sábado, 7 de abril de 2018

"DURA LEX, SED LEX"

A expressão latina significa "a lei ê dura, porém é a lei" iguala todos no mesmo patamar jurídico.

"A expressão se refere à necessidade de se respeitar a lei em todos os casos, até mesmo naqueles em que ela é mais rígida e rigorosa" como é o caso do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Se não for um total desrespeito às leis do Brasil, não sei mais nada do que aprendi até o 5º do Curso de Direito!
A expressão remonta ao período romana e "era transmitida pela via oral, e por consequência sofria diversas alterações por parte dos juízes” no período de introdução das leis escritas na Roma Antiga.
Contudo Lula, mesmo sustentando que é inocente, não está foragido e garante que provará sua inocência e ganhará a liberdade. Mesmo que prove, não poderá se candidatar, abrindo espaço para um possível golpe.
O ex-presidente ficou sitiado dentro do próprio Sindicato dos Metalúrgicos que comandou por anos e onde o PT nasceu. Mesmo querendo se entregar, os militantes não permitiram a saída dele. Se isso não for uma clara desobediência a todas às leis do país, não sei o que seja.    
No dia em que sua esposa Marisa Leticia, compilaria 68 anos, em discurso no Palanque, Lula criticou as decisões judiciais, dizendo que todas foram tomadas por pressões políticas das ruas, dividindo ainda mais o país já politicamente dividido e sugeriu que os magistrados que assim agem deveriam “largar suas togas, se filiar a algum partido político e disputar mandato eletivo”. Depois do discurso com seus assessores e advogado, que se entregaria para começar a cumprir sua pena de 10 anos e 1 mês em 2º grau de recurso contra o ex-presidente.
Na quinta-feira foi expedido mandato de prisão expedido pelo. Juiz Federal Sérgio Moro, No passado, em Roma. "as decisões eram refeitas de acordo com tradições locais, e introduziam uma série de interpretações pessoais, na medida em que eram os detentores do poder de se referir a esta tradição oral".
"Com a introdução das leis escritas, passaram a ser iguais para todos - e, como tal, deviam ser respeitadas, por mais duras que fossem" como informa a Wikipédia.
Esse pode ser ou não o caso do ex-presidemte Luiz Inácio Lula da Silva. Mas tudo indica que não!




4 comentários:

  1. Vamos respeitar o lula teve direito a advogado todo esse tempo. Foi julgado como cidadão e merece tá na cadeia.
    Respeito a decisão do STF.
    Respeitar faz parte da democracia.

    ResponderExcluir
  2. Respeito vcs todos que apóiam o ex presidente, e respeito mais uma vez a decisão de vcs votarem nele.
    Mas hoje vamos respeitar a decisão do STF.
    Dessa vez não foi o Moro que prendeu o Lula e sim o STF.

    ResponderExcluir
  3. Disseram que a prisão do Lula ia mudar o Brasil.....
    Mudou *porra nenhuma*: *Vasco vice de novo!*

    ResponderExcluir
  4. Lula está preso. Segundo os coxinhas, ele é culpado; segundo os inocentes, acabou a corrupção; segundo os conservadores, é bandido; segundo os moralistas, é corrupto; segundo os artistas, é um mito; segundo Sérgio Moro, é culpado; segundo os intelectuais, não há prova; segundo a esquerda, é perseguição; segundo os petistas, é inocente.
    Mas segundo, segundo... Segundo, segundo, segundo MESMO... é o Vasco.

    ResponderExcluir