sexta-feira, 11 de maio de 2018

MEMÓRIAS...(OBERDAN BARROS)


O leitor do meu zap, Oberdan Barros, fez-me lembrar do passado em uma postagem crítica contra a administração de Manaus, prefeito Artur Neto com relação à buraqueira nas ruas de Manaus do século XXI, com dinheiro de IPTU, ISS, criado pelo prefeito Manuel Ribeiro. 

Viajei como bagagem despachada - sem haver até hoje qualquer redução no preço das passagens aéreas, como a prometida pela ANAC  – desembarquei no século XX, exatamente na década de 80 e me vi entrando na sala do Prefeito de Manaus o Sr. João de Mendonça Furtado, como gostava de ser chamado, apenas com um caderno para anotações. 

Fui assessor de comunicação da sua administração e publiquei em A NOTICIA, crônica crítica sobre o recenciamento dos buracos que mandara fazer dos buracos que existiam em Manaus. Na época já capital da ZFM, mas não tinha recursos para tampá-los e João Furtado, criticado pela buraqueira da cidade. Para ganhar tempo mandou recenseá-los primeiro.

Convocou coletiva de imprensa para anunciar os resultados e terminou o pronunciamento informando que o maior problema dos mais de 40 mil buracos recenseados era que todos estavam com a boca aberta para cima. Se estivessem de bocas fechadas, toda a imprensa o criticaria do mesmo jeito, dizendo que Manaus estava cheia de "lombadas". João de Mendonça Furtado, foi indicado à Prefeitura pelo regime militar faleceu e pediu que seu caixão fosse velado em pé para provar "que era uma pessoa dinâmica"!  E os buracos?

Ele não os mandou tapar por falta de recursos ao contrário da Manaus do século XXI, com tantos recursos financeiros e muitos desperdícios. “Cheia de buracos, todos com bocas abertas e prontos para engolir os milhões de automóveis que circulam na capital”!

O Sr. João Furtado foi substituído pelo prefeito Amazonino Mendes, indicado pelo Governador Gilberto Mestrinho, que me demitiu, mandando dar baixa na CTPS e nunca mais voltei a exercer função pública, embora tenha feito concurso para Serviço Social na Administração de Artur Neto e entre as 42 vagas abertas para o cargo AS, mas nunca fui nomeado, embora vários colegas de profissão tenham assumido importados de vários Estados e foram nomeados na minha frente. Desisti.

Fui nomeado por Brasília para ser Diretor Regional Norte de um órgão Para Estatal Federal, criado pelo presidente Itamar Franco.

2 comentários: