quinta-feira, 28 de março de 2019

DE TEÓRICO SOCIAL À UM QUASE ANALFABETO!


Saindo da sede do Conselho Regional de Serviço Social e ao entrar no prédio do “The Pleice”, no mesmo local onde por muitos anos onde existiu a premiada sede da Indústria de Joias e Relógios Beta, engolida pelo progresso e ao apresentar à pessoa que me sugeriu que fizesse a nova identidade profissional do tendo como assinatura apenas o polegar direito, a servidora da loja de Consignados me garantiu que conseguiria reduzir em torno de 35 reais no desconto da aposentadoria da Previdência Social. 

Será que o progresso não poderia acompanhar também o desenvolvimento e a verticalização da cidade? Ele enterra os sonhos e as memórias de quem viveu essa época!

Os prédios da Beta e da Suframa premiadíssimos pela sua arquitetura projetadas pelo saudoso Severiano Mário Porto, que teve também sua casa de madeira desmontada e prometida ser remontada em outro local – o que nunca aconteceu até hoje -. Hoje, funciona um Bar e Restaurante no local! E ao saber que o tio de que quem me prometera redução de juros, também trabalhara por longos anos na indústria de Joias, fiquei delirando e me revi fazendo cota financeira no Grupo Escolar Adalberto Vale para contratar o caminhão; subindo na carroceria e descendo na antiga Fábrica Magistral, caminhando a pé até o Balneário do Parque 10, no hoje poluído Igarapé do Mindu. Terminada “farra da pesquisa” no banho, voltávamos ao caminhão acompanhado pela saudosa e inesquecível professora Rosa Eduarci Marinho, subíamos na carroceria do caminhão e à Escola, onde nos reuníamos para fazer “pesquisa” no local onde hoje existe a Universidade de Tecnologia do Amazonas, na Manaus verticalizada de quase 3 milhões de habitantes. Como me tornei um teórico social, ex-professor universitário de Serviço Social, em um quase analfabeto com diploma? E como um ex-membro do Conselho Fiscal na gestão da colega Cecília Freitas, mudou tanto de assinatura e fui orientado por uma colaboradora da empresa de Consignados a tirar nova Identidade Profissional garantindo-me que reduziria os juros de vários empréstimos que tenho? 

O que fez mudar tanto minha assinatura, foi um princípio de Aneurisma Cerebral ocorrido em agosto que paralisou os movimentos dos dedos da mão esquerda! Só escrevo no celular, com o polegar direito, que recebi de presente da esposa de 22 anos, Yara Queiroz. Também foram necessárias 11 cirurgias no cérebro em 9 em Manaus e em 2 em São Paulo, um coma se 10 dias em 86, na UTI do Hospital Santa Júlia, em Manaus, mais 45 sem memória e outros 15 sem fala.
.

O que os outros aposentados do Brasil, não devem fazer também para reduzir os juros sem aumentar o número de parcelas e não recebendo qualquer dinheiro enquanto esperam a promessa do presidente Bolsonaro que ninguém que recebesse menos de 5 salários mínimos pagaria Imposto de Renda?


7 comentários:

  1. UMA DAS RAZÕES DE EU AQUI ESTAR A FORAM 2 AVC NO QUAL PERDI TODOS OS MOVIMENTOS MOTORES E PARA SAIR DA DEPRESSÃO , PELA PRIMEIRA VEZ COMECEI ESCREVER PARA EXERCITAR A MENTE E OS DEDOS.. QUASE DÁ CERTO PARA TUDO...

    ResponderExcluir
  2. Homem de muita história e superação. Tenho orgulho de tê-lo com amigo. Meu nobre escritor Carlos Costa exemplo de superação e milagre divino. Louvo a Deus por vossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Ótima ctonica!
    Meus aplausos!

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom artigo, me fez viajar para um passado distante e glorioso, meu saudosismo meu remeteu a minha infância, que mesmo com poucas sovas (Peias) me fez um homem melhor, um esposo mais amoroso, um pai preocupado com o futuro dos filhos e um avô caduco, e com a certeza de boa parte do dever cumprido, cumprimento o nobre amigo pelo seu espirito aguerrido que mesmo diante das adversidades da vida, não se vitimou , me levando a crer que em quanto houver vida há esperança ..... Parabéns pela sua tenacidade

    ResponderExcluir
  5. Muito Boa reflexão histórica, geográfica e sociológica! Precisamos de mais reflexões dessa forma! Uma crítica com o coração que não ataca esse ou aquele mas que nos leva todos e todas a reflexões!

    ResponderExcluir
  6. Francisco Isaias Sobrinho29 de março de 2019 às 17:28

    Gostei muito do sua publicação. Lembrou-me da época em que a melhor pedida do domingo era ir tomar banho no Parque 10,

    ResponderExcluir