quarta-feira, 15 de junho de 2011

A MISÉRIA REPRODUZ A MISÉRIA E ELEGE OS POLÍTICOS

A miséria reproduz a miséria e a miséria reproduz os políticos elegendo-os vereadores, deputados estaduais, federais (palhaços, (nada contra), ex-jogadores de futebol, ex-boxeadores, homossexuais, (nada contra, também) e senadores.
Todos eles, importantes em suas épocas, indiscutivelmente, receberam votos suficientes e foram legitimados com mandatos que não passam de uma procuração em branco para praticarem seus mandatos como desejarem.
E os únicos culpados são os eleitores que, por falta de educação, cultura e cidadania, votam nesses candidatos que, antes da eleição, prometem que resolverão “todos os problemas da sociedade”, mais depois de eleitos se dão ao disparate de pensar: “primeiro o meu;  depois o do povo que votou em mim!”
Enquanto não houver investimento em políticas públicas sérias, honestas direcionadas à educação, cultura, lazer, moradia, saúde, segurança não haverá o cumprimento de todos os direitos dispostos no Artigo 5. da Constituição da República, permitindo que candidatos de ocasião, oportunistas e movidos somente pela fama do passado se apresentem como “salvadores da pátria”, em uma Pátria que não tem solução enquanto não melhorarmos o nível de nosso processo educacional voltado à cidadania, ao cidadão da cidade, ao cidadão político, enfim.
E não sinto que o Governo Federal esteja disposto a seguir esse curto caminho para oferecer cidadania ao povo porque o que se vê e há uma dominação sobre os eleitores  com programas eleitoreiros (e não sociais) com promessa de “casa própria” e “erradicação da miséria”.
Essas coisas são importantes também e estão registrados em nossa “Constituição Cidadã”, como afirmou o falecido deputado federal Ulisses Guimarães, mas o povo continua sendo iludido com promessas de políticos de ocasião que passam o ano todo usando canais de televisão para fazer demagogia, depois se afastam em razão da Lei Eleitoral, colocando parentes em seus lugares para continuar iludindo o povo com promessas que jamais serão cumpridas depois. Isso para não falar das propagandas bilionárias rumo à Presidência da República.
É bem verdade que o processo político é lento, existem muitas comissões por onde têm que passar todos bons e maus projetos, mas os bons projetos políticos como o do senador Cristovan Buarque, que determina que o político matricule seus filhos em Escolas Públicas, nunca serão votados ou aprovados porque vai contra toda  a demagogia que antecede as promessas eleitorais, que nunca serão cumpridas.
A verdade é que “Constituição Cidadã” nunca existiu e nem existirá se o povo não for educado para aprender a votar de forma correta  e consciente e não trocando seu voto por tijolos, telhas, casas, pagamentos de água, luz e telefone, utilizados por candidatos que apresentam “demagogias baratas” em canais de TVs só para enganarem os eleitores.
O que precisamos é de mais investimentos em saúde, educação, segurança pública, casas próprias e lazer, sem demagogia e sem prefeitos corruptos para roubarem o dinheiro dos impostos do povo e depois ficarem impunes com intermináveis recursos jurídicos.
Acontecendo isso, não mais veremos  Tiririca’s, Romário’s, Popó’s e Weslley’s da vida sendo campeões de votos. Não estou afirmando com isso que eles cometerão corrupção, mas precisamos de políticos comprometidos com a extinção da miséria, a favor de uma educação de qualidade, incentivadores da cultura e da cidadania da população.

Um comentário:

  1. CARLOS,EU ATREVO-ME A DIZER QUE SE A MISÉRIA EXISTE É GRAÇAS AOS POLÍTICOS...AQUI DEIXO MEU ABRAÇO PORTUGUÊS.

    ResponderExcluir