sábado, 27 de abril de 2013

MORO...(crônica sobre Manaus)



Moro em um Estado com a maior floresta do mundo, com a maior quantidade de água doce do planeta, mas que não sabe aproveitar o que possui como deveria ser e nem utilizar sua água como poderia ser. Há muito desperdícios, lixos nos mais de 100 igarapés que cortam Manaus e a cidade fica horrível!

Moro em uma capital que ainda não faz implantar as Resoluções 303/304 do Contran em locais públicos e não define ou demarca espaços nas vias, espaços para os estacionamentos exclusivos e privativos destinados aos portadores de necessidades especiais, idosos e usuários de cadeira de rodas...

Resido em uma capital com calçadas estreitas e esburacadas, não permitindo que um usuário de cadeira de rodas exerça plenamente seu direito e cidadania plena de ir e vir com faixas de pedestres que só funcionam se a pessoa pedir passagem com o braço, isso quando estão pintadas e visíveis, mesmo se estando com o pé em cima dela.

Mas já foi bem pior, eu sei! Ocorre que precisa melhorar ainda mais. Mas ainda faltam muitas passarelas, e onde elas existem, a população não a usa por estar com pressa e coloca sua vida em risco em nome de uma pressa que pode levá-la à morte. Mas tudo já foi muito pior!

Não entendo isso como viver, mas apenas ocupar um espaço dentro de um corpo desrespeitado, machucado e sem cidadania...Moro em uma capital que também não está preparada para receber compulsoriamente usuários da Justiça, dependentes químicos para tratamento contra o crack porque faltam estruturas apropriadas para recebê-las. Convênios pelo Estado até existem, mas só para internação voluntária!

Enfim, moro ou ocupo um espaço dentro de um corpo em um país no qual os adolescentes continuam matando livremente, cometendo crimes cada vez mais bárbaros, mas continuam protegidos pelo ECA recebendo uma pena máxima de três anos de afastamento do convívio familiar e social, mesmo por crimes hediondos, mas sem tratá-los da forma que precisam, com médicos e em clínicas compostas por equipes multidisciplinares, tendo a elevação de escolaridade ou ensino profissionalizante, como parte obrigatória da pena. Lógico que, se isso não vier junto com a atualização do Estatuto, todos voltarão a exercer o mesmo ofício: matar, roubar e destruir famílias para sustentar o vício.

Moro em o Brasil que seria melhor não sê-lo porque tudo que se faz nesse país deixa rastros de corrupção, inclusive o programa mais ambicioso do Governo Federal, “Minha Casa, Minha Vida”, que passou a ser também o “Meu problema” por não funcionar direito e sendo foco de muitas denúncias corrupção, irregularidades, superfaturamento de projetos, rachaduras em casas já entregues...É um Deus nos acuda, se é que Deus tem alguma coisa a ver com isso, mas desconfio que não tenha e nem compactuará jamais com esses gananciosos que só desejam ficar mais ricos à custa da miséria dos mais pobres!

Ah, querem saber? Eu não moro em lugar nenhum, pois apenas ocupo um corpo físico que foi gerado no momento errado, na hora errado e no mundo errado também! Por falta de planejamento e a pobreza de meus pais agricultores, tive o prazer de nascer no Brasil e morar no Amazonas e, apesar de tudo isso, amar e defender essa  terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário