sábado, 25 de dezembro de 2010

"CENAS NA FEIRA DA BANANA"

                       Sempre que estou em condições, acompanho minha esposa à “Feira da Banana”, Manaus Moderna, ao lado do centenário mercado municipal “Adolpho Lisboa”, todo montado em estrutura de ferro ao estilo da arte francesa do século XIX,  de frente para o caudaloso Rio Negro.
                       Como o local também é usado pelas embarcações regionais, em suas atracações de carga e descarga de produtos regionais, há sempre uma estressante busca por vaga para estacionar o carro. Mais acho o passeio interessante e muito divertido pelas inusitadas coisas que sou dado à presenciar. E me inspirar!
                        Devido ter já ter sido submetido a oito cirurgias no cérebro para drenagem de um “imprima cerebral”-  que começou em 2006 - , nem sempre posso acompanhar minha esposa  nessa tarefa desde que parei de dirigir meu carro, por ordem médica. E sou obrigado a tomar seis tipos  de remédios diferentes, diariamente, para manter uma “qualidade de vida” satisfatória!
                        Outro dia, entrando no banheiro masculino para apenas urinar, o que faço muito, presenciei dois carregadores da feira com o seguinte diálogo:
                        - Estou com uma fome danada! – e passou a mão por sobre o estômago como querendo confirmar o local onde sentia fome - existem vários tipos de “fome”. Mas a fome que o interlocutor dizia estar sentindo  era mesmo no estômago.
                        O outro para quem o primeiro carregador falara, sem pensar muito, respondeu:
                        - Então, compra “farinha” que eu entupo teu c...de carne!
                        Os dois saíram rindo de dentro do banheiro depois dessa cena inusitada, mas costumeira para os dois, ao que me pareceu. Fiquei rindo sozinho, também, porque nunca tinha presenciado uma conversa daquelas e de forma tão espontânea! Acho que eles eram amigos há muitos anos! Depois da “brincadeira”, saíram abraçados os dois amigos! E rindo!
                        Sempre que chego a “Feira da Banana” para iniciar as compras, observo atentamente quem se encontra no local; não por medo, mas uma velha “tolice” minha; um hábito!
                        Ao dar uma volta na feira, encontro vendedores de frutas, legumes, comidas e outros objetos que são negociados no local, por vendedores ambulantes – CD pirata; controle remoto pirata made in China! Além de outros produtos piratas!
                        E o que mais impressiona é quando presencio logo cedo, pela manhã, carregadores tomando cachaça, fumando e tomando sopas de carne ou mocotó, sempre banhadas em gorduras! Uma verdadeira bomba calórica para mim, que tenho que manter um peso variando entre 70 e 72 quilos! Cheguei a pesar 84 quilos, quando deixei o Hospital São Joaquim, da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde me submeti a duas cirurgias seguidas!
                        - Para você isso é uma bomba calórica! Para eles, que perdem calorias diariamente, carregando imensas e pesadas caixas de produtos variados às costas, é uma necessidade para a própria sobrevivência - respondeu meu amigo Alberto, quando enfatizei sobre o fato  das sopas e carnes de costelas de boi que eles comem, sempre conterem muita gordura.
                        Minha esposa, sempre que vê uma cena que observo com tanto gosto e prazer, embora não possa fazer a mesma coisa que eles, sente vontade de provocar!
                        É uma pena que minha saúde não ande mais tão boa como eu gostaria que ainda estivesse! Faria a mesma coisa, também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário