quinta-feira, 3 de maio de 2018

BOM EXEMPLO DA MILENEAR CULTURA JAPONESA (WELLINGTON0



“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham" (proverbio Japonês) ”

O pensamento foi postado por Wellington, no grupo de zap "Amigos Felizes É Assim" e me remeteu à da milenar disciplina da cultura japonesa em busca da perfeição, até quando não faz parte de sua obrigação deles, pelo simples prazer de praticar uma coisa rara, hoje, no Brasil, mergulhado até o pescoço em denúncias de escândalos de corrupção, envolvendo órgãos públicos ou privados.

Os japoneses deram um show de educação, civilidade e, principalmente de cidadania coletiva que raramente se pratica na sociedade dita coletiva, mas que estaciona automóveis demarcadas para idosos, usuários de cadeira de rodas “rapidinho” para ir ao banco, apenas como exemplo. Tem mais coisas que o brasileiro faz de forma errada também, não sabendo que, sempre quando termina meu direito, começa o dos outros.

Continuará por muito tempo na minha memória a cena dos japoneses limpando toda a sujeira deixada em campo em um dos jogos do Japão, mesmo com a seleção japonesa perdendo de 2X1 para a seleção da Costa do Marfim, na abertura da Copa do Mundo no Brasil, vencido pela Alemanha, com goleada histórica sobre a Seleção Brasileira por 7 X 1.

Os japoneses deram o mesmo e elogiável exemplo, recolhendo todo o lido deixado pelos torcedores mal-educados e porcalhões em todos os estádios onde os jogos foram realizados.

Os japoneses transformaram em ação concreta o Brasil que queremos para o futuro do Brasil, segundo os vídeos mostrados pela rede Globo para 2018: respeito, investimentos em diversas e diferentes áreas e, principalmente, Cidadania, que o falta ao eleitor brasileiro.

Só pode se cobrar dos congressistas e administradores públicos e privados, aquilo que também se pratica no dia-a-dia!  

Definitivamente, salvo exceções individuais o brasileiro não pratica o que cobra!

2 comentários:

  1. Liberdade de expressão é um dos nossos direitos mais preciosos. Sustenta toda a liberdade aos outros e fornece uma base para a dignidade humana. Imprensa livre, pluralista e independente é essencial para o seu exercício. Esta é a mensagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A liberdade de imprensa implica na liberdade de ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras, como previsto no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa liberdade é essencial para as sociedades saudáveis e dinâmicas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente e critica abordagen, amigo. Palmas.

    ResponderExcluir