terça-feira, 27 de março de 2018

SEMANA SANTA A/G(BR;BRAZ SILVA/GEORGE MARQUES)


Já houve um tempo em que o Domingo de Páscoa era respeitado! Não se podia sequer varrer a casa para não fazer barulho. Quase todas as famílias tinham por ritual ir assistir a "PAIXÃO DE CRISTO", único filme exibido em todos os cinemas de Manaus e talvez no Brasil, livre para que todos pudessem assisti-lo. Muita gente deixava as salas de exibições com os olhos vermelhos de tanto que derramavam lagrimas durante as exibições, todas as rádios trocavam suas programações por músicas orquestradas. Havia muito respeito naquela época! Uma vez em Manaus, por falta de peixe nas bancas, que um bispo no Governo Lindoso, liberou a carne vermelha para consumo humano. Hoje, ninguém a respeita mais essas tradições. George Marques e Braz Silva me fizeram recordar o passado.


Marques, padrinho maçônico e ex-companheiro de Rotary Clube, hoje representante comercial enviou-me mensagem me informando que quando fora criança em Alagoa Grande (PB), "me recordo que a Semana Santa era uma semana onde as pessoas tinham o maior respeito à religião. Havia todo um ritual de oração, vigília, etc., durante a Semana Santa em que se comemora a paixão de Cristo e até, respeitosamente se fazia abstinência em algumas situações. Mas dizia em suas memorias de infância vividos na sua Paraíba que "os tempos mudaram e essas mudanças naturalmente, são constantes na nossa vida e que "as pessoas, em geral, estão preocupadas única e tão somente com o feriadão onde os principais alvos são: as praias, estada em hotéis e outros tipos de lazer, sem contar com o universo comercial que não para nos feriados e nos dias considerados santos, nem se fala. Prosseguia a mensagem "ao que me parece a religião, ou melhor, Deus está em segundo plano.  

E conclui "é inacreditável: DEUS reserva o ano inteiro pra (sic) se dedicar a você e você não está ou estar pouco preocupado em reservar apenas uma Semana pra (sic) se dedicar a Ele para que o curso da sua vida seja abençoado". Em seguida recebi a mensagem do amigo e ex-colega Braz Silva, do Dorval Porto, hoje pastor e dono de um sítio para recuperação de dependentes químicos, mesmo sem uma Pena Social que o ajudaria muito em seu trabalho de recuperação de dependentes químicos maiores e menores, quase no mesmo sentido, desejando-me uma feliz pascoa. A ambos dei a mesma resposta de minhas memorias do passado que não voltará nunca. Elas já vivaram fumaça, junto com a poluição que se vive na cidade em que moro. 
                            
Infelizmente o passado mudou muito e mudará mais ainda porque o futuro o está matando, enterrando em 20 palmos de terra para que não volte a ser presente em redes sociais de novo. Ele é cheio de tecnologia, mentiras, fake news....Uma pena!  

O que era para ser bom, está ficando cada vez mais difícil de se separar a o que seja a verdade da mentira, até para mim que sou jornalista e trabalhei nos dois lados da mesma notícia. Como editor geral, se “plantava” uma nota para sentir a repercussão no dia seguinte!



5 comentários:

  1. O povo de Deus paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, mano.
    Estavs sendo homenageado.

    ResponderExcluir
  3. Braz Silva é o radialista político

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela memoria

    ResponderExcluir
  5. João Batista Filho/BH28 de março de 2018 às 15:55

    Olá Carlos,

    Pois bem, realmente o mundo está mudando, e para pior eu acho....

    ResponderExcluir