quinta-feira, 12 de maio de 2016

BRASIL CONTRADITÓRIO...!

No curso de Serviço Social, aprendi e depois ensinei  que para tudo que se pense ou queira fazer na vida, tem que vir precedido de plano, programa e projeto. Em 1995, quando retornei à faculdade pela segunda vez, toda vez que lia na imprensa  notícia dizendo que o PT convocaria sua base para decidir alguma coisa, comentava:  “o PT precisará sair da base se quiser chegar a algum lugar. Só ficar discutindo na base de nada adiantará”.  O PT mudou, aparelhou o Estado, reformulou o discurso raivoso,  foi para as ruas e alcançou a presidência da república, depois de ter batido com a bola na trave do poder, três vezes seguida. Contudo, ao alcançar o poder, se deslumbrou e esqueceu que não tinha  plano, projeto e programa de Governo, e só tinha plano de poder e nada mais. Como hábil negociador político, o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista Luiz Inácio Lula da Silva, se tornou presidente do Brasil, governou para os carentes e conseguiu fazer uma boa administração, deixando o seu segundo mandato consecutivo na presidência da Republica com elevada popularidade. Errou,, quando se envolveu em negociatas, comprando apoio de deputados e senadores para aprovar projetos de interesse do Governo PT, denunciado pelo deputado federal Roberto Jefferson, que era inimigo de José Dirceu e teve seu mandato cassado pela Câmara, ficando conhecido como “Mensalão”. Depois, cometeu outros erros e desgastou o partido como um todo ao ponto de a presidente Dilma Rousseff ter sido retirada por impeachment pelo Congresso Nacional.

Como assistente social, reconheço que no governo Lula, o país avançou em programas socialmente importantes, direcionados aos carentes. Ele unificou  os programas sociais criados e desenvolvidos, pela falecida socióloga Rute Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e transformou-o   no Programa de Transferência de Renda Bolsa Família . e depois criou outros programas sociais direcionados aos pobres como o Minha Casa Minha Vida, Combate à Miséria, Luz paras. Com relação específica ao  Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, deveria ser temporário e não perene como se transformou e com cursos desenvolvimentos pelo FAT nos Estados, destinado aos desempregados e aos carentes, o Bolsa Família deveria ser  automaticamente interrompido mediante a condições. Porém, por falta de habilidade política e querendo se manter no poder, a presidente afastada Dilma Rousseff reajustou acima da inflação o programa e não teve a mesma habilidade de Lula para dar prosseguimento a ele, mergulhando o Brasil na maior  crise econômica da história. O Governo Dilma Rousseff  também não tinha plano,  programa ou projeto de Brasil e usou o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para se eleger, além de outras manobras eleitoreiras, Como um carro sem freio em uma ladeira, o Brasil  desceu rápido demais e por pouco não caiu em um abismo sem volta. Antes de deixar o cargo por impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff tomou  medidas de reajuste de programas sociais e reajustou em 5%   a Tabela de Imposto de Renda para uma defasagem de mais de 60% hoje. Depois nomeou ministros que seriam aliados e lutou  de pé até o fim. Com um impeachment consumado anuncia que exercerá seu legítimo direito de “jus sperniendi” a todos que  se acham injustiçados. Por isso,  o presidente do Senado Renan Calheiros teve muita cautela na condução de todo o processo.


O Brasil é um país muito contraditório e sui generis.  Caminham lado a lado a inflação e a recessão. O certo seria existir uma coisa ou outra e não as duas coisas juntas! No centro de tudo está um povo sem dinheiro, pagando a conta dos de decisões equivocadas tomadas pelo Governo nos últimos anos. Culpa? Todos os eleitores o têm!  Não se pode atribuir a um único partido ou decisão isolada, mas o certo é que tudo o que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez em favor dos excluídos, em cinco anos de mandato continuado a presidente Dilma Rousseff, como em um passe de mágica, conseguiu destruir tudo. Na democracia, o impeachment não é golpe, mas produz graves e dolorosas consequências na sociedade. Um que perde não aceita o resultado e trama e articula outros resultados.  A falta de plano, programa e projeto de Governo para o Brasil, aliado a total falta  planejamento, ação e descontrole total no Governo Dilma Rousseff (PT) acelerou mais esse processo destruidor do país. Mas ainda dá para recuperá-lo, com muita determinação e trabalho! Para consertá-lo  ,só investido em conscientização, educação e na aplicação da prática na prática da  plena cidadania e, mesmo assim, não será fácil. Com tantos acordos para compor um novo Governo, não sei  presidente Michel Temer, conseguirá reduzir o número Ministérios, enxugar a máquina pública e exonerar servidores comissionados. No máximo,  haverá a troca  de uns pelos outros e nada mais!. Desejo estar errado em minha análise, mas acho que não estarei!.



