons propósitos, ideias e propostas, terminam não se elegendo. Os pedidos de hoje só visam de vantagens cada vez mais explícitas, desavergonhadas e imorais e, se a sociedade não mudar para melhor, os partidos também não mudarão porque uma atividade é reflexo da outra. 


Reconheço avanços sociais significativos durante os anos do Governo Social do Partido dos Trabalhadores. Mas reconheço também como significativas, hilárias e constantes as derrotas que sofreu no campo da economia, com constantes denúncias de desvios de dinheiro público e justificativas que “as doações foram legais e declaradas aos órgãos de fiscalização”. O problema é que os órgãos de fiscalização não têm como saber a licitude das doações. Lógico que diante das prestações de contas, se não houver flagrantes irregularidades, todas terão que ser aprovadas! Esse fato vinha sendo alertado pelos políticos, mas a presidente Dilma Rousseff não se apercebeu e se afundou ao mesmo tempo na lama da corrupção da Estatal, responsável por boa parte dos investimentos em obras públicas, se afundou também no mar revolto do pré-sal e pode sair chamuscada da fogueira econômica em que se meteu. Se foi intencional ou não esse processo, não sei dizer, e se o Brasil sairá ileso da dura recessão que passou a viver depois que a Estatal brasileira de petróleo foi devassada com esquemas milionários de propinas e diretores e empresários de construtoras presos por corrupção, também não posso garantir. Uma coisa há de se reconhecer no atual Governo do PT: tudo o que antes era varrido para baixo do tapete está sendo aspirado pela caneta do juiz federal do Paraná, Sérgio Mouro. Se as divulgações das ações tomadas pelo juiz, são intencionais, dirigidas ou encomendadas e direcionadas para atingir alguém especificamente, não posso garantir. Mas observo atentamente um golias da justiça lutando e seguidamente a serpente, com muitas cabeças, como a mitológica deusa grega Medusa. Só que Medusa se reproduz sempre de forma mais voraz e inteligente e se transforma e se funde sempre em várias formas, ficando quase impossível da Espada da Justiça  cortar tantas cabeças da corrupção ao mesmo tempo!

O que ocorreu? Uma infindável oferta de bônus para quem merecia, tributando só os trabalhadores e não quem mais deveria ter sido a fonte de arrecadação para a fonte dessa  distribuição: os bancos, as grandes fortunas, cobrança das milionárias dívidas para com a previdência social, o FGTS e o Imposto de Renda. O que o Governo Federal fez na verdade, foi tapar não com papel, o ralo da corrupção, arrochando os aposentados, não concedendo reajustes aos funcionários, achatando o poder aquisitivo da classe média e deixando de fora quem deveria participar do esforço. Ou seja, faltou fazer todo o dever de casa, cobrando de quem tem e repassando para quem não tinha antes do Governo do PT, como o Hobbin Hodd dos filmes, que roubava dos ricos para doar aos pobres. Como não fez isso, agora sofre acusações de todos os lados – se verdadeiras ou mentirosas, isso não tem muita importância diante do avanço de igualdade social que passou a viver o Brasil. Mas voltando ao tema inicial da crônica, a sociedade como instrumento político precisa dar o exemplo para cobrar dos partidos políticos a mesma coisa! Como a cobrança de quem lhe devia não foi feito a tempo, o Governo está passando por uma tempestade de grandes proporções e pode se afundar, mesmo sem navegar no Triângulo das Bermudas, com muitos mistérios e navios afundados,  muitas teorias e nenhuma explicação científica convincente.

Nada tenho contra o Governo do PT que soube distribuir, mesmo de maneira desigual, os impostos que recebe da população, mesmo faltando saúde, médicos, postos de saúde e sobrando programas de investimentos políticos que começam e nunca terminam. Para piorar um pouco mais a economia do Brasil, a Petrobras anunciou cortes de investimentos em vários setores e decidiu priorizar a exploração do pré-sal, que pode afundar o que ainda resta do Governo do PT e enterrar no sal que protege os peixes, para tentar proteger os tubarões do dinheiro público. 

Mas gostaria que apodrecessem e fossem comidos pelos urubus, para livrar de vez o Brasil da corrupção!

6 comentários:

  1. Verdade a ética e moral realmente se afundaram

    ResponderExcluir
  2. José Maria Santana4 de julho de 2015 às 14:21

    [4/7 16:52] José Maria Santana -Santaninha: As acusacoes..quase sempre infundadas...fazem parte em um complo...para encetar um golpe..e barrar o Projeto do Governo de baixar a inflcao..equilibrar as finanças. ..gerar mais emprego ..freiar a desaceleração do crescimento...para evitar a recessao..como está estabelecida já na Inglaterra..Alemanha. ..e o proprio EeUU..e evitar a catastrofe da destruicao da Economi...como já está ocorrendo há anos e agora piourou..na Grecia..Espanha e aTurquia...até a Franca e alguns Paises da America Latina.. Esse plano malevolo..dessas oposicoes sordidas. e crueis...vem tentando e vao conseguir atrapalhar a Reforma Politica...que preve a votação para a taxação das grandes fortunas...o que os politicos da direita não permitirão nunca no Brasil...País tradicionalmente conservador de direita...e agora...unindo o DNA opressor...latifundiario...escravagista e preconceituoso..agregou o ódio pregado pela Imprensa paga e suja de traição..para que o povo acredite na teoria Nazista do Goebels
    ..de que...uma mentira pregada e divulgada milhares de vezrss...vira verdade ...e ai...pregam essas nojeiras contra o P T...o unico partido que lembrou do povo e fez algo pelo Brasil..e...com isso transferem suas corrupcoes do passado...para o PT..para tentar destruir a Democracia. As medidas tomadas de reajuste fiscal...São racionais e necessarias..e o Pre-Sal....que o psdbandidos quer vender aos americanos...É nosso...tem que receber investimento..porque vai gerar dividendos maravilhoso para a Saude e Educação. .para que possamos atingir o verdadeiro status de primeiro mundo...com uma Patria Educadora....O resto é historia para hoi do Caiado dormir e lara a direita sangra a Dilma ...de modo cruel ...e preconceituosamente doentil e nazista....
    [4/7 17:02] José Maria Santana -Santaninha: Responda se puder: Porque os jizes corruptos e parciais do stf..desde quando Idi Amin Dada..estuprador das Leis e comegor de figado de petista..pois condenou inocentes e deixou de lado os criminosos do mensalao do psdb...e ainda outros como Eduardo Azeredo e Clesio Andrade...Amazonino..Pauderney...Arthur..Cesar Maia..Agripino Naia...Serra..Alckimin. Fhc..nao foram punido...o Janot tambem arquivou os processos do cheirador de cocaina..ladrão e traficante..Aecio...e o Moro só indicia os poucos do PT e...nao indicia e nwm orende os ladroes do psdb?

    ResponderExcluir
  3. Desde quando eu era criança sempre ouvi falar em corrupção, empreiteiras, caixa-dois, milhões de reais enviados para a Suíça e outros chamados paraísos fiscais, bandalheira, suborno de deputados para aprovar projetos do Governo, roubalheira, tráfico de influência (eu nem sabia o que era isso, só sabia que era sujo), desvio de verbas, enfim, todo tipo de sujeirada que se possa imaginar. Mas, naquela época sabia-se de tudo isso, os humoristas faziam a festa com esse assunto, o povo assistia impotente tudo acontecer, saiam manchetes em jornais, revistas, rádio e tv, mas nunca se via nem se ouvia falar de ninguém graúdo (políticos, empresários, banqueiros, deputados, ministros, etc) ser nem sequer processado, muito menos ser preso, algemado e filmado. Nada era investigado, tudo engavetado, escândalos abafados da noite para o dia. Impunidade garantida para todos. A polícia federal devida e convenientemente encabrestada pelos donos do poder. Quero dizer com tudo isso é que aquele que enxerga pelo menos um palmo adiante do nariz há de perceber claramente que a corrupção e a sujeirada que agora estamos vendo sempre existiu. A diferença é que antes não se investigava nada porque os mandatários de então seguravam tudo, engavetavam tudo. A corrupção não cresceu nem diminuiu, apenas está sendo mostrada como nunca tinha sido.

    ResponderExcluir
  4. Como é que uma empresa com a envergadura da Petrobrás poderia ter lucros, se os bandidos que estavam na sua direção, estavam todos mancomunados para tirar dela tudo quanto fosse possível? E durante anos a Presidência da República nem desconfiava de nada? Há coisas muito estranhas por trás desse angu. Parabéns, Carlos da Costa, pela lúcida Crônica. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Carlos, não se excite tanto, você está extrapolando, poderia dizer o mesmo sem demonstrar tanta ira. Cada cabeça é um mundo. Mas respeito o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  6. Os homens são guiados pela superficialidade.A liberdade é aprisionada pelos grilhões da incompreensão. A humanidade é sufocada pelo materialismo.

    ResponderExcluir