domingo, 19 de março de 2017

PAULO FRANCIS, SUA MORTE NÃO FOI EM VÃO!


Paulo Francis, colega jornalista, sua morte em Nova York em 4 de fevereiro de 1977,  nos Estados Unidos  não foi em vão!

Se o Governo FHC= Fernando Henrique Cardoso tivesse acreditado quando você denunciou que os bancos da Suíça estavam sendo usados por diretores da Petrobras, como lavanderia e mandados apura-la e não processá-lo exigindo provas, talvez o Brasil não estivesse mergulhado no mar de lama de corrupção, o PT talvez não tivesse ganhado a eleição e tudo estaria  melhorado ou parcialmente resolvido. A corrupção é questão de falta de caráter, de cidadania e não depende de educação ou formação acadêmica. Contudo,  começou  no Brasil  em 1808,  quando Dom João VI deixou a Bahia com a  família e  desembarcou  no Rio de Janeiro,  recebendo de “presente” de um traficante de escravos a melhor casa da cidade, no mais belo terreno na Quinta da Boa Vista.

A partir desse aparente e inocente presente aceito pelo Rei,  todos os governantes a partir de então continuaram aceitando inocentes “presentes” em troca de alguma coisa no Governo. No caso emblemático do presente recebido por Don João VI, foi à maneira que o traficante de escravos encontrou para tornar-se “amigo do rei” e, segundo registra a história, encontrar facilidades no Governo Real e ter seu visto de entrada  na área comum dos confusos e imbricados negócios públicos e privados da época imperial, quando os dois que devem ser sempre separados,  já se confundiam no Brasil Colônia  e o presenteador passou a ganhar muito dinheiro público de impostos!

O “toma lá dá cá” no Império continuou e o traficante de escravos ganhou títulos de nobreza.  Lopes, o traficante, não estava só comum que “senhores de engenheiro, fazendeiros e traficantes de escravos estabeleceram também o mesmo regime do “toma lá da cá” com o rei, que o Brasil praticamente ficou falido”. Contudo, a primeira corrupção para ser amigo do “rei” não começou com o Governo do PT e nem com os “PTrabalhas”.  Durante o processo de deposição contra  a ex-presidente, presentearam- pelas redes sociais  com fazendas no Pará em nome de sua filha, com dinheiro em bancos suíços também etc.  Nada apareceu depois que foi cassada pelos senadores.

Paulo Francis, você foi um dos primeiros a denunciar a diretoria da Petrobras em 1986 no  programa Manhattan Connection e a morrer de depressão em Nova York em 1997,  sem ver o resultado de sua denúncia sendo comprovada. Em nome dos homens de bem do Brasil, peço-lhe desculpas e perdão, jornalista  Paulo Francis. Você estava certo. Apenas morreu de depressão por não ter conseguido pagar os milhões de dólares a que foi condenado pela Justiça porque não revelou sua fonte, mas dignificou a profissão do jornalismo mundial.

Você estava certo e mais do que certo, Paulo Francis.



2 comentários:

  1. Muito bem lembrado, meu caro amigo Carlos; agora, fazendo justiça ao grande njornalista que já foi.

    ResponderExcluir
  2. Carlos da Costa, um forte abraço.
    Parabéns, ótimo texto, muitas verdades escritas.
    A corrupção tenho notícias desde o tempo do Império.
    Ainda é tempo do Brasil passar a limpo.

    ResponderExcluir