sexta-feira, 16 de setembro de 2016

CALL CENTER DESRESPEITAM OS FANHOS E GAGOS!



Um fanho telefona para um Call Center e a gravação atende e pede:
-Diga por que está ligando!
. O fanho diz com dificuldade e a gravação responde:
- Não entendi, repita mais uma vez!
O fanho diz tudo de novo e a gravação eletrônica responde.
- Por falta de comunicação, encerro essa ligação! - Pi, pi, pi!

E a pessoa fica com o telefone no ouvido escutando o barulho chato de seu aparelho, com cara de bobo! A gravação é uma brincadeira, mas mostra bem como uma  pessoa fanha ou com dificuldades de voz por qualquer motivo, teria de dificuldades para se comunicar hoje com os atendimentos eletrônicos de Call Center, principalmente as que pedem para a pessoa verbalizaar com palavras  o motivo pelo qual está ligando. O vídeo me foi enviado pela leitora Edjane Moura.  Depois “viralizou” e passei a receber de quase todas as redes sociais em que participo.
                                                                                
O que aparentemente engraçado, vídeo foi compartilhado por mim também. Mas ele é real, principalmente porque até hoje o Brasil desconhece o número de fanhos, gagos ou pessoas com dificuldades de comunicação, em suas comunicações com operadoras de Call Center. Elas não estão preparadas para receber esse tipo de comunicação. Não seria mais humano e menos estressante o cliente receber números para se comunicar com um operador real e não ficar perdendo tempo falando com uma máquina? A gravação fica dizendo “não entendi, repita novamente o seu pedido”?

As operadoras de  Call Center deveriam pensar no assunto e desenvolver algum tipo de ferramenta capaz de fazer com que o cliente seja atendido por uma pessoa de verdade após a primeira tentativa de comunicação não entendida pela gravação. Com uma voz humana, uma pessoa humana e não uma máquina que responde só o que está programado nele seria mais fácil e não tão complicado o processo de atendimento de uma pessoa que apresenta dificuldades de se expressar. Se na segunda tentativa de comunicação sem entendimento pela  gravação, o cliente seria passado para uma pessoa humana e não por uma máquina concluir o atendimento!  O áudio foi apenas uma gozação, mas poderia ser real porque a gravação não entende nada que o fanho diz e desliga na cara do cliente.  

Essa situação genial criada por alguém na montagem do áudio, poderá acontecer com todos os clientes de operadoras de Call Center, que usam uma máquina para tentar entender  o que as pessoas falam, principalmente a Operadora OI, mas todas as outras operadoras que usam Call Center fazem o mesmo!


É triste, mas é real! 

2 comentários:

  1. Ola Carlos!
    Aqui temos varios tipos de opiçoes,para pessoas com,deficiencia e geralmente o atendimento é feito por escrito ou atravez de videos, e varios outros.O cliente aqui ainda é tratado como um rei.(quero dizer com muito respeito)Ha pouco aconteceu comigo na Amazonas Energia,escrevir varias vezes p essa compahia e notei que,era um automatico depois de 1 semana respondia,como nao tenho nehuma deficiencia de audiçao,liguei para varios numeros,e todos que me atenderam,falavam que nao era esse numero e nao me passavam o outro numero para resolver o problema da minha eletricidade ai em Manaus.Resolvir entao,passar uma procuraçao p minha ad,e essa procuraçao custou um Horror.Moral da historia.Eu resolvir o problema dqui pesistindo,escrevendo e escrevendo.Quando minha ad,chegou na Manaus ou Amazonas energia,ja estava tdo resolvido.So que pagei e muito.Tudo ai ainda é muito atrasado,(vi o sistema na Manaus energia).Nos pagamos muito e somos tratados como lixo.Onde sou propetaria pagamos muito e nao temos nada.Agora:Eu imagino,uma pessoa com deficiencia,auditiva ou de diquiçao.Ponha paciencia.

    ResponderExcluir
  2. Um tema interessante e pouco explorado,gostei...Um abraço e felicidades...

    ResponderExcluir