quinta-feira, 29 de agosto de 2013

NATAN DONADON: "LUGAR DE BANDIDO É NA CÂMARA"


Lugar de ladrão do dinheiro publico é na Câmara Federal!” Garanto isso diante da vergonhosa manutenção do mandato do deputado federal Natan Donadon, que se diz “inocente” de todas as acusações, mas não conseguiu provar nada até hoje e foi condenado em todas as instâncias há 13 anos, 4 meses e dez dias de prisão. Mesmo assim, manteve seu mandato, abrindo um precedente para todos os outros deputados condenados pelo maior escândalo de compra de votos no governo Lula, o mensalão. Ou seja, poderão até ser presos, mas não perderão seus mandatos; os que forem condenados a penas menores, poderão trabalhar e voltar ao xadrez e, para o lugar deles, sequer serão chamados os suplentes porque todos sairão da prisão da Papuda, em Brasília, direto para a Câmara para propor leis que poderão até melhorar o Sistema Prisional como um todo, pois voltarão para a prisão depois, mas continuarão com seus mandatos intactos, tudo o que o Brasil, que continua mobilizado nas ruas, não quer ver!

Desconfio até que o Donadon, sem partido, foi absolvido, mas continuou recorrendo protelatoriamente e exercendo seu mandato que lhe foi conferido nas urnas, mesmo sem ser “elegível” pela lei da “ficha limpa”. A investigação contra Donadon começou com denúncia de desvio de verbas públicas quando exercia cargo  eletivo de deputado na Assembléia Legislativa de Rondônia, mas acabou preso por ordem do STF como deputado federal  e está recolhido há mais de dois meses no presídio da Papuda, em Brasília, em regime fechado. As algemas usadas por ele teria sido o principal argumento para sua não cassação, em voto secreto, o que é uma vergonha! Isso precisa acabar!

Contudo, o deputado federal foi afastado do cargo e nada receberá por decisão solitária do presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O voto secreto foi criado há muito tempo, na época do bi-partidarismo de Arena e MDB, para respaldar votações polêmicas e esconder no anonimato os parlamentares da oposição que assim se manifestavam, principalmente contra a ditadura militar. Depois disso, em plena democracia, perdeu a razão de existir, principalmente para confirmar que lugar de bandido, de condenado, de pessoas sem escrúpulos, com algumas exceções, obviamente, é mesmo na Câmara Federal! Para seu lugar, foi convocado o ex-parlamentar Almir Lando, que exercerá todo o mandato do deputado preso e inelegível!

O deputado federal Natan Donadon, é acusado de ter desviado 8,4 milhões da Assembléia Legislativa de Rondônia, mas compareceu algemado ao plenário da Câmara Federal, fez sua própria defesa, mostrando a marca das algemas e reclamando da comida ruim que era servida na Papuda. Esse fato deve ser visto como um  precedente a todos os outros deputados condenados pelo crime do “mensalão”, o mais escandaloso crime praticado durante o Governo Lula. Isso porque, aumentando mais ainda o confronto entre o Supremo e a Câmara, o presidente Henrique Eduardo Alves anunciou que não submeterá mais nenhum caso de cassação de mandato a plenário enquanto não for aprovada a proposta de mudança na Constituição abrindo o voto secreto para esse tipo de votação. O articulista jurídico Hugo de Brito Machado garante que o voto secreto, implantado durante o Regime Militar, não se faz mais necessário em um regime democrático e ganhou a voz das ruas e precisa ser extirpado.   


O surpreendente resultado sugere que nenhum deputado federal com mandato na Câmara Federal perderá seu mandato por ter sido condenado no rumoroso processo do caso “mensalão”, como se tornou conhecido o mais rumoroso escândalo de compra de votos do Governo Lula! Durante todo o processo que antecedeu à vergonhosa votação secreta que manteve o mandato de Donadon, lobby foi feito junto ao chamado “baixo clero”, sobretudo nas bancadas evangélicas do PT e do PMDB e parece que surtiu efeito, o que se conclui que lugar de bandido é mesmo na Câmara Federal porque, embora jure que é inocente, Donadon nunca conseguiu provar que não desviou dinheiro da Assembléia Legislativa de Roraima. E apelou contra a voz das ruas dizendo: ”Temos que ter cuidado com a voz das ruas. As vozes das ruas crucificaram Jesus. Creio em Deus e na Justiça. Sei que esta Casa é independente”. Se deu certo, não sei, mas garantiu seu mandato! Depois dessa vergonhosa decisão, alguém tem alguma dúvida que todos os parlamentares condenados pelo crime do “mensalão” também continuarão com seus mandatos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário