quarta-feira, 3 de julho de 2013

O LUMINISMO DO BRASIL: A "REVOLUÇÃO INFORMACIONAL"!



Como ocorre em toda revolução – na Francesa, um conjunto de violentas manifestações iniciadas na Idade Contemporânea, iniciados no ano de 1789, com a convocação dos Estados Gerais passando pela Queda da Bastilha e terminando com o Golpe de Estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte, mudando completamente os quadros político e social do país e terminando com a deposição do rei, fazendo surgir as idéias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade; na industrial e as greves contra as máquinas, no início, e depois uma profunda divisão entre o capital versus trabalho, pela criação da “mais valia”,  mudando também a forma de o mundo de ser e se explicar -, segundo professores da USP, o país está vivendo sua “revolução informacional”,  fazendo a transição direta da era Industrial à da informação.

As redes sociais, usadas de forma responsável e com bons propósitos, podem ser um instrumento valioso nas mãos da juventude tecnológica de hoje. Os mais antigos têm dificuldades para acompanhar esse grande sucesso evolutivo da tecnologia, muitos dos considerados antigos, não conseguiram fazer a transição da saudosa máquina de escrever à tecnológica e continuam no “pé duro” como se dizia até recentemente, para a máquina de escrever. Mas, como em toda e qualquer revolução, os excessos e avanços serão sempre inevitáveis, mas sendo desnecessárias as perturbações, sendo positivos os avanços sociais. A sociedade dinâmica, como se fosse um organismo vivo que se mexe e se movimenta se ajustará também e, com o tempo terá que absorver os clamores da juventude. E tudo vai virar estudos para sociológicos, antropólogos e cientistas sociais dedicados ao assunto. Talvez a definição da USP até não venha a ser aceita.  

No futuro e para a história, os atuais enfrentamentos entre polícia e manifestantes de caras limpas podem vir a ser considerados normais pelo calor do momento, como foram considerados normais e históricos, mais tarde, o uso das máquinas na Revolução Industrial, os pensamentos defendidos pelos franceses pós-revolução, outras revoltas e revoluções que já se registraram pelo mundo da era digital.  Lembro que durante a Revolução Industrial, o cerceamento de terras e até as revoltas contra máquinas ocorreram porque os trabalhadores explorados chegavam a pensar que o novo modelo de desenvolvimento industrial tinha como único propósito explorá-los. O que está ocorrendo no Brasil é um fenômeno recente e as autoridades do país não estavam preparadas para enfrentá-los. Contudo, os bandidos, baderneiros, pichadores e depredadores devem ser banidos do seio dos movimentos reivindicatórios. Na Revolução Francesa, a causa principal foi o reajuste no preço do pão. No Brasil, a proclamada “revolução informacional”  teve sua origem no aumento de 20 centavos no preço das passagens de ônibus em São Paulo. Também como ocorreu nas várias fases e etapas da  Revolução Francesa, o povo invadiu a prisão, libertou os prisioneiros do Rei e o processo de mudanças sociais assumiu uma nova fase revolucionária com a mudança de tudo o que era considerado ultrapassado, ajudado com as idéias do Iluminismo e influenciado em parte pela Independência Americana, que se instalara na França, difundido por Marat, dono de jornal e Robespierri.  A revolução informacional no Brasil atingirá várias etapas, fases e momentos, mas depois o Brasil poderá crescer a partir dos caos que lhe sobrar.

Mas já estava na época de o país acordar e promover essa revolução, seja lá como ela hoje  venha a ficar conhecida! O Brasil não aguentava mais tanta corrupção; desvios de emendas concedidas por verbas parlamentares;  reajustes em contratos feitos às pressas, com explicações nem sempre totalmente convincentes aos contribuintes, enfim. Hoje, o novo Iluminismo que modificou a França do passado, pode ser considerado como a atual “Era da Informática no Brasil”, mesmo enfrentando o precário desenvolvimento da internet banda larga que não saiu do papel. De tudo isso, poderá nascer um novo Brasil, com o desarquivamento de projetos de interesse social como a criminalização da corrupção;  arquivamento da PEC 37;  projeto arquivado e sepultado da “Cura Gay”, que circulou pelas redes sociais com uma ironia felina de forma ostensiva afirmando que “se o tratamento fosse feito pelo Sistema Único e Saúde – o SUS, os gays continuariam como estão; votação e aprovação do Projeto Ficha Limpa também para os novos Servidores Públicos e, a que foi o estopim dos movimentos pelo país: a redução nos valores das passagens de ônibus em vários Estados.

Mas, será que o Governo Federal engatará uma marcha ré contra os caminhoneiros e não reduzirá os impostos incidentes sobre o preço dos combustíveis, sob a justificativa que o diesel já é subsidiado? Decisões judiciais contra o fechamento das estradas de nada resolverão. Os responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil só querem ter atendidas suas reivindicações para que o país possa continuar crescendo e se desenvolvendo em todos os setores. Tenho dito!

Um comentário: