quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SER FELIZ É FÁCIL - MENSAGEM DE NATAL/2014


Todos somos seres humanos desesperados sem causa. A felicidade é fácil! Não me perguntem se sou feliz porque não saberei lhes responder! Mas, sei que ser feliz é muito fácil e simples: depende de cada um individualmente e da coletividade como um todo, cada um fazendo sua parte sem egoismo, exercendo a cidadania, respeitando ao próximo e vivendo de forma intensa e fazendo o que melhor lhe se satisfaça e lhe dê prazer. Será muito fácil se ser feliz, embora reconheça limitações em muitos seres humanos para exercer esse processo! Felicidade plena não existe; momentos felizes, sim. A soma dos momentos é que tornará a pessoa feliz ou infeliz. A felicidade sempre dormiu ao nosso lado, em nossa cama! Nós é que a procuramos onde não a encontraremos e por isso, somos desesperados sem causa!

Se viver tomando cinco remédios, diariamente, dois anos sem ter sofrido novas convulsões, internações de emergências, urgência e sem causar preocupações a minha esposa Yara Queiroz, é motivo de felicidade, então, sou feliz. A felicidade vive dentro de nós mesmos e podemos vivê-la de forma plena, dependendo de como conduzimos nossa vida. Se para o bem ou para o mal, se para o amor ou para o ódio. Com amor no coração vou vivendo e no caminho em que percorro planto flores no jardim de amigos porque nãos sou egoísta: o que quero para mim, o quero para todos.

Quero que todos que acompanham minha vida tomando remédios, dormindo, acordando, escrevendo, postando e difundindo um pouco do que o curso superior me deu. a vida me ensinou e o templo dilapidou e ajudou a aperfeiçoá-lo, mesmo pintando meus poucos cabelos e barba na cor de prata, também sintam o perfume da vida que estou sentindo agora. Difícil é viver assim, mas é suportável! Deus viveu um martírio na cruz com muito maior do que vivo! Por isso sou feliz!

Como se aproxima o Natal, compartilho meu viver com meus médicos e amigos, o neurologista Dr. Dante Luis Garcia Rivera e a infectologista Dra. Silvana Lima e Silva. Abaixo de Deus são os remédios que me receitam nas consultas e nos exames que pedem, que me fazem ser feliz, mesmo que produzindo efeitos colaterais doloridos. Estou escrevendo essas linhas porque sou feliz e entendi que ser feliz é um sacrifício muito pequeno que estou pagando, com a cabeça deformada e cheia de pontos pelas11 cirurgias no cérebro desde 2006 e vivendo com duas infecções hospitalares incuráveis, mas controláveis com os fortes antibióticos. 

Perdi a capacidade de sorrir com a boca, mostrando os dentes, mas passei a sentir, viver e sorrir com o coração, mesmo com o rosto fechado: se quando pareço sério, não sou porque sorrio por dentro ouvindo o canto dos pássaros, sentindo o som do vento ainda respirável batendo em meu rosto e a certeza de que no dia seguinte acordarei e sentirei o cheiro do jardim do meu condomínio, quando me dirijo à administração. Também tenho certeza que terei mais um dia de rotina, tomando remédios, dormindo, acordando, fazendo 30 minutos de esteira quando posso,   acompanhando as atividades como conselheiro do Mundi, criticando o que entendo que esteja errado, conversando com os funcionários e verificando as dificuldades que todos têm, como assistente social que tenho orgulho de ser Isso também é uma forma de felicidade! Se acham chato porque critico a sujeira e o que não gosto, assumo que sou mesmo. Fui acostumado assim! Se me acham exigente, assumo que sou porque a vida como diretor de órgãos públicos me ensinou ser assim. Isso também me faz viver e ser feliz!

Mudar o que está pronto é mais difícil do que reconstruir tudo dos restos que sobraram de mim e me fazer novo!

Sou o que sou e apenas isso! 

Mas, assim, desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos e peçam a Deus que possa continuar mais um ano junto a todos os amigos que fiz na estrada da vida, sempre respeitando opiniões contrárias e ouvindo a todos os que me procuram!

Ser feliz custa tão pouco e é tão fácil! Não entendo porque tanta gente transforma a felicidade em uma dificuldade. Imagino que seja porque busquem a felicidade onde ela não está. Sempre esteve ao nosso lado.

