segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O TER OU SER, O QUE VALE MAIS DO QUEUMA VIDA HUMANA?

Enquanto a humanidade priorizar o TER sempre mais poder e abandonar o SER humano, mais crianças e famílias inteiras continuarão sofrendo na Europa, fugindo de guerras pelo poder, da fome, atravessando mares e morrendo nas praias, sendo carregadas nos braços por mais bombeiros! Depois de muita luta, Aylan, o irmão Ghalib e a mãe acabaram sendo vencidos por esse mar. O corpo do menino foi parar no ponto da praia onde foi fotografado. A imagem correu e comoveu o mundo.

O TER o poder mesmo que impondo o terror e destruindo cidades por pura imposição de uma crença, será que supera o SER da vida humana? Entendo que não! Mas em pleno século XXI, se discute o TER sempre mais o poder e menos o SER, o AMOR, o PERDÃO, enfim, o ser humano e a vida humana!

Deitado, sem vida, uma outra vida nascendo dentro de um vagão, pai desesperado, deitado com a esposa e um filho de colo deitando em cima de um trilho do trem e dizendo que sua vida não tinha mais sentido...Tudo isso pode continuar se repetindo, porque a presidente da Comissão Europeia, chanceler alemã, Angela Markel, não deseja tomar frente dos esforços para criar uma proposta para que receber pessoas que fogem de guerras, atrocidades, destruição de cidade e, por consequência, da fome, da miséria, da ganância do TER pelo TER a qualquer custo! Fugindo de cidades e símbolos históricos destruídos pelos terroristas do Estado Islâmico, a família do pequeno Aylan, decidiu pagar 17 mil reais para deixar a destruída Síria e viver no Canadá. Era cinco quilômetros de distância, mas o sonho de viver livre morreu na praia, literalmente, porque no meio dos cinco quilômetros de travessia entre  Bodrum a ilha de Kos, havia um mar e foi esse mar que matou o pequeno Aylan e a sua foto morto na praia, como se estivesse dormindo, se transformou em um símbolo de luta mundial em favor de outras vidas. 

Enquanto as guerras pelo poder ocorrerem em países como Siria, Libia, Eritréia, Etiópia, Haiti e outros países, o mundo continuará vendo cenas iguais à do pequeno Aylan que, mesmo pequeno, morreu afogado porque queria viver livre no Canadá, de forma livre. As deprimentes cenas de atrocidades do Poder pelo Poder, causou a maior migração em massa da história recente e a maior de todas, depois da Segunda Guerra Mundial. O sonho de viver na Europa está sendo impedido pela ganância que se introjetou na sociedade do TER em detrimento SER do amor humano! O Leste Europeu precisa adotar um plano para receber os refugiados de uma forma mais humana, sem sofrer pressão popular.  O êxodo atual é comprado a um verdadeiro genocídio humano, maior até o do que praticou Adolf Hitler contra os judeus, negros, homossexuais e minorias étnicas ou as que praticou contra a população de Uganda o sanguinário ditador Idi Amim Dadá, (1971/79), ou ditador Francois Duvalier (Papa Doc) e seu filho Jean Claude Duvalier (Beby Doc), contra a desprotegida população do Haiti, em tempos mais recentes.

A França já aceitou assinar o acordo, mas o Reino Unido e a Hungria e outros países da União Europeia, ainda estão resistindo porque o TER sempre é mais importante do que O SER da vida humana, o que é lamentável. 

Com prazer assinei a petição da equipe da AVAAZ, comandada por Luis, Alice, Mia, Mais, Luca e Spyro, dentre outros, que circulam um abaixo-assinado pela internet. Cerca de duas mil pessoas já a na assinaram e se prontificaram como voluntários em programas de assistência e arrecadaram US$ 500 mil dólares em uma operação de resgate crucial no Mar Mediterrâneo, onde faleceu um garoto.

5 comentários:

  1. A VIDA DEVE SER PRESERVADA A QUALQUER CUSTO, DEVEMOS NOS SOLIDARIZAR MESMO....

    ResponderExcluir
  2. De fato Carlos, o mundo vive uma crise de humanidade, em que prevalece o TER em detrimento do SER. Prova disso é a atitude da cinegrafista húngara Petra László, que chuta ou põe sua perna diante de refugiados que tentaram escapar da polícia próximo à fronteira da Sérvia.
    Chegou a chutar uma criança e também deu rasteira em um homem que carregava outro infante. Então pergunto, onde está a humanidade nas pessoas? Não se sensibilizam com a dramática situação desses seres humanos que lutam apenas pela sobrevivência. Lastimável.

    ResponderExcluir
  3. Este garoto morreu na praia tentando fugir para a Europa e Eh a imagem triste divulgada alhures

    ResponderExcluir
  4. Ola,Carlos.Tao é humanitario os paises Arabens,que nao recebem seus
    , irmaos,de mesmo idioma e rassa,E a mulher,poderossa,da alemanha recebe todos,no seu pais alemanha.So que,os paises da comunidades,europeia nao,estam de acordo,com que a Dr.Merkel fez.Carlos,anos e anos isso acontece na Espanha,que ninguem divuga.Italia e Grecia,onde os corruptos ficam sugando e sugando,sugando.Ate hoje procuro entender!por que a Suiça EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEe sempre neutra,Nesse caso ai ela Suiça.Como democracia direta tem que escultar o povo."E eeeeeeeeeeeeeeeeeee impossivel" temos democracia direta.Em 2012,tivemos justamente esse tema,migraçao em massa.Eu tambem fui contra,como cidadan suiça.Hoje te falo Carlos que posso receber 20pessoas na minha casa e vou lutar por isso,sei que esse numero nao esse numero nao e singunificante,mais e o minimo que posso fazer.Porque,acho que nossos politicos nao fizeram nada.Ficaram olhando se amaha ia fazer Sol ou chuva.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Carlos! Excelente atigo.Pura verdade!

    ResponderExcluir