terça-feira, 23 de abril de 2013

O PROFESSOR DO MUNDO!


Na década de 70, quando iniciava meus estudos no antigo curso primário, quando um professor em sala de aula ou alguém dizia que o Brasil tinha sido descoberto no dia 22 de abril de 1500, ficava intrigado e me questionava: “Como o Brasil foi descoberto se aqui já moravam índios?. Acho que o Brasil foi invadido!”. E concluía para mim mesmo: “só se descobre aquilo que está coberto; o Brasil foi invadido, tomado, ocupado na marra pelos invasores!”. Mais tarde, vim ter a certeza do que dizia na infância!


Com isso, elaborei minha própria teoria infantil para o descobrimento do Brasil: os homens de Pedro Álvares Cabral que navegavam nas caravelas, por não terem local apropriado para depositar suas necessidades fisiológicas, começaram a fazê-las em latas e depois estas foram arremessadas ao mar. Cabral só teria seguido as correntes marinhas recolhendo-as e teria descoberto o Brasil. Eu fiquei satisfeito com minha teoria, mais tarde confirmada pelo livro de Caio Prado Júnior, “Pela Cruz e pela Espada”!


Mas por que estou escrevendo sobre esse assunto? Porque nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama vai anunciar quem é o melhor professor dos Estados Unidos e o resultado poderá recair sobre um brasileiro Alexandre Lopes, que ensina a alunos muito mais do que só ler e escrever e descobriu que nos EUA ele é valorizado pela sua criatividade e, por isso, poderá descobrir também que ganhará o prêmio máximo pela sua dedicação pessoal.


“Eu quero dar aos meus alunos tudo aquilo que eles necessitam ou possam vir a necessitar para serem bem sucedidos na sociedade. Mas por que não também mudar um pouquinho a sociedade para fazer com que eles sejam mais bem aceitos?”, diz o professor Alexandre Lopes, para orgulho de todos os seus colegas do Brasil. O que tem a ver uma coisa com a outra: Alexandre Lopes procurou e encontrou um país onde ele foi valorizado, ou seja, descobriu os Estados Unidos! Não da forma que formulei minha teoria para a descoberta do Brasil, mas uma perfeita, que causa orgulho aos professores comprometidos com a verdadeira educação no Brasil e no mundo.


O professor Alexandre Lopes trabalha com crianças com autismo, minorias raciais, minorias éticas, conseguindo que todas elas se tornassem parte de uma comunidade sem medo, o que o transformou em um mestre especial, uma referência na Educação em um país que não é o seu, ensinando crianças carentes no maternal, mas poderia ser no ensino fundamental ou médio. Alexandre Lopes só faz o que todos os professores também deveriam fazer: utiliza música na integração social de seus alunos porque o futuro doutor em pedagogia garante que “começando com os alunos desde pequenos – quando ainda não existe preconceito – eles se sentem abertos a tudo”. Eis um excelente exemplo a ser seguido pelos professores comprometidos verdadeiramente com a educação.


Alexandre mora a oito anos em Carol City, uma cidade de 60 mil habitantes, na Flórida, mas em um canto de sua sala, o professor reúne suas duas grandes paixões: a música e os sete troféus que ganhou como professor! E imaginar que tudo começou depois do dos atentados sofrido nos Estados Unidos, do dia 11 de setembro, iniciando como conselheiro acadêmico e se apaixonado pela profissão. Depois, fez mestrado em Educação Especial e ganhou uma bolsa em educação especial na Universidade de Miami e agora pode ser o professor do Mundo.



Alexandre Lopes, parabéns, companheiro professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário