terça-feira, 14 de março de 2017

O PASSADO E AS LEMBRANÇAS. (Brota Junior/Chico da Silva)


(https://www.youtube.com/watch?v=IwIG28PH4JM)


Não foi só o couro do pandeiro, da viola e a orquestra que o acompanhavam no auge dos sucessos que fazia no Brasil, o sambista de Parintins/AM Chico da Silva, que mudaram. Principalmente na política e nos valores sociais e morais da sociedade, tudo também mudou. É... Tudo mudou! No embalo das mudanças e inversões de valores, bandido já processa polícia alegando maus tratos, ladrão processa quem defendeu seu patrimônio em MG, alegando que foi maltratado etc. O que mais mudou, foram os políticos, na  arte de mentira,  jurar inocência,  dizer que não fez nada e isso plastificou sua cara de pau dos corruptos e de seus advogados de defesa, cumprindo o dever de defende-los, anunciam que provarão a inocência de seus clientes,  “Tudo mudou”, Chico da Silva, em todos os campos da vida humana e social: o que era certo virou errado, o que era ético, virou imoral o que era moral, passou a ser o burrice.


O idioma, também mudou para pior em todos os aspectos e “cadê meu capricho?” O capricho nas belas composições, está desaparecendo. A educação  também mudou para pior, primando pela quantidade  e não pela qualidade de alunos que entrega ao mercado de trabalho aos montes todos os anos.  O mercado de trabalho  ficou mais rígido e seleciona sempre os melhores. Ele também está em crise recessiva por uma gravidez de nove meses. As faculdades, principalmente as particulares, distribuem quilos de diplomas para “Bacharéis analfabetizados” de terceiro grau sem saber escrever um ditado sem erros. O ensino também grita “cadê” minha língua portuguesa, a bela “Flor do Lácio” que inspirou escritores, poetas e compositores. No Brasil, ainda hoje, todos se orgulham da talentosa compositora Chiquinha Gonzaga, registrando de forma magistral na sua “Lua Branca”, um hino à beleza e uma aula de composição! Agora, a mistura de “tu” com “você” tornou conta das novas composições, principalmente nas das músicas sertanejadas. Elas estão ficando cada vez piores apesar de a música sertaneja já ter recebido outras derivações, como a de “sertanejo universitário”.


“Depois que as gravadoras optaram pelo corpo e a bunda passou a  gravar e fazer sucesso, só falta alguém puxar a descarga para esvaziar o vaso sanitário”, garantiu o polêmico ex-apresentador e TV e deputado federal Clodovil Hermandez quando lhe perguntaram qual a opinião dele  sobre a atual safra da MPB, Ah, como tenho saudades da “Lua Branca”  brilhando no céu, de  “Canteiros”, da poetisa portuguesa Flor Bela Espanca,  pseudônimo da poetisa portuguesa Florbela D”Alma Conceição Espanca,  morreu cedo, mas deixou uma obra poética fantástica para quem gosta de uma boa leitura e  de ouvir uma música melódica, embora sem versos, como também fazia o compositor Renato Russo, da Banda Legião Urbana e depois em carreira sola. Também da música “Poema de Amor”,  do maestro do santantareno, Wilson Fonseca. Do presente, poucas, possuem qualidades em letras e músicas, mas viram sucessos imediatos, mas não  ficam na memória musical dos que gostam de qualidade. Sinto falta e  saudades dos Festivais de Música, de, J. Silvestre, de Araci Cardoso e Pedro de Lara. Mas “tudo mudou”. “Só Deus desse mundo não mudou e o mundo de Deus ainda está no mesmo lugar”!


Ah! Sinto saudades dos tempos quando a não virgem não era convidada para festas de 15 anos de moças virgens, das brincadeiras de futebol, das bolinhas de gude que amarradas na camisa, da brincadeira do bate-fica acrescida da brincadeira “dos vera/dos brinca”,  da barra-bandeira, do esconde-esconde, da pata sega, da barra bandeira, matines de cinemas...! Mas o tempo é cruel e não volta, não para,  não pode ser rebobinado e só anda para frente. Ah, “a ciência aniquila nosso talento, mas o artista não sofre com esse advento”. Tantos os valores mudaram, uns para melhor; outros, para pior!  Resta-me, concluir essa a crônica com um “Pensamento do Dia”, compartilhado pelo leitor Brota Junior e por mim em seguida, no Facebook; “no tempo do meu avô, o sonho dele era casar com uma mulher virgem. No do meu pai, com uma que nunca tivesse beijado. Hoje em dia, se não tiver vazado um vídeo já está bom. E na época do meu filho, se homem puder casar com uma mulher, vai ser bom demais...portanto, comemore o Dia da Mulher...enquanto tem”.  



 Simples, o “Pensamento do Dia” esconde muitas verdades!

6 comentários:

  1. Chico é um poeta muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Genial e subtil critica vós valores sociais e morais

    ResponderExcluir
  3. Tudo parte das mãos dos professores....
    E muitos não se dão conta de sua importância no contexto sócio-politico....

    ResponderExcluir
  4. Magnifica, palmas

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo Carlos Costa, há muitos anos, sempre me surpreende com excelentes produções literárias e competentes análises sociais. Esse texto reflete inexoravelmente o alerta para a expansão dos valores éticos e do necessário despertar para os ideais de um mundo melhor. Congratulações!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante.

    ResponderExcluir