terça-feira, 29 de novembro de 2011

"O QUE RESOLVE É O DINHEIRO"!


Como é que as autoridades das diversas áreas de meio ambiente não percebem a existência de um Ferro Velho funcionando às margens de um Igarapé, onde existe também uma grande favela? Peneus, peças e tudo que pode ser foco de doença estão visíveis para quem desejar vê-los, bem no centro da cidade, entre dois prédios! Só não vê quem não quer!

“O que resolve é dinheiro”. Foi essa a resposta qe recebi do Carlos Júnior, quando retornei  ao “Sucatão do Carlito”, localizado na Avenida Efigênio Sales, 183 – Adrianópolis. “O  terreno é meu e se eu quisesse, abriria até um puteiro aqui, entre esses dois prédios, o Geneve de um lado e o Nau Capitania, do outro”. Como observei que não adiantaria qualquer argumento de minha parte, restando-me apenas escrever sobre isso, denunciando uma construção às margens de um Igarapé, poluíndo as águas e sendo um possível foco de dengue. Onde estão as autoridades que não vêem uma coisa dessas? Em todo o Brasil ocorre o mesmo problema.

Com a palavra o Ministério Público, a Fundação de Vigilância em Saúde e a Vara do Meio Ambiente  para tomarem providências e colocar um basta nesses ferros velhos que na maioria das vezes se estabelecem sem obedecer normas de posturas, em locais inadequados e quase sempre com irregularidades no processo de aquisição de carros para desmanches. Especificamente no Sucatão do Carlito, na Avenida Efigênio Sales, o trabalho entra sempre pela noite. Por quê? Não sei!

E o pior de tudo isso é que o referido ferro velho se agigante cada vez mais, pelo que se vê, pois seu proprietário já está construindo um segundo andar para abrigar partes de veículos desmanchados.
E, pasmem, a poucos centímetros de um igarapé, que está sendo devorado por construções irregulares. Basta que alguém de boa vontade da Secretaria do Meio Ambiental Municipal ou Estadual e o Ministério Público se façam presente àquela localidade para verificar “in loco” a situação estarrecedora que vem se arastando naquele igarapé.
Existem ferros velho, contudo, legalizados, com Alvará de funcionamento, mas que vez ou outra cometem deslizes. Não estou acusando ninguém, porque todo e qualquer pessoa é inocente até que se prove sua culpa!
Temos casos famosos de homicídios, envolvendo  donos de ferro velho, como o assassinato de Carlito,  desmanche de carro que funcionou por muitos anos no  centro do bairro Vieiralves, crime até hoje não esclarecido. Tempos depois, sua esposa também foi assassinada de forma misteriosa e até o hoje o crime não foi esclarecido também.

Seu filho, Carlos Júnior, montou um negócio também, dando continuidade aos negócios  de seu pai mas, como ele mesmo disse, ao procurá-lo para tentar resolver amigavelmente a agressão: “O que resolve aquí é o dinheiro. Do mesmo modo que a polícia vem aqui, ela vai embora”.

É lamentável que ainda exista pessoa que pense assim! E o direito dos outros, não vale nada? Quer dizer que o dinheiro pode comprar tudo? Polícia, Fiscais, Prefeitura, Juízes, Desembargadores? Será que é assim!

Não acredito que seja assim. Por isso, continuarei buscando ver um Brasil mais justo, com menos corrupção e com cidadania garantida para todos. Já disse: pode ser utopia sonhada e imaginada por mim, mas acredito que o lado bom da sociedade, que os homens inteligentes, possam vir a fazer uma revolução de massa, pacífica, sem partidarismo e sem ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário