quarta-feira, 20 de março de 2019


TERMÔMETRO PERNAL (MARIA JOAQUINA PAES EWERTON)




Quando dona Maria Joaquina Paes Ewerton, a secretária doméstica reclama de dores nos ossos, pode ter certeza que choverá, mesmo que esteja fazendo sol inclemente de "rachar a moleira" como se diz no Amazonas!

Por causa a chamo de "termômetro pernal[" do apartamento em que moro em Manaus! Mas desconheço a relação que possa existir entre as dores nos ossos da nossa secretária doméstica e a chuva!


Por mais de uma vez se queixou de dores nos ossos da perna e dos braços, consequência de reumatismo, mesmo fazendo sol e foi ela falar e que fechou o
um tempo, caindo um temporal rápido, mas intenso!


Passei a perguntar à secretaria doméstica se está sentindo alguma dor nos ossos dela. Se tiver, choverá com certeza.


As dores do reumatismo da dona Maria servem como meu "termômetro pernal". Ao acordar dos efeitos do gardenal de 100 mg que tomo diariamente desde 2006, quase sempre me dirijo até a cozinha e pergunto-lhe: "hoje, estão doendo seus ossos". 

Ela apenas ri da pergunta que lhe faço!


5 comentários:

  1. Que cronica otima ,Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Silvia Grijó Xavalcante20 de março de 2019 às 16:18

    "Termômetro pernal", texto que me conduz aos meus "antigos" e me dá uma saudade...

    ResponderExcluir
  3. Melhor mesmo era descobrir se os ossos dela são mágicos... Muito boa crônica!

    ResponderExcluir