segunda-feira, 1 de julho de 2013

SOBRAM MÉDICOS ESPECIALISTAS, FALTAM GENERALISTAS E BONS SALÁRIOS!




No Brasil continental sobram médicos especialistas, mas faltam médicos generalistas e bons salários, além de estrutura e condições materiais e estruturais para que os profissionais desempenhem com qualidade suas atribuições de forma adequada, tranquila e sem medo de inquéritos nos Conselhos de Medicinas por erros médicos nem sempre intencionais.  

De nada adiantará, portanto,  o Governo Federal investir na compra de equipamentos médicos caríssimos e destiná-los aos hospitais de todos municípios do país, principalmente para os com poucos habitantes porque, com o tempo, ficarão ociosos pelo desuso. Contudo, pode definir municípios polos, nos quais poderiam ser construídos e equipados excelentes hospitais, desde que fosse também colocada à disposição da sociedade uma estrutura de transporte para levar os pacientes até aos profissionais médicos, de forma rápida e eficiente e sem burocracia, mediante a uma simples solicitação de um médico, mesmo que generalista, para cuja formação completa deve ser dada atenção especial, permitindo-lhe ter uma visão do todo para uma possível emergência clínica, que poderia ser acompanhada por um médico especialista, por vídeo conferência.

Mas, para isso, o país deveria que fazer deslanchar o Plano Nacional de Banda Larga que até hoje não saiu do papel completamente e pouco foi investido nessa área. Nem mesmo os municípios que deveriam ter banda larga por R$ 39,90 de um mega como o Governo Federal anunciou com muita publicidade em período bem recente, mereceram essa atenção.
Só que passados quase dois anos do anúncio, nada se viu de progresso e hoje municípios continuam sem internet, telefone ou televisão de qualidade, se não for por repetidoras privadas.

Mesmo não sendo da área médica, garanto não faltam médicos especialistas; mas, generalistas e tecnologia de informática que lhes permitam trabalhar com total segurança, assessorado à distância por um médico especialista, via on line, como já ocorre hoje em muitos países considerados do primeiro mundo. Também faltam bons hospitais, remédios e salários dignos. É só a estrutura hospitalar que não existe porque médicos especialistas existem muitos, mas falta-lhes dinheiro no final do mês.

O Ministério da Saúde querer importar médicos de países estrangeiros sem revalidar seus diplomas no Brasil, dando preferência aos profissionais brasileiros. Mas essa não é a questão principal, mas só mais uma imposição ditatorial que o Brasil quer praticar. Mas as vozes das ruas não aceitam mais esse modelo de e exige a implantação de  toda uma infra-estrutura hospitalar, criando logística para que os municípios mais distantes do Brasil também possam receber as mesmas condições dignas de atendimento que existem nas capitais, mesmo com generalistas e não especialistas.

O que falta é estrutura hospitalar bem equipada e com informática eficiente que permita aos médicos do Brasil realizar pelo menos  vídeo conferência com outros colegas especialistas do mundo todo, nos grandes centros! Esse é o principal caminho para uma solução justa, adequada e satisfatória, em princípios. Depois, outros ajustes deverão que ser feitos, mas tudo terá que se iniciar com a estruturação de hospitais, com internet de alta velocidade, computadores, laboratórios, remédios, instrumentais médicos para cirurgias, pessoal qualificado etc.
Isso, no Brasil, infelizmente, é mais uma miragem possível de ser alcançada no horizonte dos sonhos do que uma realidade concreta no mundo dos pesadelos reais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário