terça-feira, 18 de setembro de 2018

CARÁTER, É A MAIOR INTELIGÊNCIA! (Rafael Moreno)



"Maior que a Inteligência, é o caráter. Maior que o dinheiro, é a humildade e maior que as Derrotas, é a vontade de vencer!"


Com essas palavras, o leitor Rafael Moreno definiu no grupo “Rainha do Cabareh” administrado por Dorys Viana, o que demorei dois enfadonhos e prazerosos anos de pesquisa para escrever o livro "A CIDADANIA COMO FATOR DE RESGATE SOCIAL", analisando os dados positivos de recuperação social alcançados em vários projetos  desenvolvidos na Unidade FRANCISCO SALDAMHA BEZERRA, inaugurada em 1977 como Unidade 12 Manaus! Analisei dados dos projetos “Criança Urgente” (menores de rua, cheira cola e drogaditos, “Serviço Civil Voluntário” (de 18 a 21 anos) e vários outros destinados à jovens que viviam em situação de vulnerabilidade social. A conclusão a que cheguei? Desde que queiram, é que é possível os recuperar, mas faltam medidas de apoio, como a aplicação de “Penas Sociais” de pelo menos 3 anos de internação compulsória de tratamento contra à dependência química, para ajudar na fase mais profunda da abstinência.   

Com a pedagoga Ana da Silva Quadros e colaboração de toda sua equipe de instrutores e professores convidados, o SEST/SENAT desenvolveu com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Manaus, os projetos Serviço Civil Voluntario – SCV, destinado a adolescentes de 19 a 21 anos de idade e o “Criança Urgente” que recolhia menores drogados, cheiradores de cola de sapateiro, menores restituídas e os levava para o SEST/SENAT, onde tomavam café, ouviam palestras, participavam de esportes e depois eram devolvidos aos seus locais de origem. 

Na gestão do Promotor de Justiça Pólio Caio, o SEST/SENAT não renovou mais a parceria e deixou de realizar projetos sociais. Analisei os dados dos resultados sociais alcançados e escrevi a monografia analisando as Constituições socialmente as mais avançadas do mundo e a do Brasil de 88 -  "A CIDADANIA COMO FATOR DE RESGATE SOCIAL" -  depois transformada em livro para Docência de Terceiro Grau, elogiado pelos professores da Faculdade Candido Mendes e constatei que é possível a recuperação de "drogaditos", mas é preciso que manifestem vontade!

Como assistente social, teórico e professor várias disciplinas, hoje aposentado dizia a todos que agradeciam, “fui porta que se encontrava aberta pela qual vocês entraram. O resto do caminho foi feito por cada um, com determinação, coragem e muita força de vontade”. Tenho conhecimento de que três pessoas que participaram do primeiro SCV concluíram os ensinos fundamental, médio e hoje cursam o nível superior!



Nenhum comentário:

Postar um comentário