quarta-feira, 4 de maio de 2016

FUI ENROLANDO, ENROLANDO..." E ME ENROLEI!.


“Fui enrolando, enrolando...” e me enrolei nessa fila quilométrica!  Essa poderia ter sido a frase completa de um estudante de 16 anos do Amazonas, com dois fones enfiados nos ouvidos,  normal para a juventude de hoje, mas que lhe cobrará um preço elevado no futuro com a perda auditiva. O estudante do Amazonas deixou para o último dia a retirada de seu título eleitoral!  Ele, contudo, não estava sozinho no Brasil!

Não faltaram reclamações injustas contra o TRE/Am – Tribunal Regional Eleitoral. O Tribunal  começou a realizar a biometria no dia 3 de novembro de 2014.  Hoje, no último dia, as filas estavam dando voltas em seu entorno, porque muitos deixaram para o último dia e última hora. Elizeu Silva, de 28 anos, disse que  chegou ao local às 6 horas da manhã e a fila já estava grande na sede do TRE, na Zona Centro Sul porque teve gente que dormiu na frente do prédio para conseguir atendimento. Elizeu estava comparecendo pela segunda vez para fazer sua biometria e exercer o direito do “voto democrático imposto”, para não sofrer sanções.  Elizeu justificou: "Quando vim da primeira vez, há um ano, não consegui. Não acharam meu nome, porque tinham desativado a minha escola. Aí o tribunal me mandou uma carta dia 29 de julho de 2015 e vim fazer hoje. Ainda consegui senha para poder entrar e consegui meu novo título".

Como no Amazonas, em todo no Brasil da “democracia do voto imposto” por normas e sanções, a Justiça Eleitoral, através do Tribunal Superior Eleitoral gastou muito dinheiro com mídias informando  o prazo final da data. Mas de nada adiantou. Em todos os Estados, o mesmo problema ocorreu: deixaram para a última hora o que deveria ter sido feito antes. Como estudante e depois como profissional, nunca deixei para fazer depois o que poderia fazer antes, nunca transferi para o dia seguinte o que deveria ser feito hoje. Como professor universitário, incentivava aos alunos a fazerem o mesmo quando passava algum trabalho. Sempre perguntava se estavam e como estava o trabalho que teriam que me apresentar. “Está tudo bem, professor”, ouvia. Como aluno concluía todos os trabalhos do primário à faculdade, com pelo menos uma semana antes e ficava fazendo revisões até o dia da entrega. Sempre fui muito perfeccionista! Hoje, sem poder dirigir com perda da lateralidade da visão e dependente da esposa para fazer tudo o que tenha distância, continuo sendo igual!  Yara Queiroz me chama de chato porque  “quero tudo em cima da hora”.  Aprendi e tento ensinar:  quem qualquer coisa primeiro, tem mais chance de pensar,  revisar  o que fez e corrigir. Isso se chama planejamento de metas e ações. Deixar para fazer depois, todas essas possibilidades lhes é subtraído e tudo fica mais difícil e até impossíveis!

Planejamento, antecipação e iniciativa, nunca fizeram mal a ninguém. Continuo a fazer o mesmo, apesar de ser limitado hoje. A agricultura Ivaneide Souza, de 50 anos, disse que deixou para a última hora porque não conseguiu agendar o exame pelo site do TRE. “A internet caía, dava erro na página. Quando conseguia gerar o código, dava “sem vaga”. Foi difícil agendar e estar aqui hoje”, reclamou com razão porque a internet do Brasil é cara, lenta, e quase tudo hoje tem que ser feito usando-a, mas.o Governo Federal  não conseguiu implementar os seus I, II e III, Plano Nacional de Banda Larga de 10 gigas a 39,90 reais, que nunca saiu do papel, divulgados largamente pela mídia!

Exija, mas que o Governo Federal ofereça uma internet de qualidade a um preço justo à população brasileira,  já sem dinheiro, com muitos impostos a pagar e endividada por culpa da falta de planejamento financeiro e briga de braço entre os poderes.  Depois de oferecerem, podem cobrar tudo pela internet, mas parrem com essa ridícula briga pelo poder, sem compromisso nenhum com o povo que está nas filas para cumprir a biometria,  votar em candidatos em um Brasil do voto democraticamente imposto!  Se os políticos desejarem resolver a situação caótica do Brasil, ainda dará tempo de salvá-lo o e  reconstruí-lo a partir de seus cacos não contaminados pela corrupção, separando o joio do trigo, de forma democrática!


Em termos políticos, são apenas alguns parlamentares sujos julgando os não  estão bem lavados e ainda possuem sabão no corpo!

5 comentários:

  1. Excelente crônica!
    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não transferir o meu de Figueiredo. . Vou votar em Figueiredo mesmo tá melhor lá mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu também ouvi o depoimento desta aluno mano..

    ResponderExcluir
  4. Concordo amigo! Todos farinha do mesmo saco. Poucos escapam. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carlos Carlos, muito boa sua crônica ! muito boa sua crônica !

    ResponderExcluir