terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PRÊMIO OU CASTIGO?(CORRUPÇÃO NA PETROBRAS)


Uma pessoa acuada, pressionada, com medo, ameaçada, sufocada e envolvida em denúncias de irregularidades explode e fala. Venina da Fonseca pode ter se excedido um pouco, mas está confiante e documentada! Isso foi o que observei como jornalista especializado em Assessoria de Comunicação e Marketing Empresarial. 

Na década de 80, fui estagiário na área internacional de comunicação da Petrobras, dirigida pelo jornalista Venâncio Ramos. Passei pouco tempo, mas foi tempo suficiente para saber que a empresa Queiroz Galvão estava realizando inúmeros contratos para obras com o Governo do Iraque e contratava empresas menores para realizar outros serviços. Estas contratavam novas empresas, para cumprir determinadas tarefas. Em outras palavras, isso é o que se chama “fatiamento de contratos”: um contrato que se divide em vários outros,  entre empresas privadas!

Manter ou não manter a presidente Graça Foster à frente da Petrobras é o menor dos problemas! Ela está sem clima político e confiabilidade para continuar no cargo, mas a presidente da República Dilma Rousseff tomou a decisão de mantê-la porque nada existiria contra ela. É verdade: só que ela ficou desgastada com as denúncias da ex-diretora Vanina Fonseca, que reafirmou e documentou tudo, provando que a presidente da Estatal foi no mínimo omissa na apuração das denúncias ou incompetente por não ter entendido o que seria fatiamento de contratos. Deveria ter se inteirado melhor sobre as denúncias que se avolumaram desde 2009 e procurado saber o que seria “fatiamento de contratos” denunciado pela diretora e não tê-la tê-la enviada a Indonésia para trabalhar no escritório da empresa e, depois ter sido orientada fazer um curso de Mestrado, como diz ter feito. O que pareceria ser um prêmio para a ex-diretora foi, na verdade um grande pesadelo porque Vanina, acuada, sem resposta de ninguém, acusada porque também teria cometido desvios de conduta de acordo com o Código de Ética da Empresa, decidiu contar tudo o que sabia e garante que não é só ela quem sabe; outros funcionários, também, mas devem estar com medo de vir a público, deixando Venina sozinha, contra todos! 

Diante ao problema gerado, o melhor seria a presidente Graça Foster se afastar da Petrobras e permitir que tudo fosse apurado. Depois, retornaria mais forte e mais determinada para cumprir as metas e ações programadas. O que não dá é para a presidente da República Dilma Rousseff assumir a defesa intransigente da presidente da Estatal. Essa prática lembrou-me muito o que sempre me dizia o Dr. Maury de Macedo Bringel, em nossas conversas informais. Ele dizia e repetia sempre: “quando a pessoa é sua amiga mesmo, você escreve em um guardanapo de bar ”atenda-me, seu fdp". A pessoa lerá, dará um leve sorriso e atenderá. Quando a pessoa não é amiga e não quer atender nada, o interlocutor poderá estar totalmente certo, documentado e com razão, fazer petição de 30 ou mais laudas, ela receberá, sentará em cima de tudo e não atenderá nada, mesmo que a pessoa tenha razão. E ainda colocará tudo na última gaveta de sua mesa só para que ninguém o encontre”. 

Pode ter sido esse o caso da presidente Graça Foster, no caso das denúncias feitas por Venina de Freitas, desde 2009! Recebeu, leu, não deu importância e agora diz que nunca tomou conhecimento de nada e que Venina nunca fez qualquer denúncia formal. E precisava?

6 comentários:

  1. Rafael De Queiroz Neto23 de dezembro de 2014 às 12:12

    Como bem disse o Deputado Federal Ronaldo Caiado, a Presidente. ao manter a Presidente da PETROBRAS, chamou a responsabilidade toda para si. Depois, ela não venha dizer que nada soube ou que a Presidente da Petrobras nada lhe informou. Afinal, estamos cheios de tanta ignorância.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou ingênua ao ponto de acreditar que a Sem Graça não entendeu o que qualquer brasileiro que não é burro entendeu. A Dilma e o Lula sabiam de tudo e é claro que a Graça entendeu tudo , mas a Dilma prefere que ela continue no cargo para atrapalhar as investigações. O ministro Gilmar Mendes disse que o mensalão e os mensalinhos poderiam ser julgados no Tribunal de Pequenas causas perto do Petrolão e que o desvio de verbas 'somente para verter dinheiro para os partidos é um argumento-álibi. Em entrevista ao Roda Viva na TV Cultura o advogado Modesto Carvalhosa com conhecimentos de 82 anos sobre corrupção disse que a quadrilha está protegida pelo planalto e que o mensalão e Petrolão foi feito e concebido pelo PT. A Dilma confia em todos bandidos do Brasil e só os loucos e cegos confiam nela.

    ResponderExcluir
  3. Norma Aparecida Silveira Moraes23 de dezembro de 2014 às 12:22

    INFELIZMENTE ISTO ACONTECE ATÉ EM EMPRESAS MULTINACIONAIS. JÁ TRABALHEI EM UMA E DE VEZ EM QUANDO APARECIA ALGUM GERENTE DESVIANDO PRODUTOS PARA UMA MINE FÁBRICA, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PARA CONSTRUIR A PRÓPRIA MANSÃO. E NINGUÉM PODIA FALAR NADA PORQUE O TAL ERA ENGENHEIRO DOUTOR, MAS UM DIA ELE CAI DO CAVALO. SE GENTE VER UM GERENTE ROUBANDO E DENUNCIASSE OU COMENTASSE ERA MANDADO EMBORA...IMAGINO O PAPEL DA ACUSADORA, AINDA BEM QUE ESTÁ FORTE E DETERMINADA, MAS VI NELA TAMBÉM UMA PESSOA VINGATIVA POR ALGUM MOTIVO....MUITO BOM ARTIGO E POSICIONAMENTO. FELIZ NATAL...

    ResponderExcluir
  4. Norma Aparecida Silveira Moraes23 de dezembro de 2014 às 12:31

    NÓS PERCEBEMOS TAMBÉM CONSTRUTORAS E EMPREITEIRAS CRESCENDO MUITO RÁPIDO NO BRASIL. JÁ COMEÇA AS ROUBALHEIRAS NAS PREFEITURAS, HOSPITAIS PÚBLICOS E EM TENTOS OUTROS SEGMENTOS PÚBLICOS...ESTAMOS DESESPERANÇADOS. AONDE ESTÁ A CARTILHA DA HONESTIDADE NESTE PAÍS CORRUPTO???

    ResponderExcluir
  5. Graça Foster ,supostamente,pode ser honesta,entretanto não basta só honestidade para dirigir uma empresa da envergadura da Petrobras .
    Toda empresa deste porte tem auditoria interna e externa, que respondem diretamente à presidência. Ela pode não ter visto nada por incompetência, ou ter visto e não ter tomado nenhuma medida acauteladora , por determinação de alguém de nível superior ao dela.

    ResponderExcluir
  6. É assim, nunca sabem de nada e a farra continua.
    Desejo Feliz Natal a vc. e aos seus e que o novo ano que se aproxima seja de muitas realizações e tudo que de bom deseje. Abçs.

    ResponderExcluir