terça-feira, 19 de março de 2019

A INTERNET QUE UNIU O MUNDO E AS REDES SOCIAIS EMUDECERIAM AS PESSOAS! (CORONEL PM/AM SALES MORENO e JOÃO BATISTA FILHO, o "JOBA CICLE" E MAX RODRIGUES DA SILVA)



Até entre os familiares, se conversa mais pelo whatsapp, isolados em seu mundo virtual, com todos postado felicidades, fotos de  viagens, exagerados e seguidos compartilhamentos de “bom dia”. Tenho excluído do meu face algumas pessoas. A intelectualidade está sendo substituída pela “burrice” e o reducionismo exagerado na forma de escrever e na boa e inteligível forma de escrita! Não me admira que hoje estão sendo reprovados em entrevista de emprego mais por erros e menos por falta de vagas. Temos que tomar uma atitude qualquer contra esse uso exagerado das redes sociais, sem muitos critérios!


Hoje aplaudi um compartilhamento da Mensagem de Damião Alves, sobre educação, mas cheio de erros de concordância verbal e gramatical e disse que aplaudia, mas como ex-professor de gramática e literatura amazonense, falei que o   pela perspicácia, mas informei à pessoa que o reprovaria pelos erros que cometeu. O administrador do Grupo FRACO FRANCO, o bolsonarista radical Célio Viana, respondeu me chamando de “leso e doido” e que quando morresse, minha lápide pronta dizendo: “AQUI JAZ CARLOS LOUCO DA COSTA, VULGO GARDENAL VENCIDO/CHATO PRA CARAIO”. Como corrigir um bolsonorista desse tipo? Impossível! Mas quem não os tem no atual mundo das redes sociais! Ninguém é perfeito no mundo virtual. Tento apenas ser transparente no que escrevo! Mas voltemos à crônica!


Com a telefonia móvel recente, pensei que fosse só um modismo no Brasil, mas constato que não é! Porém, tive a certeza que não seria com a uma visita do mineiro fiscal da BHTRANS João Batista Filho, o “JOBA CICLE” das redes sociais "embaixador" informal das belezas misteriosas e magicas da Amazônia e viajante do mundo - Portugal, Inglaterra, países asiáticos como Singapura, Malásia etc. Com a popularização e uso exagerado a internet, unindo o mundo sem critérios, popularizadas e grátis e as redes sociais oferecidas de graça por operadoras de telefonia e móveis definitivamente uniu o mundo. As redes sociais mudaram os hábitos das pessoas. Elas passaram a se isolar do mundo e passaram a usar mais as redes sociais do que as antigas e prazerosas e instrutivas conversas do passado.  

O vídeo compartilhado pelo leitor e coronel PM/AM, Sales Moreno, de uma pegadinha talvez produzido por uma TV japonesa postado em meu MSN do Facebook  confirmei com a visita do amigo Joba Cicle que o fenômeno é endêmico, epidêmico é mundial. Ele mostrava pessoas distraídas teclando ou conversando nas redes sociais que esquecem até de seus filhos. O amigo mineiro João Batista Filho, em visita ao nosso apartamento, me contou que as pessoas andam muito distraídas e até atropeladas em faixa de pedestres porque não prestam mais atenção para nada do mundo virtual do que ao todo real. Isso ocorre  no mundo todo, principalmente em alguns com internet de melhor qualidade da Ásia e Europa, por onde o mineirinho que veio me enviando vídeos durante 2 anos sem o adicionar. 



Um dia decidi abrir um deles e era um vídeo interessante sobre um trabalho realizado pela UFMG no "RIO DAS  VELHAS" e respondi dizendo que imaginava na mente de adolescente que o nome fosse porque lavadeiras velhas batendo roupas no Rio, depois escrevi uma cronica sobre o que imaginava na época da adolescência, todas as vezes que lia algo sobre o Rio. Talvez tenha ficado com essa ideia depois que soube que minha mãe Josefa Costa lavava de pano que usava no largo e profundo Igarapé do 40, em Manaus, batendo um.porrete em cima de uma pedra. Em sua primeira visita ao Amazonas disse que não conhecia nada e fui informando pela internet o que me perguntava. Quando chegou, lembro-me do seu sorriso entrando em nosso apartamento, como se já me conhecesse há muito tempo, trazendo no ombro uma uma pesada uma sacola de livros raros de vários autores, principalmente os de autores mineiros. Acho que antes  recebi também trabalho de ecologia do Projeto "MANELÃO" em homenagem ao amigo de ,  citado em "GRANDES SERÃO: VEREDAS" projeto realizado pela UFMG. Adorei o presente e li todos os livros.No Brasil, agora que começaram usar a fibra ótica!  Tudo o que é usado em excesso se torna um vício e é prejudicial a todos!   Diante de tudo que vi e ouvi, o que valeria mais: uma vida, um sequestro ou um celular?  Entre o aparelho de celular e a vida, talvez sejam as redes sociais que calam mais.... Hoje, se morre e se mata por nada! Depois que a vida e a morte passaram a ser banalizadas e o celular passou a valer menos que um celular que depois de roubado é vendido pelo preço de banana como se dizia no passado. 
Hoje, porém, o preço da banana está pela hora da morte, também!

4 comentários:

  1. Boa noite! muito obrigado por curtir minha página no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, absolutamente certo. As pessoas viraram marionetes da internet. Infelizmente. Abraço

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOA A CRÔNICA SOBRE O USO EXAGERADO DA INTERNET.

    ResponderExcluir
  4. Ateliê Iara Abreu (PINTORA\)20 de março de 2019 às 13:48

    Muito bom texto
    Gostei e repasso aos meus contatos.

    ResponderExcluir