segunda-feira, 13 de novembro de 2017

COMO VIVER COM A FALTA DE CIDADANIA (Joao Batista Filho, MG e Luciana Tamborini, RJ)


Em resumo de tudo que li, vi e observei e sendo autor da obra cientifica na área social "A CIDADANIA COMO FATOR DE RESGATE SOCIAL" (http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2010/12/cidadania-como-fator-de-resgate-social.html) 

garanto que se resume no seguinte:  "É PRIMEIRO O CUMPRIMENTO DO DEVER PARA A COBRANÇA DE DIREITOS, DEPOIS", quaisquer que eles possam!

Se todos agissem assim, respeitando o direito do outro primeiro e exigindo direitos depois, talvez não fossem necessárias tantas agressões contra fiscais de transito desarmados, espancados sô por fazê-lo ou tentar fazer cumprir o seu dever imposto pelo Estado de Bem-Estar Social e os cumprem muito bem, como o fazem os dois homenageados da crônica. Dos dois, só agente mineiro tive o orgulho de recebê-lo em meu apartamento, em viagem a Manaus! A Luciana Taborini (http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2014/11/carta-para-luciana-tamburini-agente-de.html), nunca a conheci, mas a sei cumpridora de seu dever lhe dado pelo Estado de Bem-Estar Social.

Como tomei conhecimento de que um gato persa fora aprendido em Campina Grande, na Paraíba e leiloada com outros para tentar recuperar bens de mais fraude milionário usando documentos públicos falsos, perpetrada contra o INSS o desde 2012, não duvido de mais nada! É uma total inversão de valores na sociedade brasileira e, talvez, mundial, sempre punindo o lado mais fraco pelo que se acha mais poderoso superior. O Estado de Bem-Estar Social, foi criado no século XIX, com igualdade entre todos! Infelizmente, porém, uns ainda podem e se acham mais importantes do que outros, em pleno século XXI! 

O presidente Michel Temer com razão, vetou inteiramente o projeto de lei que propunha porte de arma também para os agentes de transito, que só querem cumprir o seu dever. Se o projeto não tivesse sido vetado, talvez a agente de transito, Luciana Tamborine, que se tornou famosa ao recorrer por redes sociais para conseguir indenizar os 5 mil reais ao juiz JOÃO CARLOS DE SOUZA CORREIA, que dirigia sem CNH e bêbado, durante uma operação da Lei Seca realizada no dia 12 de setembro de 2011. Ela se tivesse porte de arma, poderia estar cumprindo pena por crime de homicídio se a Lei tivesse sido sancionada! O juiz bêbado queria tratamento VIP. A defesa da agente está recorrendo junto ao STF.

Não é pelo caminho da arrogância, abuso de autoridade, prepotência de uma autoridade se impondo sobre uma outra que o problema da falta de cidadania será resolvido, mas com o cumprimento de seus deveres para exigir os direitos que julgar que lhe caibam, sejam lá quais forem!



Um comentário:

  1. João Batista filho?BH14 de novembro de 2017 às 06:43

    Olá Carlos
    Quero em meu nome e em nome de todos os agentes de trasito do Brasil agradecer por sua bela homenagem e lembrar que estaremos sim, com muito orgulho, prontos para ajudar a promover o cumprimento da lei e da ordem no trânsito, mesmo que isto muitas vezes implique na nossa propria segurança.
    Cultivar um estado de deveres aqui no Brail é quase uma utopia pois a grande maioria das pessoas está se preocupando apenas em cultivar os seus direitos e, pior ainda, os que deveriam dar bons exemplos geralmente são os que se consideram "acima da lei" e da ordem. Se consideram "intocáveis", e no nosso trabalho esbarramos, frequentemente, com este tipo de gente espúria , sem caráter e sem o mínimo pudor e moralidade, que se utilizam de seus altos cargos ou posições para humilhar aqueles que estão zelando pela lei e pela ordem .
    As tais "carteiradas" neste país já se tornaram instituições oficializadas e poucos são os agentes de transito ou policiais que nunca tiveram uma carteira esfregada em frente seus rostos.
    Enfim, como disse o sábio senador Cristovan Buarque em uma de suas entrevistas: " ......o Brasil , há muito tempo vem promoveNdo uma ampla e geral degradação, em todos seus sentidos, e por aqui a cultura dos direitos vem sobrepujando a cultura dos deveres ....." , pois bem, é o triste caminho que estamos percorrendo , onde será que vai dar ? Eis a questão...

    ResponderExcluir