quinta-feira, 22 de agosto de 2013

GRATIDÃO...


À Pedrinha Phillippi Melo, de SC, com carinho.

A gratidão é definida como um ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, auxílio, fator e é derivada da palavra de origem latina GRATUS ,  que significa tanto “agradável” como “agradecido”, mas também “elogiar e dar as boas-vindas”.

Mas é verdade também que a palavra gratidão tem sido pouco usada ultimamente, principalmente na prática, em momentos difíceis da vida! Mas será que a palavra gratidão pode ser resumida assim, de forma tão simplória?   

Gratidão é mais do que tudo isso. É mais do que uma simplesmente uma palavra pronunciada ao acaso, ao vento e que o vento levará para bem longe, não permitindo que espalha como deveria e não a faz chegar ao coração os homens. Talvez por desconhecerem ou não entendam que a gratidão, sozinha, sem a prática constante não tenha a força necessária para se tornar em algo forte sozinha e seja capaz de transformar vidas! Ela precisa ser praticada, mesmo que em pequenas doses homeopáticas...

O papa Francisco usou a palavra gratidão em vários de seus pronunciamentos!

O que ele estaria querendo dizer?

Uma coisa ele deixou explicita: iria retornar a Roma, mas partiria com recordações felizes e as transformaria em oração porque  sentiria saudades do sorriso aberto e sincero que tanto o comovera no Brasil.

Isso também é uma forma de gratidão!

Saudosista, o Papa Francisco disse que pensaria nos jovens, os protagonistas da Jornada Mundial da Juventude, pelo belo testemunho e participação viva, profunda e alegre, comportando-se como discípulos na peregrinação.

Isso é também gratidão porque repartir com os outros um testemunho de alegria a serviço dos jovens que fizeram florescer a civilização do amor, é um sentido de gratidão, mais uma vez!

Gratidão,  é um símbolo em si mesma e se emprega sempre que o coração determina e se espalha pela vida como se fosse uma semente que germina no coração de outros homens....

Gratidão é como se fosse a semente de uma rosa que, lançada em um solo infértil é capaz de fazer desabrochar em uma flor no meio das pedras, onde ninguém esperava vê-la, encontrá-la, senti-la perfumando outras rosas...Gratidão, como descrevê-la? Uma palavra apenas, mas cheia de significados, sentidos e propósitos. Então, o que venha a ser gratidão?


É melhor não descrevê-la, mas praticá-la entre os seres humanos que vivem na clausura, no silêncio, no escuro...Vivamos a gratidão, então, em toda sua mais sublime perfeição, em qualquer que venha a ser seu sentido lato ou estrito senso!

3 comentários:

  1. Minha Gratidão por nos presentear com essa belo texto. Muito Obrigado e um Fraterno Abraço.

    ResponderExcluir
  2. GRATIDÃO CARLOS POR ESSE LINDO CARINHO!
    GRATIDÃO PELAS COISAS LINDAS QUE VOCÊ ESCREVE.
    GRATIDÃO POR NOS PROPORCIONAR LINDAS E AGRADÁVEIS LEITURAS!
    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  3. A VOCÊ MEU AMIGO TODA MINHA GRATIDÃO POR TUDO QUE VOCÊ ESCREVE E NOS FAZ BEM!!!!

    MAGAL ROCHA !!!

    ResponderExcluir