15 comentários:

  1. Eu também penso que essa tal de redução no números de Ministérios e porra loca.
    Podem até fazer, mas vão embutir, os funcionários de um nos outros, e o s ditos Ministros, irão ganhar dobrados.

    ResponderExcluir
  2. parabens Carlos Costa.realmente são fatos a nossa politica está complicada,vamos acreditar na força do nosso Universo,de sabedoria para conduzir nosso Brasil,contar com apoio de todos que ao lado estiver.vamos acreditar será melhor,porque estava pior numa bagunça um desrespeito as autoridade, não bem assim.mais uma vez deixo minha gratidão por estar ai orientar,seus seguidores. um abraço...!!!

    ResponderExcluir
  3. Keyla Maria Oliveira12 de maio de 2016 às 13:14

    Amigo, eu estou horrorizada
    Olha só o que eu comentei agora há pouco

    Renata Nakano, preocupada, estive pensando nisso... é uma lástima, esses reflexos negativos não estão só na crise, mas na mentalidade das pessoas, cidadãos que deviam ser mais sensíveis e exercerem sua cidadania de modo lúdico, livre e responsável, principalmente em formar crianças, futuros cidadãos. Se assim acontecesse, o país não teria chegado ao ponto que chegou, porque esperava-se que os representantes de uma nação fossem no mínimo éticos, respeitando os limites do que é viável. Infelizmente não são talvez porque a base, da infância, foi construída sobre um sistema frágil de valores... isso foge à compreensão.
    Mas o importante agora é observar, para depois pensar em como formar futuros cidadãos sensíveis. Não me canso de dizer a palavra 'sensível', que tenham empatia, que respeitem os limites do outro, que partilhem... talvez nosso principal compromisso seja o de formar pessoas assim... não existe fase mais doce do que a infância. Eu, uma gotinha dágua no meio do oceano, não canso de acreditar que existam sim meios sustentáveis de educar as crianças.
    Bia Hetzel tem razão, é horroroso o que se enfrenta, essa gelidez glacial que mata pelo frio toda a possibilidade de haver calor. Sinto isso na pele, mas sempre acreditando. Mas acredito com toda a força do meu ser que ainda existam outros campos a serem explorados. O importante é não desistir da Nação Leitora...
    Silvia Negreiros, sou solidária a você também!
    Com lágrimas nos olhos fico por aqui. Mas continuemos a acreditar! Beijos pra vocês!

    ResponderExcluir
  4. Josemim Nascimento Ferreira12 de maio de 2016 às 13:31

    Os governistas estão já tentando se opor com a minoria. Ao governo Temmer.: Michel Temmer. Já começou com o apoio da maioria dos deputados e do senado.
    A porta tá aberta pra trabalhar bem. Isso é fundamental pra um novo governo

    ResponderExcluir
  5. E se eu pudesse dizer alguma coisa para a Dilma, eu diria: DESCULPA QUERIDA. Desculpa esse país que permitiu que tu fosse estuprada, espancada, além de outros tipos de tortura. E ainda sobreviveu, sobreviveu para ver um cidadão homenagear o seu torturador... Sobreviveu a um câncer, e a todo tipo de desrespeito de gente sem noção: Ela não sorri muito, ela sorri feio, fala mal. Não acho absurdo isso para uma mulher que teve sua mandibula deslocada, em espancamento na ditadura. Desculpa querida. Mulher que pegou um país que tem a corrupção nas entranhas , do primeiro ao ultimo escalão, e ainda assim fez faculdades públicas, priorizou matar a fome, propiciar moradia decente, e trazer médicos (da melhor escola de medicina do mundo) para o nosso país. Uma pessoa que não tem UM SÓ ato de desonestidade comprovado contra ela, sair pela porta dos fundos, sendo expulsa ,literalmente, por uma quadrilha, sendo que a maioria dos seus adversários são comprovadamente LADRÕES. E ainda sob aplausos de uma parte da população alienada, mesquinha, covarde, ignorante, que nunca leu NENHUM livro sobre política. Não sabe o que está acontecendo e nem aonde vai enfiar o seu ódio depois de hoje. Essa gente que não se deu conta da covardia e do absurdo que foi esse processo. Dia triste. Desculpa querida! Que vergonha deste país, que nojo deste sistema.

