quinta-feira, 11 de julho de 2013

"MAIS MÉDICOS", MAIS PROBLEMAS E ANGUS DE CAROÇO!



Hoje, dia 11/07/2013, o Brasil parou, literalmente, com as Centrais Sindicais unidas, com pauta única, reivindicando o surgimento de um novo país, a partir do fim da corrupção em todos os níveis.

O programa do Governo Federal, “Mais Médicos”, além de outras questões sociais graves estão gerando “angus de caroço” prontos para serem digeridos pelos brasileiros.

O Congresso Nacional, com as pressões e reivindicações das ruas,  voltou atrás e também em decisão e não permitirá o nepotismo nas substituições dos suplentes, que são “eleitos” sem votos!  No final de tudo, as coisas vão se ajustar como sempre ocorreu historicamente em qualquer país do mundo, depois de mudanças bruscas ou lentas, como vem ocorrendo no Brasil. Hans Kelsen, o jurista e filósofo austríaco, um dos pensadores mais influentes do século XX, já escreveu um livro jurídica na linha positivista, justificando os Golpes de Estado no Mundo e explicando tipos de manifestações sociais que estão ocorrendo no Brasil, agora.

Mas, enquanto o Conselho Federal garante que sobram médicos no Brasil, mas faltam planos de carreira e de estrutura para atendimento, além de denuncias de apadrinhamentos políticos pelos prefeitos nas contratações, o Governo Federal publica no Diário Oficial da União as medidas para a área de saúde, mudando e ampliando o currículo em mais dois anos como se fosse um Serviço Civil obrigatório para os futuros médicos que deverão trabalhar em hospitais e clínicas da periferia nos municípios mais distantes e também mais desestruturados, saneando alguns problemas e não mais servindo para “apadrinhamento” político nas eleições de prefeitos.

Eis o primeiro angu de caroço. Será que os prefeitos aceitarão essa subordinação e deixarão de praticar os apadrinhamentos políticos que prejudicam tanto aos eleitores?

A medida provisória foi publicada e implantará o programa “Mais Médicos”, com o propósito de fazer aumentar o número de profissionais de branco e definindo a contratação dos profissionais por três anos, remunerados diretamente pelo Governo Federal, o que os  médicos não aceitarão se antes não forem implantadas as condições para que possam atender com dignidade a população. O Conselho Federal, garante que entrará na Justiça, exigindo que os colegas estrangeiros, além de receberem essa estrutura que hoje os profissionais brasileiros não têm também se submetam ao Revalida, o exame para comprovar a competência de cada um.

Está pronto para ser servido mais outro angu de caroço em forma de quebra de braço entre o Governo Federal e o Conselho Federal de Medicina. Mesmo com o Governo Federal dizendo que os médicos brasileiros terão prioridade nas vagas a serem preenchidas e, somente para aquela que não for ocupada será chamado o médico estrangeiro, mas dispensados de qualquer exame, o CFM não aceita e exige que o “Revalida” seja aplicado para qualquer médico estrangeiro!

Esse é outro ponto do ponto do angu de caroço para ser digerido. Com o programa “Mais Médicos” o Governo Federal custeará o contração dos médicos e os prefeitos municipais ficarão responsáveis pelo fornecimento de alimentação e moradias aos profissionais enviados pelo Governo Federal, já contratados.

Esse é o outro angu de caroço que terá que ser digerido sem água pelos prefeitos municipais, hoje os principais responsáveis pela contração de médicos por critérios políticos. Será que agora aceitarão passivamente essa “intromissão” do Governo Federal pelo bem da saúde pública?

O mais importante e necessário não foi falado no programa “Mais Médicos”: a total falta de estrutura para os médicos desenvolverem seus trabalhos, com laboratórios equipados, remédios e equipamentos completos, enfim. É isso que está faltando! Estrutura de trabalho decente e com qualidade que todos merecem!

Será que os municípios receberão recursos e desenvolverão mais estruturas para atendimento hospitalar? Receberão investimentos em tecnologia em novos hospitais? Implantarão serviços de qualidade? Terão investimentos em internet? O “Revalida”, a única reivindicação do do Conselho Federal de Medicina, Luiz D’Ávila vai prevalecer? Esta é a única exigência, além de estrutura exigindo em nome de todos os médicos brasileiros!

Mais outro angu de caroço! Sobre isso, o Governo nada falou e nem escreveu!


Apenas o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que os médicos brasileiros terão prioridade, mas nada falou em investimentos tecnológicos e condições de atendimento responsável! Os prefeitos municipais recebem os ônus e contratam médicos como temporários e nada fazem para melhorar o atendimento porque não possuem recursos suficientes e, quando os recebem, desviam grande parte e aplicam muito pouco em saúde.

3 comentários:

  1. Carlos, concordo com você, mas com um adicional. Hoje vi uma frase acho que sua, que já entrou nas minhas preferidas, "Diferença não é contrário, mas complemento". Se antes nestes rincões (melhor seria pobrões, rs) não tinha nada para a saúde, agora vai ter um médico. Não é pouca coisa não. Com poucos recursos médicos tipo "pé no chão" podem aliviar a dor, fazer partos decentes... Não sou da área vou te mandar uma carta de uma médica, com conhecimento de causa para a nossa DILMA (presidente ou presidenta?) Se possível, divulgue-a no seu blog. Ela vai no mesmo sentido deste artigo. Um abraço amigo. Defranco

    ResponderExcluir
  2. Amigo essa frase é do livro OS SETE SEGREDOS DO AMAZONAS (uma visão trasoessial), do escritor Tarcísio Machado, a iniciar um dos capítulos dos segredo do rio, em que fala para aceitar as diferenças como igual. Esse livro é lindo. Se desejar leia livro meus com frases belíssimas, O HOMEM DA ROSA, aqui em meu blog. Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. OS SETE SEGREDOS DO RIO AMAZONAS. Meu teclado está pulando mais do que macaco!

    ResponderExcluir