Nós é que não sabemos cuidar nossa felicidade interior que desconhecemos e, por isso, a desprezamos, desesperamos e nos achamos infelizes!

13 comentários:

  1. Waldemir José da Silva11 de dezembro de 2014 às 15:38

    Parabéns pela reflexão

    ResponderExcluir
  2. Celina Márcia Composé11 de dezembro de 2014 às 15:48

    Ficou ótima!!!!!
    Obrigada por compartilhar comigo!!!!
    Que o seu Natal seja de muitas alegrias e essa felicidade fácil de encontrar que sendo tão fácil a maioria vai procurar onde não está!
    Deus abençõe a você e toda família
    Grande abraço
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos! Aqui na AVSPE, sou sua fã preferida. Sua sapiência faz com que você seja simples e direto. Você escreve sem rodeios; pau é pau e pedra é pedra. Também não oculta nem fulano nem beltrano. Todos tem nomes seja para realçar qualidades ou defeitos. Você busca transpor limites e assim o que já está comprometido não lhe incomoda tanto, pois faz uso do positivo que lhe traz contentamento. Parabéns pela pessoa que você é e, continue dando esse exemplo de vida ainda que ela floresça entre podas irreversíveis.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto. Costumamos procurar a felicidade onde não existe... precisamos nos acostumar a enxergá-la nas coisas simples... parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito meu marido!

    ResponderExcluir
  6. Rafael de Queiroz Neto11 de dezembro de 2014 às 17:17

    Prezado Carlos, aprendi com a Bíblia que Deus morreu a nossa morte para vivermos a sua vida. Por isso, creia e comece a declarar para essas bactérias e enfermidades que teimam em te atormentar que Jesus já as levou todas na cruz e que, portanto, elas não podem mais ter poder sobre o seu corpo, que foi destinado para ser templo de Deus. Comece a viver essa experiência de fé e Deus fará algo de maravilhoso em você para a glória Dele. Tome posse dos benefícios da cruz para se libertar completamente das enfermidades e dos remédios, voltando a sorrir para uma nova vida.

    ResponderExcluir
  7. Meu dileto amigo e irmão Carlos Costa. Bom dia!

    Feliz Natal para você e os que lhe são caros. Que 2015 lhe acolha FELIZ! Você é um SER de luz. Sem suas críticas e aconselhamentos, o Mundi, certamente, não seria o que é.

    ResponderExcluir
  8. Linda cronica visando o Natal e a Felicidade que deveria existir mas que,por enquanto é algo práticamente inatingível mas,como você diz,tão fácil de alcançar.Enquanto uns trabalham e se esforçam por espalhá-la pelo planeta,outros há que tudo dificultam.Um dia chegaremos lá.Aqui deixo meus votos de um Natal em Paz,Harmonia e Saúde,para si e todos os seus.Abraços desde Portugal.

    ResponderExcluir
  9. Dalva Agne Lynch (Escritora)19 de dezembro de 2014 às 15:29

    Amei sua crônica - e quem disse que sorrir mostrando os dentes é sorrir? Prefiro olhos brilhantes.

    ResponderExcluir
  10. LINDA MENSAGEM QUERIDO AMIGO Carlos Costa FELIZ NATAL PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA BEIJOS DE LUZ!!

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto. A felicidade é uma construção a fazer. Feliz Natal

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo texto. Costumamos procurar a felicidade onde não existe... precisamos nos acostumar a enxergá-la nas coisas simples... parabéns!
    Belíssimo texto. Costumamos procurar a felicidade onde não existe... precisamos nos acostumar a enxergá-la nas coisas simples... parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Maria Conceição da Silva23 de dezembro de 2014 às 12:56

    Seu Carlos, me emocionei com o seu texto. As pessoas não se dão conta de como são felizes e vivem reclamando de tudo. E o senhor com todo sua história de vida soube buscar felicidade nas pequenas coisa para conseguir viver bem.



    Desejo que sua vida seja plena de felicidade e de inspirações para escrever esses belos textos.

    Desejo coisas boas, coisas bobas, coisas loucas.



    Feliz natal! Próspero ano novo. Que Deus lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir