segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

SP: 463 AANOS DEPOIS...

Vendo as fotos mostradas no programa "Domingão do Faustão", senti vontade de entrar em uma máquina do tempo para conhecer outras cidades como já fora SP, que hoje completa 463 anos,

Mas, ainda sem sua cracolandia, sem seu transito caótico, com as imensas filas nos postos médicos para tomar vacina contra a febre amarela erradicada por Osvaldo Cruz há muito tempo, que já produziram três mortes e seis casos sendo investigados sem seus outros problemas sociais, éticos, morais e na de políticos de hoje! Mas como a máquina do tempo não existe e nem pode ser construída...não reviverei a emoção do passado. Contudo, hoje, SP, com todos seus problemas, completa. 463 anos hoje
  
Na descrição feita sobreo município de Natal, cronista Nete Cortez me fez voltar no tempo, me conduziu pelas mãos e me apresentou as ruas em que vivera e seus amigos de infância. Também me convidou e aceitei rever o passado nas páginas do seu gostoso livro. Hoje, Nete, sua terra de pescadores, pescou turistas ávidos de conhecer seus pontos turísticos.

Também moram na capital potiguar outros valorosos escritores como Eduardo Gosson, Celma Calazans e tantos outros que continuam com a missão de Nete Coetez. Gosson, preside a UBE/RN, mas ele  "não sabia que doía tanto" relembrar a história de sua ascendência! E como dói também relembrar os 137 igarapés limpos e translúcidos que existiam em Manaus, todos aterrados parcialmente para embelezamento da cidade, No Igarapé do 40 cheguei a nadar e no Mindu, pesquei tucunaré no Balneário Guanabara. Na década de 60/70, já era linda minha Manaus. Antes deveria ser mais linda, ainda! Mesmo bucólica, segura e com quase todas suas ruas calçadas com paralelepípedos.
  

Revi a Cidade de Manaus de hoje, com suas duas vergonhas históricas - o Porto de Manaus e sua Estação Rodoviária. Eu também não sabia que me doirai tanto vê-los abandonados, mesmo depois de 348 anos da cidade que se orgulha em ter inaugurado a na década de 80 do século XX por Jose Fernandes de Oliveira para uma população de pouco mais de 800 mil habitantes

Como o tempo não volta, só posso dizer que hoje a capital da Zona Franca é uma ilha cercada de pobreza, palafitas e miséria por todos os lados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário