quarta-feira, 18 de abril de 2018

BÊBADOS AO VOLANTE, PODE DIMINUIR, MAS NUNCA ACABARÁ!




A simples troca da pena de aquisição de rancho destinado à instituição de caridade por uma de prisão de 6 ou 9 anos, para quem   bebido matar um ser humano no trânsito, poderá ter algum efeito prático no início, mas não resolverá os problemas estruturais de falta de cidadania e problemas educacionais do trânsito no Brasil, o país da propinagem e da corrupção. Contudo, quem assume o risco de matar dirigindo alcoolizado, deveria ser julgado pelo Júri Popular, já previsto no artigo 121 do CPP.

Como jornalista credenciado de A NOTICIA junto ao TJ/Am registrei inesquecíveis embates entre acusação e defesa, onde se destacam de um lado o promotor Lupercino de Sá Nogueira contra o advogado de defesa Francisco Guedes ou Félix Valois , todos bons de oratória páginas do jornal que “se expressem saía sangue”, como diziam os leitores mais críticos! Assistir ao debate jurídico no júri no passado de minha memória era o mesmo que ler uma sentença do memorável e inesquecível juiz Luiz Augusto Santa Cruz Machado. Li algumas e todas elas equivaliam explicaria tantos alunos de Direito que as assistiam e talvez essa fosse a razão para tantos alunos de Direito na plateia. Hoje, infelizmente o prédio está tombado pelo Patrimônio Histórico e quase tombado literalmente pelo tempo, descaso e abandono.

Contudo, os advogados terão 120 dias, para descobrirem “brechas” na nova legislação, e as usarem na defesa de seus constituintes, embora já existem em vários Estados (em Manaus, o Detran oferece de graça Disk Pilek (92-93469283) a possibilidade de a pessoa beber e não dirigir, muitos insistem.

Porém, no cenário dos estúpidos e irresponsáveis atropelamentos no Brasil e a total sensação de impunidade, pode sofrer redução momentânea.

Contudo, todos deveriam ser enquadrados no crome de homicídio (Artigo 121-CPP) porque tiveram intenção de matar, consciente ou inconscientemente.


Jornal Estado de MinasSancionada lei que aumenta pen


3 comentários:

  1. Dudu Monteiro de Paula18 de abril de 2018 às 14:34

    Que bela análise !
    Que visão realista !

    ResponderExcluir
  2. Com leis duras e punitivas acabaria. Deveria ser assim: foi pego bêbedo perde a carteira e vai preso pelo menos uns 20 dias. Esse aí além de perser a carteira iria aprender que cadeia não é lugar pra gente sã. Falta lei rígida.
    Se matar alguém no trânsito deveria ser condenado a prisão por uns 10 anos de reclusão e depois julgamento com prisão perpétua se culpado.
    É simples resolver mais as autoridades não querem. Esses órgãos de direitos humanos só atrapalham. Taí o resultado da sociedade de hj. Compara a 20 ou 30 anos atrás.

    ResponderExcluir