segunda-feira, 14 de maio de 2018

JOÃO FURTADO, O PREFEITO!



Na década de 80 fui um fui dos assessores de imprensa com a CTPS assinada (ainda estava em criação na ALE/AM a nova Constituição do Estado), do ex-prefeito João de Mendonça Furtado (PDS) e despachava com ele em dois lugares: de manhã na sede da Prefeitura e à tarde em seu gabinete na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.  Era um homem trabalhador, de poucas vaidades, mas, com pouco dinheiro nos cofres da Prefeitura.  Era criticado pela imprensa por causa de lixo nas ruas da capital. Decidiu encomendar uma campanha de publicidade.

Depois da campanha pronta, o empresário Alberto Castelo Branco, diretor da SAGA PUBLICIDADE decidiu apresenta-la ao prefeito. Ela tinha por título "LUGAR DE LIXO É NO LIXO". Enquanto o dono da Saga se distraia olhando os diversos e belíssimos quadros na parede, o prefeito de Manaus comentou comigo:

"Está ótima a companha "LUGAR DE LIXO É NO LIXO" (Ela se destinava as emissoras de rádio com spots (cartuchos) de 15" segundos, jornais e Tvs), bem desenvolvida e atende ao que pretende ser alcançado pela Prefeitura de Manaus. Porém, está muito cara e o Município não tem todo esse valor". Todo o trabalho custaria aos cofres da Prefeitura pouco mais de 3 milhões de cruzeiros.

Aproveitando a distração do diretor da SAGA que continuava admirando os quadros que decoravam as paredes da sala na FIEAM, puxou debaixo de sua mesa um deposito de lixo e jogou tudo no lixo todo o material da campanha dento dele.

Ao se voltar ao prefeito, com paletó e gravata - que raramente o prefeito os usava - não vendo nada em cima da mesa em que deixara pastas com toda a campanha feita -  na época tudo desenhado e pintado à mão livre -  perguntou:

- Cadê todo o material da campanha que deixei aqui em sua mesa?!  Ele respondeu elogiou o trabalho desenvolvido pela SAGA e respondeu

- Onde ela deveria estar: "no lixo"! E começou a rir, balançando a mão deixando brilhar um anel com uma pedra de diamante, no seu dedo mindinho, uma das poucas vaidades que ostentava!


Nenhum comentário:

Postar um comentário