    ResponderExcluir
  6. ����Boa análise. Mas ainda acho que a sociedade no geral deveria tomar essa decisão e não uma"casa" inchada e corrptos

    ResponderExcluir
  7. E se eu pudesse dizer alguma coisa para a Dilma, eu diria: DESCULPA QUERIDA. Desculpa esse país que permitiu que tu fosse estuprada, espancada, além de outros tipos de tortura. E ainda sobreviveu, sobreviveu para ver um cidadão homenagear o seu torturador... Sobreviveu a um câncer, e a todo tipo de desrespeito de gente sem noção: Ela não sorri muito, ela sorri feio, fala mal. Não acho absurdo isso para uma mulher que teve sua mandibula deslocada, em espancamento na ditadura. Desculpa querida. Mulher que pegou um país que tem a corrupção nas entranhas , do primeiro ao ultimo escalão, e ainda assim fez faculdades públicas, priorizou matar a fome, propiciar moradia decente, e trazer médicos (da melhor escola de medicina do mundo) para o nosso país. Uma pessoa que não tem UM SÓ ato de desonestidade comprovado contra ela, sair pela porta dos fundos, sendo expulsa ,literalmente, por uma quadrilha, sendo que a maioria dos seus adversários são comprovadamente LADRÕES. E ainda sob aplausos de uma parte da população alienada, mesquinha, covarde, ignorante, que nunca leu NENHUM livro sobre política. Não sabe o que está acontecendo e nem aonde vai enfiar o seu ódio depois de hoje. Essa gente que não se deu conta da covardia e do absurdo que foi esse processo. Dia triste. Desculpa querida! Que vergonha deste país, que nojo deste sistema.

    Texto de Luana Costa

    ResponderExcluir
  8. O procurador do Ministério Publico junto ao Tribunal de contas da União TCU Julio Marcelo em entrevista no Roda Viva da TV Cultura 9-5 disse que tinha dinheiro para a Dilma pagar os projetos sociais e que ele não sabe o que ela fez com a grana e que ela não precisaria ter usado o dinheiro dos Bancos. Essa imagem da Dilma honesta e coitadinha que só pensa nos pobres já começou a cair com os 32 mil comissionados só em Brasilia. Ele disse também que as pedaladas da Dilma deram um prejuízo para o Brasil de 60 bilhões e levando em conta os presentinhos que a bondosa Dilma deu de 3 bilhões para o Porto de Cuba, o perdão de 800 milhões de dólares da divida dos países africanos, mais a grana da Copa, esta provado que a Dilma deu mais prejuízo para o Brasil do qualquer corrupto individual.

    ResponderExcluir
  9. MA PENA QUE ELA SE FOI.!!
    Independente de qualquer partido ou opinião, não podemos negar que ela dedicou seu trabalho aos menos favorecidos.
    Enfrentou vários desafios e não desistiu até o último minuto.Resistiu! Lutando contra as desigualdades e sempre ajudando os mais necessitados!!! Foi uma guerreira e devemos todos prestar nossas homenagens para essa grande mulher.
    Um ícone! Um exemplo!!!
    Descanse em paz Madre Teresa de Calcutá

    ResponderExcluir
  10. Bom dia vc esta certissimo ela se perdeu e ñ teve humildade por isso aconteceu esta tragedia mais dá um jeito se deus e eles quiserem...

    ResponderExcluir
  11. TAMOS FERRADOS NA MAO DESSA CAMBADA E TUDO FARINHA DO MESMO SACO OLHA COLOCAR FILHO DO SARNEI E O SERRA DEMOVO GENTE VAI DA MELECA DEMOVO VCS VAO VE

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você Carlos

    ResponderExcluir
  13. Gostei amigo, boa crítica! Mas continuo com a ideia da minha mãe, ng tem letreiro na testa. Ex a gente elege alguém hj, pensando ser uma pessoa honesta, mais tarde vc percebe q n passa de um desonesto, aí vc pensa voltei nessa pessoa pela honestidade, pelo seu modo de vida, aí vc se decepciona. É isso amigo, essa doença de corrupção pega qdo vc chega lá. Impressionante!!! Fica com Deus!!! As pessoas q gostam da Dilma a frase melhor q o Lula disse p ela foi "TCHAU QUERIDA"!

    ResponderExcluir
  14. Gostei amigo, boa crítica! Mas continuo com a ideia da minha mãe, ng tem letreiro na testa. Ex a gente elege alguém hj, pensando ser uma pessoa honesta, mais tarde vc percebe q n passa de um desonesto, aí vc pensa voltei nessa pessoa pela honestidade, pelo seu modo de vida, aí vc se decepciona. É isso amigo, essa doença de corrupção pega qdo vc chega lá. Impressionante!!! Fica com Deus!!! As pessoas q gostam da Dilma a frase melhor q o Lula disse p ela foi "TCHAU QUERIDA"!

    ResponderExcluir
  15. Francisco Vasconcelos15 de maio de 2016 às 15:04

    Sem dúvida, caro amigo. Então é de perguntar: “Quem pagará a conta dos nossos desatinos? Abraços. Vasconcelos

    ResponderExcluir