sexta-feira, 9 de setembro de 2016

LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE!


Longe é um lugar que só existe para a pessoa que não luta pelo que deseja, em todo e qualquer campo da vida humana! Mas quem luta com vigor, determinação, coragem e objetivo para alcançar as metas traçadas para sua vida,  certamente as alcançará, mesmo que o caminho lhe pareça difícil e complicado, ou quase impossível!

A meta traçada, o desejo de vencer de mudar a vida para melhor, mais facilmente se dará se tiver muito estudo, trabalhar com honestidade, fizer um trabalho responsável, determinado e juntar todo seu conhecimento empírico com o acadêmico ou o científico. Ninguém muda ninguém à priori. Só a educação, o estudo, fará uma pessoa mudar de um patamar a outro da vida social, sem ser desonesto, enriquecer rápido demais. O estudo não enriquece ninguém, mas facilitará a obtenção de recursos financeiros. Se tiver conhecimento empírico, junte-o ao acadêmico e a outros que possuir e transforme-os em conhecimentos críticos, mas seja um crítico social responsável, coerente e firme em suas posições. A certeza absoluta sempre terá três verdades: a sua, a minha e a do outro! Não arrede de sua meta. Se conseguir chegar aonde almeja, a sua vitória será melhor! Se não conseguir, não  desista de tentar: a vitória esperada talvez o espere logo depois da próxima esquina. Talvez, também,  você diga que não precisa mudar nada, porque sabe como fazer tudo mais facilmente, sem muito esforço. Tudo, porém,  poderá ser efêmero e desmanchar como se fosse um castelo de areia. Faltar-lhe-á um alicerce firme que só na educação se pode conseguir. Ela deve ser crítica e responsável! Mesmo que ache que sabe, ainda saberá menos ainda. O conhecimento é infinito.  Quando mais se conhece, mais e mais se deseja conhecer para mudar a si e aos outros que lhes rodeiam.

“Ah, isso é muito longe,  inalcançável” . Essa expressão muito comum e  usada como desculpa   por quem se deixou derrotar antes de tentar, por quem também se entregou à melancolia e não teve coragem de dar um primeiro passo por  força de vontade de mudar alguma coisa! Isso se soma ao atual individualismo, egoísmo, egocentrismo da sociedade que pensa só no si e não no coletivo.  Essa  atitude  tem sido a tônica em muitas pessoas que não fazem nada para mudar coisa alguma e se contentam com a desculpa que tudo é longe. Digo: nada é longe.  Longe é um lugar que não existe ou só existe na mente dos que já nasceram derrotados. Digo, tudo é perto, inclusive a more, que pode nos encontrar em qualquer esquina, a qualquer momento, Ela chega sempre sem avisar e não inventa desculpas para alcançar indistintamente a todos.


Vivendo sem meta ou projeto de vida, por menor que posa ser, cedo ou tarde a derrota lhe alcançará, a menos que decida sair do imobilismo e dar um primeiro passo rumo à vitória, mesmo que ela lhe cause medo.  Medo é o inverso da coragem e todos nós temos medo, inclusive eu. Só não tenho medo da morte porque sei que viverei ao lado de DEUS!

15 comentários:

  1. Texto primoroso, pleno de verdades e sabedoria. Meus aplausos. "Longe é um lugar que não existe" é tb o título de um livro de Richard Bach, um dos meus autores favoritos. Autor entre outros de "Fernão Capelo Gaivota", considerado um hino a liberdade e um dos mais bonitos que li. A quem não leu fica a dica. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa sua crônica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. É Isso que estou fazendo aqui em Natal!! estou começando a divulgar nas lojas de artesanatos os produtos da nossa Amazónia! ! estou representando duas fabricas de sabonetes ai de Manaus, e falando dos produtos naturais, espero bota pra quebra aqui no começo de Dezembro., já estou fazendo uma pesquisa de mercado aqui nos hotes e lojas de artesanatos! ! Não vi nada da terrinha, vi algo que não me encantou, mas vou trazer os produtos tipo: SABONETES SO DE 60 GRAMAS, E AS MASCARAS DE ARGILA COM O NOSSO MULATEIRO! ! DA VÁRZEA! ! O PRIMEIRO PEDIDO DE ESFOLIANTES, JA FOI TODO E AS MASCARAS TAMBÉM. NOSSOS PRODUTOS VÃO BOMBAR! !!! É ISSO AMIGO E BOM DIA

    ResponderExcluir
  4. Maria Julia Freire Lobo10 de setembro de 2016 às 12:22

    Bom de se ler, de se saber !!!! Longe é a distância que se quer longe. Obrigada, meu novo amigo. Sinta-se em casa. Um fraterno abraço !!!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais desse seu texto.

    ResponderExcluir
  6. Adorei demais...

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Realmente amigo ,não existe mesmo!

      Excluir
    2. Oi amigo, Carlos!Pensando do seu modo, o longe é só um começo de uma jornada. Então vamos diminuir distâncias através da perseverança e determinação.
      Abraços!

      Excluir
  8. É verdade... Sou testemunha de que o longe não existe. Assim como o inalcançável. Atitude, coragem e determinação são ingredientes que não podem faltar.

    ResponderExcluir
  9. É verdade... Sou testemunha de que o longe não existe. Assim como o inalcançável. Atitude, coragem e determinação são ingredientes que não podem faltar.

    ResponderExcluir