quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

VENDORA EM LOJA DE SAPATOS


                               Fiquei muito confuso: não entendia o que aquela moça fazia, subindo e descendo as escadas da loja para, no segundo andar ou em outro lugar  qualquer, apanhar um monte de caixas e, delicadamente, depositá-los aos pés de uma mulher e falar  à provável compradora:
                               - Veja agora se esses novos modelos ficarão bons e confortáveis em seus pés...
                               A provável compradora experimenta um e outro; experimentou a todos e depois disse à vendedora:
                               - Infelizmente, não gostei de nenhum dos que você me trouxe dessa vez! Além do mais, não encontrei dentre esses modelos um só que ficasse macio em meus pés. Que fosse confortável e que não me apertassem...
                               E lá foi de novo a vendedora da loja, apanhar mais caixas de sapatos para depositá-los todos, mais uma vez aos pés daquela provável compradora reticente. Ela olha; calça um, anda um pouco dentro da loja, se olha no espelho que lhe mostra somente os pés e  diz novamente:
                                - Continuo não gostando de nenhum desses novos sapatos!
                               Mais uma vez a vendedora paciente, trouxe inúmeras caixas de sapatos e os colocou aos pés da provável compradora.
                               Novamente experimenta a todos e outra vez não gostou de nenhum, de novo.
                               Já cansada, exausta e confusa não sabendo exatamente que tipo de sapato a provável cliente procurava, resolve perguntar:
                               - Senhora, já trouxe para a senhora experimentar os mais recentes lançamentos, os melhores modelos da loja...e nada! Qual é exatamente o modelo de sapato que a senhora deseja...?
                               Ficou esperando a resposta da provável compradora. Mas ela não deu qualquer resposta. E a vendedora mais uma vez perguntou, já em tom de irritação:
                               - Senhora diga, por favor, qual o tipo de sapato que a procura. Vou verificar mais uma vez se o temos em nosso estoque!
                               - Eu quero um que seja bom, bonito e barato e que o meu dinheiro possa pagar!
                               - Ah, entendi: desse tipo não temos...!
                               - Então, minhas desculpas, mas nada levarei...!
                               Eu, ao observar aquela cena inusitada com a vendedora e a provável compradora, cheguei a uma conclusão: nunca seria um bom vendedor de sapatos porque nunca teria paciência para fazer o que aquela vendedora estava fazendo, subindo e descendo escadas com caixas e mais caixas de sapatos.
                               Antes de sair da loja disse à vendedora:
                               - Tem cada gente chata, né?!
                               - É verdade meu senhor, mas isso faz parte do meu trabalho: agradar aos clientes!
                               Deu a resposta e voltou à sua chata e desgastante monotonia de vender sapatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário