segunda-feira, 26 de março de 2018

QUANDO OS FILHOS SE TORNAREM ARQUEIROS...



O poeta libanês Gibran Kalil Gibran garantiu em seu livro O PROFETA, lançado em 1923, que "teus filhos não são teus fllhos/ são filhos e filhas da vida (...)"

Com isso, você seria apenas o arqueiro que arremessaria rumo ao sol a sua flecha, para eles seguirem livres e construir seu próprio destino. Contudo, no mundo virtual de hoje, que veio para ficar, cheio de mentiras e poucas verdades, ficará difícil criá-los, educá-los e direcioná-los para tomar decisões totalmente e serem livres.

À medida que o mundo virtual se desenvolve, as crianças pedem como presente no primeiro ano de sua vida, um aparelho celular. 

Lembro-me do meu filho, hoje com 21 anos e cursando economia em universidade pública, pedindo-me para usar a "ternet" em um aparelho celular. Ainda não havia internet. ela ainda estava engatinhando, incipiente, cara e sofrível. Dei-lhe amor, mas não pude lhe dar meu modo de pensar, como previa o poeta libanês:  hoje, tem vontade própria!

Hoje, 85 anos depois do lançamento de O PROFETA, com todo aparelho celular vindo com internet e oferta de redes sociais de graça, fica cada vez mais difícil e quase impossível criar, educar e direcionar filhos rumo à liberdade, como imaginou poderia ser feito pelo poeta libanês!

Dentro de mais algum tempo, quando os filhos se tornarem apenas arqueiros, talvez direcionem as suas flechas, rumo a um computador e não conseguirão mais ter autonomia autoridade sobre eles, porque até o amor também já se tornou virtual...e não existe qualquer tipo de relação humana como havia no passado!

3 comentários: