sexta-feira, 4 de março de 2016

UM DIA HISTÓRICO ("JOGA PEDRA NA GENI")


Um dia histórico, foi o que aconteceu na sexta-feira, dia 4 de março de 2016: um ex-presidente da República, conduzido coercitivamente a prestar depoimento na Polícia Federal. Se foi justo ou injusto, os advogados dirão! Também me parece muito estranho o fato do senador, Delcídio do Amaral, mesmo sem caráter, palavra e credibilidade, ter sido indicado líder do PT no Senado, pela presidente Dilma Rousseff! Se não tinha nada disso, nem deveria ter sido convidado e nomeado, por não possuir atributos para o cargo. Tem muitas coisas ainda escondidas a serem descobertas pelas investigações da Justiça! Fica claro que O PRINCÍPE, de Nicolau Maquiavel é o livro de cabeceira utilizado pelo PT com seus filiados: usá-los para seus interesses, descartá-los quando não lhes servem mais e abandoná-los ao limbo.

Foi o que ocorreu no caso do ex-senador Delcídio do Amaral, que virou a Geni, da música de Chico Buarque de Holanda, “Geni e o Zepelin”. Preso por tramar a fuga do condenado Nestor Cerveró e revelar para a revista ISTO É, todo o esquema do poder em Brasília, denunciando a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva, foi desacreditado. O autor do livro O PRINCÍPIE, nascido e falecido em Florença, historiador, poeta, diplomata, músico Italiano do período do Renascimento e conhecido como o fundador do pensamento e da ciência política moderna parece que escreveu o livro para o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva,  foi levado coercitivamente a PF para prestar depoimento, na nova fase da operação Lava Jato, chamada de “Aritheia” - a busca da verdade – deflagrada pela Polícia Federal a pedido do Ministério Público Federal e autorizado pela justiça. Lula disse em entrevista que se sentiu um prisioneiro na polícia federal e que se tivesse sido convidado, ele iria normalmente, contrariando o que vem seguidamente fazendo recorrendo à justiça para não prestar depoimento!

No livro O PRINCIPE de Maquiavel, ele escreveu que “todos veem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é” e acrescentou “quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja, e se não consegue realizá-lo, maior dor sente”. E conclui que  “os que vencem, não importa como vençam, mas nunca conquistam a vergonha”. Está explicado porque o ex-presidente Lula foi coercitivamente levado à Polícia Federal para prestar depoimento: chegou à presidência da República, mas não conquistou a vergonha! Lula fez um ótimo governo, tem popularidade e muita influência política, mas foi ambicioso na obsessão pelo social, o que foi um mérito, mas também foi ardiloso na condução de seu mandato e agora se recusava a esclarecer alguns fatos e algumas dúvidas, buscando guarida na Justiça para barrar seu depoimento, mas “os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição” Agora, querer desacreditar as declarações de Delcídio do Amaral não será fácil porque o senador licenciado do PT indicou como e aonde suas palavras podem ser confirmadas: nas câmaras do Palácio do Planalto! É só procurar, antes que o tempo as apague ou  que sejam apagadas de propósito!

No dia histórico para o Brasil, as bolsas de valores subiram, a economia continua parada, deputado federal e presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha perdeu por 10 a 0  no STF, se tornando réu na Operação Lava Jato. Contudo, os políticos citados na Delação Premiada ainda não homologada pelo ministro Teori Zavaski, estão tentando desacreditar o ex-líder do PT porque revelou os esquemas dos bastidores do poder para a revista Isto É. Agora, todos os citados estão jogando pedra na Geni! “As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos: e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim de que sejam mais bem saboreados” disse Nicolau Maquiavel em sua obra.

Deve ser nessa frase do livro que o ex-presidente Lula deve estar pensando agora, depois de toda a tempestade que viveu no dia histórico para o Brasil!

14 comentários:

  1. Que texto em?
    Parabéns amigo Carlos Costa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns é isso que queremos ver é muito mais.

    ResponderExcluir
  3. Hoje passei enfrente ao prédio da PF/Sp....
    Nosso país não sofre com Tornados, Maremotos e Terremotos....
    Mas a Corrupção faz mais estragos que as forças da Natureza.
    Enquanto o País se divide entre certo e errado a nação geme pelo arrojo dos Impostos que nunca será suficiente para alimentar a fome da Corrupção


    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela cronica


    ResponderExcluir
  5. li tudo e vc esta coberto de razão enfelizliz mente este e o brasil que vivemos e os nosos politicos incompetente que temos qui só pensão em beneficios proprios e esquecem apopulação nesescitada de progresso enquanto isto dom pedro dizia que as estradas e qui faz o progresso do brasil

    ResponderExcluir
  6. João Batista Filho/BH4 de março de 2016 às 14:32

    Como diz a velha máxima " Onde há fumaça, há fogo tambem" e esta fogueira, com toda certeza, ainda vai queimar muita gente "acima de qualquer suspeita"

    ResponderExcluir
  7. Belo, expressivo e oportuna crônica! Muito bem elaborada, retratando uma sexta-feira negra para os corruptos da vez!
    Preocupações à vista!!!! Parabéns....

    ResponderExcluir
  8. Luiz Castro/deputado estadual no AM4 de março de 2016 às 15:19

    Concordo com sua análise

    ResponderExcluir
  9. Sua crônica descreve muito bem o momento que o país está vivendo...c/ a delação do Delcidio do Amaral o Planalto está c/ uma batata quente p/resolver... e Lula hoje teve que prestar depoimento na PF...realmente é um dia histórico... o Brasil precisa ser passado a limpo, é preciso acabar c/ a corrupção...

    ResponderExcluir
  10. Sua crônica descreve muito bem o momento que o país está vivendo...c/ a delação do Delcidio do Amaral o Planalto está c/ uma batata quente p/resolver... e Lula hoje teve que prestar depoimento na PF...realmente é um dia histórico... o Brasil precisa ser passado a limpo, é preciso acabar c/ a corrupção...

    ResponderExcluir
  11. NOoSSAA tá tudo sendo revelado, eu acho ótimo .. Porquê quem pg a conta é o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. Me perguntei isso tbem

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosa sua cronica Carlos.

    O titulo "Joga pedra na Geni,achei super possitivo de sua parte.Justiça seja feita.

    ResponderExcluir