sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A FARRA DE LULA NÃO ACABOU! (AGEU CAVALCANTE/BRUNO TEIXEIRA)

A luta do ex-predidente Luiz Inácio Lula da Silva para provar sua inocência, ainda não acabou. Acreditando e ainda vendo a "fumus boni iuris", anunciou recorrerá até onde poder.  Nem as apaixonadas declarações movimentos sociais contra e a favor de Lula, que patrocinaram passagens aos trabalhadores sem teto, aos sem-terra e a outros para se fizerem presentes ao julgamento de Lula no Rio Grande do Sul, abalou os magistrados. Muitos dos supostos “apoiadores” de Lula não tinham a mínima ideia do que tinham ido fazer na capital gaúcha e nem contra o quê ou o porquê Lula fora condenado. Mas a baralha jurídica ainda não acabou. O ex-presidente poderá interpor infindáveis recursos e lhe é permitido até o “jus sperniendi” (direito de esperner) permitido a todos que se acham injustiçados em busca de provar as suas inocências. Lula, portando, ainda não será preso, mas talvez também não ter tempo hábil de concorrer a um terceiro mandato presidencial pelo PT.

Muitos aos que queriam a prisão imediata dele ao final do julgamento do colegiado, podem ter ficado frustrados, mas ainda lhe restam recursos de embargos de declaração na própria 4ª Região Federal, onde os desembargadores ratificaram e aumentaram sua pena para 12 anos e um mês de prisão em regime fechado, reduziram a pena à Leo Pinheiro para três anos, que lhes foi também imposta pelo juiz federal de Curitiba, Sergio Moro. Tudo dentro do processo, seguindo uma linha técnica e jurídica, como destacou no artigo “UMA NOVA GERAÇAO PEDE PASSAGEM”, do professor da FGV, Joaquim Falcão, lido em uma rede social. Ele destacou "a lisura e o respeito entre todos os magistrados" diferentemente do que ocorre em outros tribunais superiores e Lula foi lançado pelo PT, a um terceiro mandato, mesmo que não tenha sido impedido pela “Lei da Ficha Limpa”, oriundo de iniciativa popular e  sancionado por ele mesmo A peregrinação de Lula em busca de provar que tudo não passaria de uma perseguição da Justiça para afastá-lo da disputa eleitoral de 2018 teve um julgamento pena, Como perguntou Eduardo Rocha "que tiro foi esse dado contra Lula”  que vislumbrava a um terceiro mandato presidencial e estava crente que não restariam provas contra ele?  Lula continua vendo a "fumus boni iuris" à sua frente e continuará lutando, com a força de sua militância e força política da mobilização que o PT possui, para se tornar pela terceira vez à presidência da República. Eduardo Rocha aproveitou a música “Que Tiro é Esse?,  composição da cantora Jojo  Todynho. Depois de postada na internet, virou hit nas redes sociais.

Fora as manifestações pró Lula e contra a prisão dele -caso inédito na Justiça brasileira, quando e se ocorrer- tomei a decisão: dos candidatos que lançaram suas candidaturas vote no senador e líder do PPS/DF, Cristovan Buarque de Holanda, nascido em Pernambuco, pelo conjunto da obra em seus projetos como senador. Espero não me decepcionar com ele como me decepcionei com o segundo mandato do ex-presidente Lula, Embora não seja eleitor do PT, reconheço os méritos obtidos em seu primeiro mandato, mas me decepcionei quando não escolheu da ex-senadora petista pelo AC, para a presidência da República, preferindo acreditar em Dilma Rousseff. Votei em Marina Silva, que criou a Rede Sustentabilidade para a presidência da República. Mas decidi mudar e, talvez vote no senador pelo conjunto dos projetos apresentados para tentar moralizar o Congresso Nacional, que de tão bons que eram, nunca foram votados, mesmo que ele perca. Jair Bolsonaro, oriundo das Forças Armadas, sonegador impostos confesso, é a favor da volta de tortura, é contra as minorias, é homofóbico e não acredita na força do voto popular para mudar o Brasil. Talvez Lula tenha esquecido que o Brasil não fosse o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC do qual presidiu e ficou por várias décadas e, por isso seu plano de poder não tenha dado certo no Brasil! Como escreveu. Gabriel Tabaldi, graduado em História pela UFES, “se Lula não tivesse tanta ganancia pelo poder”, poderia até ter dado certo no Brasil

11 comentários:

  1. Saiu a crónica sobre lula. Muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Reconheço e parabenizo-o pela dua meiturs nas edtreminhas!

    ResponderExcluir
  3. Reconheço e parabenizo-o pela sua cultura e capa idasw que tem de ler e intwrpretar as entrelinhas!

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade de comentar num post agora pela manhã, mas resolvi escrever na minha própria TL e, silenciosamente, respeitar o contraditório vazio de um cérebro vazio. Algumas pessoas nem sabem exatamente o que estão comemorando. Basta um Lula condenado e o PCC (Partido dos Corruptos e Canalhas) no comando. O ódio de classes não tem permitido que essas pessoas raciocinem com lucidez. Alguns incautos não perceberam sequer que Lula é candidato da circunstância e não da própria vontade. Se tivessem respeitado a democracia e permitido Dilma concluir o mandato, Lula não seria o candidato. Ou dificilmente seria. Mas, os patos amarelos da opinião pública preferiram entregar o país - com o STF, com tudo. Quem não entendeu isso ainda não entendeu nada e deve começar do zero. Zero pra tu, boy!

    Concordo com os que acham que a condenação não se trata de perseguição ao Lula. Afinal, o judiciário está apenas cumprindo ordens dos que querem ceifar os direitos sociais do povo brasileiro, destruir o impacto da soberania brasileira no mundo. Erra profundamente quem acha que tudo isso que está acontecendo tem a ver com Lula. Lula é apenas um personagem da história, uma liderança popular. A maior de todas. De todos os tempos. Não foi julgado. Foi apenas condenado a sair de campo. Vai ficar com o nome na história e em pouco tempo ninguém lembrará dos juízes que o condenaram. É assim, ninguém lembra dos que condenaram Tiradentes e o traidor não virou nome de rua. Não existe um beco com o nome de Silvério dos Reis. A história não guarda lugar para os covardes. Para eles só resta o lixo da história.

    O Brasil não está perdendo Lula. Ele ficará por aí e, vivo ou morto, influenciará milhões. Ficará muito mais forte, agora. Mas, estamos perdendo o pré-sal, o petróleo, a tecnologia, a inteligência dos nossos cientistas, a nossa autonomia de nação. A perspectiva sonhada para uma educação pública de qualidade, virou "debate sobre ideologia de gênero". Mesmo que isso não exista. Mas, não importa, não é mesmo? Para alguns brasileiros precisamos mesmo é de religião, farinha e televisão. Pouco a pouco vamos retornando para a cova comum dos que se contentam com a submissão, com a viralatice social da classe média. Sugiro até que mudem o mapa. Que tal o retorno das Capitanias Hereditárias? Vamos discutir o fracasso dos donatários. As novas caravelas já estão chegando. Pode ser que recomeçando do zero possamos ter uma nova ideia de nação. No caso, talvez se faça justiça: foi Pedro II que primeiro pensou na transposição. Lula apenas fez o que outros só prometeram. Definitivamente não somos revolucionários. Como tantos desejaram, voltamos em um ano para o Mapa da Fome. Ah, você que acredita em tudo, por favor entenda: o Papa é argentino, mas Deus não é brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Joao Batista Filho/MG26 de janeiro de 2018 às 09:50

    Carlos, Só para lembrar, o Lula ainda terá mais alguns processos a serem julgados contra ele, alguns com provas bem mais consistentes do que o do Triplex, portanto acho que ele não terá a menor chance de defesa nos recursos que apresentar. É só mesmo uma estratégia para ganhar tempo re adiar a prisão dele, coisa que ele também tem quase toda certeza. O império Lulistico começou a desabar anteontem, as paredes já estavam podres a muito tempo, mas muita gente se recusava a enxergar isto. Bom para outros candidatos e adversários que estavam obscurecidos pelo fanatismo Lulista. Viu aí a possibilidade do Cristóvan Buarque vir a ser um possível candidato? Eu votaria nele, com toda certeza

    ResponderExcluir
  6. Imbergman Maia Litaiff26 de janeiro de 2018 às 11:55

    Lula é o Che Guevara sem a narrativa. Eu q jamais o apoiei respondo aos amigos q ilusória, ideológica ou financeiramente ainda o defendem tenho agora resposta à altura pq inteligente e de nobre fundadora do PT dele:

    ResponderExcluir
  7. Vamos aguardar as propostas de cada candidato, só não quero deforma alguma votar em Bolsonaro ou em alguem da "esquerda".
    Votaria tambem no Cristóvan Buarque, na Marina Silva ou em outro que se esforçe em construir um programa de governo confiável, responsável e voltado para unificação de forças. Neste momento, radicalismos é o que menos precisamos para voltar a trazer esperanças para o Brasil...

    ResponderExcluir
  8. Daqui po diante vai comear..Ele que se cuide porque virá chumbo mais grosso ainda do que aquele de ontem....

    ResponderExcluir
  9. Tudo isso são coisas de u m país chamando brasis tupiniquim onde o povo foi e está acostumando que o poder só é feito por pessoas ricas que gente do povo não pode nunca chegar ao poder. Tanto é que o atual presidente não fica nada a dever para o Lula.

    ResponderExcluir
  10. Exerceu com democracia sua visão desse fato político que aflige a sociedade...Um abraço e felicidades.

    ResponderExcluir