quinta-feira, 25 de julho de 2013

O MAIS MÉDICOS" E AS DUAS MÚSICAS DA MPB!



O  MAIS MÉDICOS E AS DUAS MÚSICAS DA MPB!

Isolados e enfrentando dificuldades técnicas, tecnológicas e burocráticas em cidades pequenas dos municípios, talvez só reste aos médicos brasileiros ou estrangeiros, ouvir a letra e a música “Tão longe de mim distante”   gravada pelo cantor Francisco Petrônio em um pequeno radinho de pilha! Ou quem sabe, a música de Chiquinha Gonzaga, “Lua Branca”. Duas músicas clássicas da MPB, que podem muito bem retratar a queda de braço envolvendo o Governo e a classe médica em torno do programa “Mais Médicos”, porque a categoria profissional só exige a criação e implantação de estrutura e a aplicação do “Revalida”, um exame obrigatório para que um profissional estrangeiro possa trabalhar no Brasil. Hoje, já faltam médicos até nas grandes capitais do país, que dirá nas cidades mais distantes, isoladas do mundo em todos os aspectos, só com a estrutura hospitalar “tão longe de mim distante” e com a teimosa “lua branca” surgindo no céu.

Em municípios pequenos em todo o Brasil faltam, além de hospitais bem equipados,  cinema, teatro, internet de boa qualidade e até telefonia celular, impedindo e dificultando uma boa qualidade de vida. Mas isso é um detalhe tão pequeno e sem importância que isso não é tratado pelos diversos Ministérios do Governo Federal como se essas coisas também não fizessem parte do direito constitucional do cidadão brasileiro ou estrangeiro que aqui venha a residir!

Dentre os muitos profissionais médicos, alguns, talvez, até com poesia correndo-lhe nas veias, terão que viver isolados do mundo apreciando somente o céu e as estrelas que ainda teimam em surgir em alguns municípios mesmo poluídos e podem até cantar no violão companheiro dos boêmios ou ouvir se existirem em rádios, a letra da música de Francisco Petrônio dizendo “(...) onde irá, onde irá meu pensamento” , meu conhecimento  e acrescentar: “quisera saber agora (...)  se o Governo lhes oferecerá além dos 10 mil reais anunciados, estrutura de qualidade de vida também.


Como venho escrevendo seguidamente, em alguns municípios que seriam  modelos do Plano Nacional de Banda Larga a 39,90 por mês, sequer possuem antenas para telefonia de aparelho celular, quanto mais internet banda larga por 39,90 por mês! E parece que esse Plano ambicioso do Governo já nasceu morto porque passados mais de dois anos de seu anúncio pela mídia, nada mais se falou sobre ele e o Governo Federal até retirou a propaganda dos canais de TV privados. Talvez seja por isso, que poucos municípios da Região Norte tenham aderido ao programa do Governo Federal.

Volto à letra da música de Francisco Petrônio, “Tão longe de mim distante”: “Quisera saber agora,/se esqueceste, se esqueceste o juramento./Quem sabe se és constante, se ainda é meu,/meu pensamento/Minh’alma toda devora, da saudade, agora tormento”.

É...acho que o Governo Federal esqueceu seu juramento ou promessa não sei, de colocar pelo menos em prática o Plano Nacional de Banda Larga.

Com isso, talvez, mesmo sem as Escolas de boa qualidade,  salário de 10 mil reais anunciado pelo governo federal,  teatro, cinema, a saudade e a desilução dos médicos não se transformassem em um tormento! Talvez não existam rádios, telefones, estrutura, teatro, escola, internet de boa qualidade e os médicos brasileiros ou estrangeiros terão que se contentar em sentar em cadeiras no meio da Rua e apreciar apenas a “Lua Branca”, belíssima composição de Chiquinha Gonzaga, dizendo “vem matar essa solidão/ desce do céu, ó lua branca (...) Dá-me o luar de tua compaixão (...)Ó vem, por Deus, iluminar meu coração(...). Ou apenas cantá-la, se souberem e conhecerem essa música. Ah, se souberem...!


2 comentários:

  1. Já não há mais quem não quebre juramentos.Só as grandes almas,mas essas ou estão fora da engrenagem ou agora moram noutro mundo...Abraços de além-Mar

    ResponderExcluir
  2. falta internet, infraestrutura e mais uma porção de coisas- eles não tem material para trabalhar - mas, acima de tudo, acho que o que falta mesmo é profissionalismo da parte deles. a gente vai ao médico (tem me acontecido) e sente que ele não tem amenor ideia do que temos; com um problema na vista, fiz tr~es tratamentos com três médicos diferentes; o primeiro disse que ra um vírus, o segundo disse que era bactéria e o terceiro, entupimento do canal lacrimal. Fiquei com os olhos inflamados, doloridos e enormes durante mais de dois meses. Usei colírios e pomadas que não fizeram efeito. depois, foi ficando bom sozinho, mas ainda resta uma vermelhidão no olho esquerdo e um pequeno caroço na pálpebra inferior. O que eu tenho? Ninguém soube dizer..

    ResponderExcluir